Educar

093a – Tema : A quantas anda a nossa paciência ? - nosso papo

Olá queridos da sala,

Tenho sempre observado os e-mails e os utilizado para o meu aprendizado.Mas hoje resolvi sair desta posição de "ouvinte" porque este é um tema que realmente tem grande importância para mim. Simplesmente pelo fato de isto representar uma luta diária em minha vioda porque eu sou uma pessoa que me explodo facilmente, tenho dificuldades em conseguir me controlar. Qualquer coisa que seja contraria ao que penso e defendo, não me aguento e contar até 10(rs) acaba não sendo o suficiente. Também sei reconhecer que tenho me esforçado, com a Escola de Aprendizes que frequento e com a Caderneta de minha Reforma Intima a me melhorar neste sentido. Tem sido uma batalha, a Doutrina tem me ensinado a olhar para as pessoas com mais misericordia e amor. Segue abaixo minhas respostas!

Obrigada a todos pela contribuição de todos os dias!!!

Bjocas,

Fernanda.
---
Muitos dizem que a paciência deve tudo agüentar. será que é assim mesmo? Por que?
R: Ter paciência é uma coisa, agora agüentar tudo exige uma dose muito grande não só de paciência, mas de desapego a devida questão que está em jogo, pois muitas pessoas tem paciência, mas logo se percebe que existe limites que determina a paciência de cada um, onde não quer dizer que aquele que chega no limite é uma pessoa sem paciência. Afinal ficar esperando a vida toda algo que nunca vai acontecer já é considerado anormal.

Outros tantos dizem que a a paciência deve esperar. é assim mesmo? Por que?
R: A paciência deve ser acompanhada de perto pela razão, porque se não estaríamos até hoje esperando coisas que nunca teríamos se tivéssemos ficado com paciência esperando. É preciso ter cuidado com a paciência porque em certos casos aliada a preguiça pode levar um sujeito a esperar "tudo" e "sempre".

O que é a paciência para nós?
R: Ser paciente é tolerar é esperar o tempo que você conseguir.

De que forma estamos vivenciando-a?
R: mos pacientes em várias situações.

Como adquirimos a paciência? Ela é mesmo necessária?Por que?
R: A paciência é adquirida e facultada apenas praticando, mas é preciso compreender a paciência e sua importância se não a pratica diária não surtirá efeito.

E, aí? A quantas anda a nossa paciência ?
R: Neste mundo onde tudo é determinado pelo relógio, a paciência tem ficado meio de lado, as pessoas tem andando mais estressadas com tarefas rotineiras, nas quais deveriam estar acostumadas. Nisso tudo é muito importante a pessoa ser espiritualizada, onde ser espírita, budista, hinduísta, mulçumano, etc. Faz com que as pessoas busquem mais a paciência. Praticar Yoga, Tantrismo, Tai Chi Chuan, meditação, etc. Ajuda e muito a pessoa a ter consciência da importância de se ter paciência no dia-a-dia. Como se vê é preciso ter conhecimento da importância da paciência, para assim ser mais efetivo na busca e no alcance dela.

A quantas anda a nossa paciência perante a família(marido/esposa; filhos; demais familiares)?
R: Lembrando que com relação a nossa família, é meio grave a coisa, porque entra questões de inimizades de vidas passadas, onde reflete na atual existência desentendimentos e quase sempre causados pela falta de paciência com o outro. E para ambos se harmonizarem é preciso primeiramente treinar a paciência, ou seja aprenderem a se tolerar. Como vemos a paciência é uma questão fundamental para reconciliações por isso sua pratica é tão importante para quem deseja evoluir.

A quantas anda a nossa paciência perante nosso trabalho.estudo?
R: Confesso que deveria e poderia ser melhor, mas como já disse devemos praticar, pois a paciência ajuda em tudo, ainda mais no trabalho e nos estudos, sendo questões importantes para a parte física.

A quantas anda a nossa paciência perante nossos vizinhos?
R: Por estarem fora de nosso convívio mais íntimo e por ter hábitos diferentes de nós e ainda por cima não podermos determinar regras (como fazemos com nossos familiares), ficamos meio sem paciência com eles, pois existem questões como som alto, tipo de música, animais domésticos e outros pontos mais que faz com que entramos em atritos.

A quantas anda a nossa paciência perante nossos amigos?
R: Nossos amigos por amarmos mais e queremos bem, é mais fácil termos mais paciência com eles.

A quantas anda a nossa paciência perante a sociedade?
R: Neste ponto eu acredito que somos mais permissivos e mais tolerantes por razão de ficarmos meio na inércia, onde não participamos e em alguns casos ignoramos por preferirmos nos fechar.

