Educar

089d – Tema: Responsabilidade Moral dos Pais - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.



CONCLUSÃO: Responsabilidade Moral dos Pais


Está mais do que comprovado pela doutrina espírita, que a incumbência moral de todo espírito reencarnado fica por conta dos pais. E nesta questão de tamanha importância, os pais devem estar moralmente preparados para educar seus filhos.
São de nosso conhecimento muitos casos relatados na literatura espírita, onde pais falharam demasiadamente com relação a educação dos filhos, deixando assim por conta da própria vida ou na responsabilidade de terceiros.
É preciso antes de tudo estarmos preparados para sermos educadores e se não estivermos, é fundamental que aprendamos a ser como tal, para que não sejamos cobrados pelas nossas próprias consciências após o desencarne, de ter abandonado moralmente o filho.
Nós educadores, precisamos estar atentos, porque sempre podemos fazer melhor, onde é fundamental analisarmos nossos atos pretéritos e diagnosticarmos onde erramos e onde fomos duros demais, para que a cada dia sejamos melhores educadores, pois a evolução moral dos nossos filhos deve ser renovada e acrescentada a cada dia com mais e mais exemplos.
É muito importante nos casos onde achamos estar perdendo nossos filhos para as trevas, termos a fé como um escudo a nos manter vivos na batalha, onde nunca devemos entregar os pontos. Neste momento também não podemos nos punir por coisas que aconteceram no passado, é preciso estarmos conscientes no presente e preparados para o futuro.





Abraços catarinenses, mineiros, cariocas e capixabas
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenação: Ivair e Lu
Colaboração: Rosane e Márcio



Conclusão