Educar

100_ – Tema : Influência da mídia no processo de identificação do adolescente - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar na Visão Espírita

Olá, amigos da Sala Educar!!!!
Tudo em paz com vcs??
Esperamos que sim!!! ;)))
Todo adolescente passa pelo processo de identificação, de construção de sua identidade própria, onde ele vai buscar, consciente ou inconscientemente, novos valores, com os quais possa contrapor (no sentido de fazer uma comparação), com os valores que haviam sido incutidos em sua personalidade até então pela família (principalmente), pela escola e pelo grupamento religioso ao qual pertence.
Conforme podemos verificar com o estudo de O Livro dos Espíritos, de acordo com suas tendência, adquiridas ao longo das várias reencarnações, e também de acordo com a profundidade com que foram calcadas em sua personalidade os valores mostrados pela família (quanto maiores os exemplos práticos dos valores pregados, mais fundo calam na personalidade), o adolescente vai realizar uma escolha: continuar na escala de valores já conhecida, ou optar por novos valores, que sejam mais condinzentes com o que lhe passa no íntimo.
Nesse sentido, a mídia, de uma maneira geral, e a mídia televisiva, mais especificamente, tambem exercem sua influência nesse processo de identificação do adolescente. E é sobre isso que iremos conversar essa semana: Influência da mídia no processo de identificação do adolescente

Questões para estudo e diálogo virtual

1 - Como podemos mensurar a influência que a mídia exerce sobre nossos adolescentes?
2 - Essa influência é positiva ou negativa? Ou existiriam na mídia influências de ambos os tipos?
3 - Como podemos fazer para que os valores que passamos a nossos filhos falem mais alto que os exemplos da mídia?
4 - Esse processo de colher influências em outros pontos que não apenas a família é normal, natural?
5 - Como a doutrina espírita, na vivência familiar, pode nos auxiliar nesse processo?
6 - O que fazer diante de casos em que o adolescente, por influência da mídia e de outros setores, não quer mais acompanhar a família ao Centro Espírita?

Bem, essas são as questões iniciais para nosso diálogo, lembrando que elas não são um roteiro fixo para serem respondidas, mas sim um ponto de partida para nossas reflexões e participações!
Um final de semana de muita paz à todos!

Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br
Equipe: Lu, Rosane, Márcio e Ivair

Conclusão