A quantas anda a nossa paciência para conosco mesmo?
R: Isso é relativo com relação as atividades que temos no dia-a-dia. Nossa religião (independente qual seja), ajuda a sermos pacientes com nós mesmos.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.

Márcio de Mensisa
---
Oi Márcio

Obrigada pela mensagem, caiu como uma luva, pq minha paciência não anda
lá essas coisas.
Como tudo na vida, é uma questão de prática e disciplina.
Muita paz
Abraço
Ana Luísa
---
Meus amigos,

Ter paciência, não é somente suportar os acontecimentos sem retrucar, mas principalmente usar de empatia para com as pessoas, nos colocando no lugar delas, e não querendo a todo custo impos nosso ponto de vista. Segue minhas respostas

Rita de Cassia
A quantas anda a nossa paciência ?

Muitos dizem que a paciência deve tudo agüentar. será que é assim mesmo? Por que?Acredito que não seria o caso de tudo aguentar, mas sim de saber se colocar perante a situação, sem que para isso seja necessario provocar uma guerra.

Outros tantos dizem que a a paciência deve esperar. é assim mesmo? Por que?Ter calma para que tudo se faça ao seu tempo é necessario, mas não quer dizer que devemos cruzar os braços e deixar para que tudo "caia do ceu"

O que é a paciência para nós? É principalmente ter respeito pelo proximo, pois se analizarmos friamente, a falta de paciência está diretamente ligada a nossa vontade de que tudo seja feito ou caminhe conforme nossa vontade, e quando issso não acontece, o problema se instala, por isso é tão importante a empatia, pois só faremos o que gostariamos que nos fizessemos, isto inclui principalmente o respeito pelo proximo.

De que forma estamos vivenciando-a? Meu marido diz que sou a mãe da paciencia, mas não é bem assim, tambem tenho minhas horas de aborrecimentos, mas procuro respirar fundo, me manter calada, até que eu consiga raciocinar, mas as vezes por pouca coisa eu estresso, ainda bem que é raro.

Como adquirimos a paciência? Ela é mesmo necessária?Por que?Com muita força de vontade, pois ela é essencial para nosso bem estar, para nossa convivencia para com o proximo, principalmente com os mais proximos(filhos, marido, esposa, pais e irmãos)

E, aí? A quantas anda a nossa paciência ? Acredito que estou no caminho certo, mas sinceramente tem dias que é tão complicado.........

A quantas anda a nossa paciência perante a família(marido/esposa; filhos; demais familiares)?Posso dizer que desde que me entendo por gente, convivo com pessoas um tanto sem paciencia, o que me fez exercitar a minha paciência, o que de certa forma foi bom pois sei que já tive algumas vitorias, por saber esperar a hora de falar, saber a hora de deixar barato, hoje posso dizer que vivo em paz, com meus pais, meus irmãos, meu marido e meus filhos, sei que sou muito questionada pelo meu jeito quieto, mas tenho a certeza que estou no caminho certo.

A quantas anda a nossa paciência perante nosso trabalho.estudo?As vezes é dificil conviver com pessoas tão diferentes da gente, mas serve tambem como uma escola, nada é por acaso.

A quantas anda a nossa paciência perante nossos vizinhos?Com os dias corridos, praticamente só vejo meus vizinhos quando saio ou chego em casa, poi isso não posso dizer que tenhamos problemas.

A quantas anda a nossa paciência perante nossos amigos?Amigos de verdade, na certa se for contar não enche uma mão, mas posso dizer que nos damos muito bem, com muito amor e respeito.

A quantas anda a nossa paciência perante a sociedade?As vezes acontecem fatos que me aborrecem bastante, mas tambem descobri que não podemos mudar o mundo, então tento fazer o melhor que está ao meu alcance, mesmo sabendo que não é possivel agradar a todos.

A quantas anda a nossa paciência para cno co smesmo?Ai pegou, pois sou extremamente exigente comigo mesma, me cobro muito,talvez seja o meu principal desafio, ter mais paciencia comigo, e descobrir até onde sou eu e até onde começa o proximo.Me cobro muito em relação a sempre agradar, sempre estar bem,
sempre respeitar a opinião dos outros, e sei que isso é perigoso, pois acabo vivendo muito em função de agradar as pessoas, quando sei que consigo agradar é muito gratificante, em compensação quando acontece o contrario e muito deprimente.Estou tentando não ser tão exigente comigo, acho que devagar consigo.

