Educar

089_ – Tema: Responsabilidade Moral dos Pais - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.


Tema: Responsabilidade Moral dos Pais

Sabemos que a educação nos jovens é primordial para evitar ou combater determinadas situações, com isso a responsabilidade moral dos pais é muito importante, pois serve para mostrar em exemplos como seus filhos devem seguir.
As famílias de hoje enfrentam muito mais problemas com filhos do que antigamente, em razão é claro da violência e das drogas, e baseado nisso tudo, os pais tem a sua responsabilidade moral aumentada, onde dar exemplos de moral para os filhos é essencial para mantê-los de certa forma longe dos perigos.
Os jovens tem usufruído do sexo e das bebidas de forma muito desregrada e apológica com relação aos demais.
Nisso tudo entra a responsabilidade moral dos pais de dar os exemplos seus para que seus filhos vejam como é que seus pais se comportam diante das questões do mundo. Ensinar é muito importante e às vezes fácil, mas exemplificar é com certeza muito mais difícil, é por isso que existe esta frase popular: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço."
Temos que de fato reciclar nossos atos e nossos costumes se quisermos oferecer uma educação de qualidade aos nossos filhos, que dependem tanto da gente.
Muitos pais tem que acordar que estão agora sobre seus ombros uma missão maior, porque cada filho é uma missão diferente e temos que levar a sério, porque se nós não fizermos nosso papel de educador e não ensinarmos bem os nossos filhos, existe milhares de pessoas mal intencionadas que se aproveitarão desta situação e educarão mal os nossos filhos. Deus nunca coloca carga a mais em nossos ombros que eles não possam suportar, por isso cada um tem as suas dificuldades com os filhos que vai de acordo com a nossa capacidade de amar e ensinar.

Questões iniciais para o estudo:
1 - Até que ponto vai a responsabilidade dos pais diante dos filhos que são na verdade espíritos milenares com vontades próprias?
2 - Qual a dosagem de educação ensinada pelos pais, para que evite conflitos de grandes proporções com os filhos?
3 - O que a família pode fazer com relação a filhos que reencarnam com uma educação moral superior aos pais?
4 - A educação moral é a verdadeira base de tudo? Pode realmente mudar um espírito reincidente de erros neste aspecto moral?

Vamos estudar amigos. Espero que vocês participem mais, pois aprendemos muito tirando nossas dúvidas, expondo nossas questões a outras pessoas. Portanto aguardamos de vocês a participação, mesmo que seja com perguntas. Ok?

Bom estudo a todos.




Abraços catarinenses, mineiros, cariocas e capixabas
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenação: Ivair e Lu
Colaboração: Rosane e Márcio



Conclusão