Educar

104_ – Tema: Trabalho infantil, exploração ou expiação? - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.


Tema: Trabalho infantil, exploração ou expiação?

A alguns meses atrás o Presidente Lula em uma reunião internacional que teve, afirmou ao mundo, num de seus discursos, que o Brasil embora tenha obtido a Lei Áurea que libertou os negros da escravidão, ainda possuem em suas terras nos dias de hoje trabalho escravo. Isso de fato acontece em nossos interiores por esse imenso Brasil, onde fazendeiros "contratam" pessoas para trabalharem em suas terras e acontece que os aprisionam, trancando eles como se fossem verdadeiros escravos negros, ainda sim sem grilhões, são forçados a permanecerem nas terras apenas a custo de "comida" e assim se tentarem uma fuga obviamente serão perseguidos e mortos por jagunços. Em todo este meio existe famílias inteiras e até menores de idade. Seja nas mais diversas atividades, isso é crime, mas a dificuldade financeira, estimula o "aceitar" dos funcionários.

Agora existe uma outra situação e esta passa com freqüência na TV, as famílias que dependem de um único sustento e nessa tarefa para render mais no final do dia e assim ganharem mais, levam seus filhos para ajudar no trabalho, onde estas crianças deixam de freqüentar a escola para ajudar suas famílias no sustento da casa. Existem relatos de crianças que desabafam que gostariam de estar na escola, porque lá se aprende, mas é necessário também garantir o sustento da família.
Muitas dessas crianças por não irem a escola, não sabem ainda se quer a ler, embora estejam numa fase pré-adolescente.
Claro que isso está errado, os pais deveriam mandar seus filhos a escola, mas também existe a questão econômica e lembrando que para nós é "fácil" arrumar um emprego por mais que isso custe, nos mais recônditos cantos deste país encontrar uma trabalho não é tão fácil assim.

Existe outra questão que são as atividades que estão ligadas a instrumentos e máquinas rudimentares, onde todo aquele que ali trabalha corre o risco de se ferir ou até mesmo ficar aleijado.
A atividade que mais é exibida na TV é sem dúvida as fábricas artesanais de farinha de mandioca, onde não é difícil de ver crianças e adolescentes ajudando na produção familiar, onde cascam a mandioca com um instrumento feito artesanalmente e com isso oferece risco ainda mais para as crianças por não terem a firmeza de um adulto.

Questões para estudo:

1- TRECHO DO LIVRO: Quem tem medo dos espíritos? - AUTOR: Richard Simonetti
"Deus quer que vivamos na Terra de forma produtiva, fazendo o melhor, aproveitando integralmente o tempo de vida que nos concede e as oportunidades de edificação. Se isso não acontece, não podemos debitar ao Criador o que é de nossa responsabilidade.
Na medida em que um país se desenvolve, aprimorando seus serviços de saúde, reduz-se drasticamente a mortalidade infantil.
Será que Deus premia os países ricos, preservando suas crianças?
Mais racional e justo é considerar que a vida situa-se como dom de Deus, mas a qualidade e duração da existência humana subordinam-se ao empenho do homem, criando condições para que as pessoas vivam mais e melhor.
Deus inspira o progresso, as revelações, as descobertas, o bem-estar humano, mas compete ao Homem agir como instrumento da Divindade para que isso tudo ocorra. Não é da vontade de Deus que morram crianças na favela. Excetuando-se as que partem atendendo a problemas cármicos, a vasta maioria morre porque Deus não encontra pessoas que se disponham a agir como instrumentos de sua vontade para socorrê-las."
1.1- Será que todas essas crianças e adolescentes estão cumprindo uma expiação ao nascerem nestes ambientes?
1.2- Onde está o limite entre ser feliz e expiar ao mesmo tempo dívidas passadas? Isso é possível?
1.1- De que forma o Governo Federal, Estadual e Municipal, pode ajudar nestes casos? Dando dinheiro como o "Bolsa Família"?
1.2- A sociedade está de mão atadas nestes casos? O que podemos fazer (de concreto) além de orar para os sofredores destas regiões?
1.3- Hoje o Governo Federal dá dinheiro e a médio e longo prazo o que pode ou poderia ser feito?

2- No lado espiritual, como será que estas crianças e adolescentes chegam ao outro lado? Será que existe lamentações ou agradecimentos pela oportunidade que tiverem de estagiar numa situação como esta? O que vocês acham?

Lembrando que diante das questões propostas, vocês também podem se expressar das mais diversas formas, como trazer textos, enviar perguntas e questionar de uma forma geral, tudo é claro dentro do tema.

Bom estudo a todos.


Abraços mineiros, cariocas, capixabas e catarinenses

Lu, Rosane, Márcio e Ivair

Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br


Conclusão