Abraços

Rita de Cassia

---
Sou médica, e trabalho em serviço público, o que exige
muita paciência; tenho tido um pouco mais de paciência
tentando sentir compaixão das crianças que atendo, me
colocando no lugar delas e de suas mães, tentando vê-
las como se fossem meus filhos; tenho colocado a mão no
chacra frontal delas e irradio bons pensamentos,
abençôo em silêncio; com estas atitudes, notei que tem
sido mais gratificante o meu trabalho, e que elas tem
ficado bem mais calmas na consulta. A minha grande
dificuldade é em casa: tenho 4 filhos, na faixa de 10 a
15 anos e é com eles que mais perco a paciência.

Maria
---
Muitos dizem que a paciência deve tudo agüentar. será que é assim mesmo? Por que?
Nos ultimos 6 anos a paciencia tem sido a minha melhor amiga. Eu sempre fui do tipo mandona, de nao deixar as coisas passar..principalmente em casa. Apos conhecer o meu ex noivo, por algum motivo, alguma influencia que hoje acredito ser de vidas passadas, a minha vida mudou. Passei a ser mais reservada e obdiente, como consequencia e tirou vantagem disso e passou a , como dizem aqui nos estados unidos "Take me for granted", o que seria mais ou menos "acostumar-se com a minha presenca".
Entao, resumindo digo, a PACIENCIA e definitivamente uma VIRTUDE!

Outros tantos dizem que a a paciência deve esperar. é assim mesmo? Por que?

Como eu mencionei, eh uma virtude. Como Rita de Cassia disse, deve-se esperar mas nao cruzar os bracos e esperar que as coisas "caiam do ceu"

O que é a paciência para nós?

Respeito, compreencao e entedimento de causa. Mas do que tudo uma virtude, que infelizmente poucos tem.

De que forma estamos vivenciando-a?

Eu procuro entender o que acontecem a minha volta. Ouvir. E seguir o ditado" Fazei ao proximo o que queres que facam a ti mesmo"

E, aí? A quantas anda a nossa paciência ?

Acho que tenho-a ate demais. Pelo simples fato que espero que tenham comigo!

A quantas anda a nossa paciência perante a família(marido/esposa; filhos; demais familiares)?

Ajo da melhor maneira possivel... poucas vezes me vejo sem... Recentemente a unica coisa que me incomoda eh que meus pais insistem a minha volta ao Brasil por nao entenderem a minha necessidade de ficar aqui nos EUA e a impossibilidade de voltar tambem.

A quantas anda a nossa paciência perante nossos vizinhos?

Me dou bem com os poucos que tem. A familia com a qual moro nao tem muitas relacoes. Mas estou sempre a sorrir e a comprimenta-los.

A quantas anda a nossa paciência perante nossos amigos?

Mesmo acima. Eu diria que nao perco a paciencia porem me sinto frustada com a falta de colaboracao.

A quantas anda a nossa paciência perante a sociedade?

Sinceramente nao faco parte por falta de tempo. A minha "atual" sociedade en no centro onde frequento que acaba de ser formar ha menos de 2 anos. Digo-lhes de ante mao..HAJA PACIENCIA.... pois eh muito frustante o fato de uns trabalharem e outros nao...

A quantas anda a nossa paciência para consigo mesmo?

Nao eh facil analisar. Eu tomo tudo como pessoal, portanto acabo por exigir mais de mim na tentativa de ser o melhor possivel..Quando nao consigo algo, fico bem depressiva, ai nao ha paciencia que me segure! 🙂


Obrigada pela Oportunidade! Serviu-me como um desabafo!

FERNANDA

----
Em resposta ao tema concordo com a maioria das respostas já dadas referente a o que é paciência e como devemos agir.

E como alguns dos meus irmãos, sou uma pessoa pacifica no serviçio, no estudo, mas no meu lar é onde mais se torna dificil esta prática. Eu bem sei das nossas responsabilidade reencarnatorias, mas como é díficil a tão famosa reforma intima no trato "PACIÊNCIA". Como sou um espirito em crescimento, sei que um dia alcançarei um certo grau de "amadurecimento", o importante é que hoje não estou mais de braços cruizados, procuro a cada dia que passa ser um pouquinho melhor.

Bjs.

Silvani

---
Boa tarde a todos! Muita "Paz(Ciência)"!
Coloquei o trcadilho porque tem a vem como o tema: uma vez ouvi uma pessoa dizer que a Paciência é a Ciência da Paz...
Segue minhas respostas...
Fabi

A quantas anda a nossa paciência ?

Muitos dizem que a paciência deve tudo agüentar. será que é assim mesmo? Por que?
Concordo com a Rita, aliás, achei genial a idéia dela, traduziu o que penso, melhor, até, esclareceu o que eu penso: "saber se colocar diante de uma situação sem provocar uma guerra". Adorei essa colocação porque esse aguentar tudo, ne minha opinião, pode até não resultar em utilizade alguma se levarmos ao pé da letra.

