Educar

092b – Tema: Como falar de sexo com nossas crianças? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Bom dia amados, como vão ???
Vamos fazer um apanhado geral das questões discutidas na semana passada ?

1 - As informações a respeito da sexualidade e suas manifestações devem ser aplicadas desde a infância? Caso
sua resposta anterior seja afirmativa, de que maneira fazer isso?
Com certeza o assunto deve ser tratado desde a infância, sem que haja uma idade ideal para isso. O ideal é que prestemos atenção em seus atos, naquilo que conversam e quando iniciarem a fazer perguntas sobre o assunto. Então, de acordo com a faixa etária e a maturidade de cada criança, deve-se partir para uma conversa franca e aberta, sem tabus e preconceitos.

2 – Quais são as consequências da falta de orientação sexual adequada?

São inúmeras as consequências de falta de orientãção sexual adequada. Poderemos ter um jovem ou um adulto com distúrbios e que não saiba conviver com a sexualidade de forma saudável. Daí, como consequência, sobrevem a gravidez precoce, as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a aids e, de todos o pior mal : o desequilíbrio fisíco e espiritual.

3 - Qual o meio mais eficaz que têm os pais e educadores para propiciar a seus filhos e educandos uma orientação segura à respeito da sexualidade?

Não deve haver uma limitação dos pais e educadores ao se conversar de sexo com as crianças. Nos dias de hoje, a criança não se choca mais com o que vê ou ouve, tamanha a gama de informações certas e erradas que adentram as suas cabecinhas. Então, antes mesmo que estas informações cheguem de forma distorcida à elas, temos o dever de nos antecipar e educá-los.

Fechando o tema da semana, achei conveniente trazer um texto Humberto Ferreira, do livro Relacionamente entre Pais e Filhos.

Orientação Sexual

Uma dúvida que os pais têm é a respeito da educação sexual, especialmente quanto à idade ideal para converdsar com os filhos sobre esse assunto e também como abordà-lo. A falta de preparação para orientar os filhos tem levado muitos pais a negligenciar a questão. Todavia, é um risco muito grande integrar os filhos na sociedade sem uma adequada educação sexual.
Os pais precisam preparar-se para o desempenho dessa tarefa, como para todas as responsabilidades do lar.
Qual a idade ideal para se falar de sexo com os filhos ?
A rigor, não há uma idade ideal. A partir do momento em que eles começam a fazer perguntas sobre sexo e reprodução, os pais já podem dar os primeiros esclarecimentos, dosando-se de acordo com a sua capacidade de compreender. À medida que vão crescendo, os pais podem aprofundar os esclarecimentos. Os detalhes da relação sexual não precisam ser dados a uma criança de seis ou oito anos, mas são necessários no início na adolecência, para qe não comecem a namorar sem essas noções.
Os pais não podem limitar-se a responder às perguntas dos filhos sobre sexo, porque nem tudo eles perguntam e há os que não fazem esse tipo de questionamento aos pais. Nesse caso, se os pais acham difícil chamar os filhos para tratar do assunto, podem elaborar um programa de estudo, que inclua, ao lado de outros temas, a questão sexual.
Preparação das filhas para o crescimento do corpo, o desenvolvimento dos órgãos sexuais e a menstruação precisa ser feita na pré-adolescência, para que não sejam apanhadas sem a preparação devida e se assustem com essas mudanças e, sobretudo, com a menstruação.
Ao abordar a questão da menstruação, é importante explicar que o útero tem uma camada interna de tecidos, chamada endométrio, que aumenta de espessura nos dias que se seguem à menstruação e adquire capacidade secretora nas duas semanas que antecedem a menstruação seguinte. Toda esta preparação tem por finalidade alojar o futuro embrião. É como o ninho que os passáros fazem para acomodar os seus filhotes. Não ocorrendo a gravidez, o endométrio se descola. Como consequência, há sangramento que constitui a menstruação.
É importante esclarecer que o sangue que sai é o mesmo que circula pelo corpo. O temor de que o sangue menstrual, suba para a cabeça, quando a mulher não menstrua, não tem fundamento científico. Nesse caso, não há menstruação porque não ocorre o deslocamento do endométrio.
Uma maneira prática de ensinar às crianças que elas são formadas dentro do útero materno é mostrar figuras que contemplam fetos dentro do útero e explicar que os seus corpinhos se desenvolvem a partir da reunião de duas sementinhas: uma da mãe e uma do pai (óvulo e espermatozóide, respectivamente). No primeiro momento, não é necessário esclarecer como o pai introduz o espermatozóide. Isso poderá ser feito mais tarde, quando elas estiverem mais amadurecidas para compreender.
Para tratar da questão sexual, os pais precisam liberar-se dos tabus em torno do sexo. Agindo assim, ficará bem mais fácil, pois, terão condições de tratar do assunto com naturalidade. O que dificulta a abordagem da questão da sexualidade são os tabus, que criam os constrangimentos, a falta de naturalidade, os receios, a inibição. Tanto os pais precisam aprender a conversar entre si com naturalidade sobre sexo, como os filhos.

Semana maravilhos para todos.
Abraços fraternos,
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Equipe : Ivair, Lu, Rosane e Márcio
Coordenação: Ivair, Lu, Rosane

Conclusão