Educar

093b – Tema: A quantas anda a nossa paciência ? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar na Visão Espírita

Eis, Gente Linda, tudo na paz?;-))
Para encerrarmos nosso estudo sobre a paciência ela e a quantas andamos com ela, deixamos o texto de Emmanuel, em psicografia do Francisco Cândido Xavier, para nossa reflexão.

PACIÊNCIA EM ESTUDO

"É na vossa paci6encia que ganhareis as vossas almas."Jesus (Lucas, 2:19)

Todos necessitamos de paciência uns para com os outros, mas compete-nos igualmente a todos estudar a paciência em sua função educativa.

Paciência!

É serenidade; calma, porém não é aprovação ao desequilíbrio.

É compreensão; entendimento, no entanto, não é passaporte ao abuso.

É harmonização; ajuste, todavia, não é apoio à deliqüência.

É tolerância; brandura, entretanto, não é coonestação com o erro deliberado.

Paciência, sobretudo, é a capacidade de verificar a dificuldade ou o desacerto nas engrenagens do cotidiano, buscando a solução do problema ou a transportação do obstáculo, sem toques do alarde e sem farpas de irritação.

Em todos os aspectos da paciência, recordemos Jesus.

O Mestre foi, no mundo, paradigma de semelhante virtude, mas não foi conformista. Nunca se apasivou diante do mal, conquanto lhe suportasse as manifestações, diligenciando meios de tudo renovar para o bem; e, em lhe lembrando a sinceridade e a franqueza, não nos será lícito esquecer que o Cristo se revelou tão paciente que não hesitou em regressar, depois da morte, ao convívio das criaturas humanas que o haviam abandonado. Ainda assim, é forçoso reconhecer que ele se materializou perante os discípulos que, em maioria, podiam ser iletrados e medrosos, mas suficientemente sinceros para continuar-lhe a obra libertadora, e não diante dos fariseus, altamente intelectualizados e profundos conhecedores das revelações divinasm mas habitualmente atolados em conveniências e preconceitos e, por isso mesmo, capazes de omitir a verdade e estabelecer a perturbação

(Xavier, Francisco Cândido. Espírito Emmanuel. Paciência em estudo. In: Palavras de Vida Eterna. Uberaba: Edição CEC, 1994)

Sábado repleto de amor
beijocas mineiras com carinho no coração

Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Equipe: Ivair, Lu, Márcio e Rosane

Conclusão