Outros tantos dizem que a a paciência deve esperar. é assim mesmo? Por que?
Acho que paciência também se relaciona com saber a hora de se colocar, de agir.

O que é a paciência para nós?
Para mim é respirar fundo diante de uma situação antagônica ou complicada; é um exercício de sabedoria : saber se colocar, como se colocar, a hora certa, sem angustia, sem desespero... ai ai , quem me dera rs rs rs


De que forma estamos vivenciando-a?
Sem dúvida, o dia-a-dia nos oferece uma série de situações pode podemos exercitar a paciência; o duro é colocá-la em prática (geralmente, lembro que poderia ter agido com mais paciência depois....). Também as dificuldades: sabe aqueles momentos da vida que por mais que façamos as coisas não mudam? Este deve ser o que muito ouvi falar "o tempo de Deus". Desisti de lutar contra ele e ter paciência... quem sabe assim consigo "paz" para ver melhor as lições a serem aprendidas...


Como adquirimos a paciência? Ela é mesmo necessária?Por que?
Mais que necessária, penso que ela é fundamental para adquirirmos harmonia interior, Paz e, sobretudo, errarmos menos, preciptarmo-nos menos, causando problemas ou agravando situações.


E, aí? A quantas anda a nossa paciência ?
Anda... na verdade, procuro adquirir cada vez mais o hábito de ser paciente... respirar fundo, para e meditar um pouco durante o dia ou antes de acordar ajuda!!!

A quantas anda a nossa paciência perante a família(marido/esposa; filhos; demais familiares)?
Atualmente, especificamente comigo, anda mal... como é dificil conviver com pessoas tão diferentes da gente e, pior, silenciar ante determinadas ações a fim de evitar complicações maiores. Queria saber a fórmula para descobrir a hora certa de falar e calar. Na dúvida, calo - sei lá se estou certa...


A quantas anda a nossa paciência perante nosso trabalho.estudo?
Acho que o problema é ter paciência para conseguirmos realizar nossos sonhos e objetivos....

A quantas anda a nossa paciência perante nossos vizinhos?
Nossa, quando vejo os parentes do meu vizinho chegando, começo a rezar literalmente, porque sei que a noite vai ser longa.... Fico com raiva, confesso, perco a paciência; hoje, concentro-me na oração, me acalmo e durmo...

A quantas anda a nossa paciência perante nossos amigos?
Ah! Com os amigos é fácil ter paciência... pena que amigos sinceros são difíceis hoje em dia; mas mesmo com os colegas, é mais fácil.

A quantas anda a nossa paciência perante a sociedade?
Em uma escala de 0 a 10,..... 5. É preciso repensar isso...

A quantas anda a nossa paciência para conosco mesmo?
Como é dificl sermos gentis, pacientes, amigos de nós mesmos não é? Tenho procurado hoje ser mais gentil comigo mesma!
---
Boa tarde a todos,

Fabiana, estava lendo suas respostas e uma me chamou atenção: vc disse que não sabe se é certo se calar diante a certas situações em familia.
Lendo no evangelho segundo o espiritismo, no capitulo das preces (sempre encontro consolo por lá) mais especificamente na oração em que se pede um conselho, no final nos diz mais ou menos assim " perante uma situação em caso de duvida ,abstenha-se." Acredito eu que vc esteja certa em algumas situações se manter calada, e lembre-se tambem que a certas coisas que não voltam:
Uma flexa atirada,
uma oportunidade perdida,
e uma palavra pronunciada.

Bom final de semana

Rita de Cassia
---
Obrigada, Rita! Vou guardar essa mensagem; sabe, espero ter sabedoria para saber quando calar e não perder oportunidade; na dúvida, vou lembrar de suas palavras! Obrigadão! Beijos co carinho Fabi
---
Oi! gente querida!
Pela paciência posso defrontar todas as experiências
com atitude equilibrada e positiva.
A paciência é importante: previre as precipitações
prejudiciais e impede que algum bom projeto venha a
abortar. Afinal, tudo tem seu tempo de maturação.
Conhecê-lo é ter bom senso.
Talvez eu não tenha dado ainda o devido valor ao
atributo da paciência. Ela está intimamente associada à
fibra, à persistência, à esperança e, com estas,
assegura os frutos doirados dos grandes e difícies
empreendimentos.
A paciência ajuda-me a sobrepor os desafios e
aborrecimentos maioores e menores, conservando-me
lúcida, equilibrada e confiante.
A paciência é também fé: faz-me compreender que,
havendo feito o melhor que me cabia, o resto é com
Deus e Ele sabe o tempo e o modo como as coisas se
devem realizar, para manifestarem o bem que sempre me
deseja.
Vivo lutando para a pratica da paciência.

Beijos.
Lêda





Conclusão