Educar

085a – Tema: Família e Animais Domésticos - nosso papo

Estou sumida pq está difícil usar o micro em casa, muita gente pra poucas horas diárias hehehehe. Mas, nesse tema eu não poderia deixar de opinar.

Como bióloga, auxiliar de vet., comportamentalista/adestradora (iniciante) e amante e defensora dos animais, quero participar desse tema!

Não estou com as perguntas aqui, mas vou deixar apenas a minha opinião, ok?!

Quanto aos prós e contras de se ter um animal em casa, só existem prós:
- o animal nos ensina o amor incondicional (cães), o respeito (gatos e cães), a ter paciência (todos) e a ser mais tolerantes (todos).
- nos estimula a fazer exercícios físicos, proporcionando tanto nossa boa saúde qaunto da do nosso animal (principalmente cão).
- pode curar certas doenças, como depressão, anorexia, fobias etc, pelo simples fato de sua presença ser calmante e animadora (está comprovado que ter um animal de estimação diminuem os riscos de doenças cardíacas, além de baixar a pressão arterial - e não tem nada a ver isso de criança não poder ter animal pq esse transmite ASMA pra ela... isso já está batido!).
- nos ensina uma coisa meio triste: a dor da separação. Como vivem menos que nós, nos ensina que um dia teremos que desencarnar, mas que isso não diminui o nosso amor por eles.

Mas, para aqueles que querem ter animais pq os filhos querem (e os pais acham que os filhos vão cuidar) é melhor nem ter: o filho vai crescer, não quer mais saber do bicho e vai sobrar pra quem? Pros pais! E se eles não quiserem ter este trabalho? Abandonam, jogam fora ou doam, o que eu acho simplesmente CRUEL!!!! Tenha um animal se VOCÊ o deseja, e não o seu filho. NUNCA presenteie alguém com um animal: melhor dar um livro ou CD, que se ela não gostar, dá pra alguém, mas eles não têm sentimentos como os animais, que sofrem devido ao abandono dos donos que eles tanto amam.

Animal é animal, e não um humano em miniatura. TODOS os problemas de comportamento dos animais são devido ao fato de os humanos não quererem ensinar bons modos, adestrar em obediência, impor regras em geral, e permitir que ele faça o que quiser. Ledo engano: por isso vemos tantos casos de ataques de cães, que não são educados, tornando-se medrosos e/ou agressivos. Além de terem donos que estimulam a agressividade em cães pq simplesmente acham fofo. JAMAIS FAÇAM ISSO COM UM ANIMAL, ele não é agressivo por natureza, mas sim tem um humano por trás que o fez assim.

Zele pela saúde e bem estar do animal, dando-lhe sempre ração de boa qualidade e cuidando de suas necessidades básicas: banhos, escovações, corte de unhas, limpar o fundo da gaiola, lavar o quintal, além dos ensinos de obediêcia e bons modos em geral.

JAMAIS DEIXE QUE SEU ANIMAL PROCRIE!!! Esse é o fator nº UM de abandonos de animais, tanto de raça quanto vira-latas (SRD). Só procrie seu animal se você é um criador e deseja APRIMORAR A RAÇA, caso contrário, CASTRE o animal. Evita a superpopulação (que leva ao número exorbitante de animais sofrendo perambulando pelas ruas e sendo assassinados nos CCZs das cidades ou mesmo por pessoas má intencionadas) e ainda beneficia a saúde do animal, tornando o risco deles terem risco de câncer do aparelho reprodutor quase 0 (zero). Se você quer ensinar reprodução para o filho, compre livros educativos, converse com ele, mas NÃO PERMITE QUE O SEU ANIMAL ENSINE REPRODUÇÃO À CRIANÇA TENDO FILHOTES.

Sei que devo ter gerado muita polêmica com tudo isso que escrevi, mas pra mim, que tenho vivido e lutado pela causa animal e vejo muitos animais abandonados, sofrendo, animais q tinham donos que não o quiseram, animais que precisam de lares amorosos mas só encontram a morte, luto mesmo por tudo isso que falei. Quem quiser conversar, estou a disposição. E quem quiser saber mais, tenho um site voltado aos animais: www.websamba.com/veranimais além de existirem muitos outros sites importantíssimos sobre animais, sobre tudo isso que falei. Quem quiser, depois eu passo os sites (semana q vem).

Beijos no coração de cada um de vocês e obrigada por esse tema, considerado muito importante por mim,

Campinas (mas tb Sampa)
galadrielfu@yahoo.com.br
galadrielfu@hotmail.com
Canto dos Bichos - www.websamba.com/veranimais
---

Fúlvia concordo plenamente com você e suas colocações. Quanto ao causar polêmica, temos é que acordar as pessoas do mal que praticam ao tratar mal ou abandonar um animal, afinal eles sentem o abandono do dono.

1) Quais são os prós e os contras de termos animais domésticos em casa ?
R: Os animais domésticos por mais que domesticamos eles, ficam ainda uma série de cuidados que devemos ter. Os prós é que os animais dão alegria a casa, serve de companhia, ajuda a distrair, etc. Os contras são: a limpeza de fezes e urina, dar banho higiênico no animal, ir ao veterinário. Os contras que eu apontei pode até ser fácil de ser cumprido para muitas pessoas, mas quando analisamos juntamente com o fator tempo, onde cada vez mais nos sobra menos tempo, realmente fica difícil até mesmo de dar atenção ao animal.

2) Quando optamos por tê-los, quais são os cuidados que devemos tomar ?
R: Manter a saúde do animal é fundamental para que a nossa não esteja correndo riscos. Cuidado também com os parasitas, como pulgas e carrapatos, onde numa falta de controle podem estes parasitas passarem a estar no meio externo, fora da pele do animal.

3) Você acha que termos um animalzinho de estimação em casa, ajuda no desenvolvimento psíquico e moral da criança ?
R: Sem dúvida que ajuda. Um animal ajuda bastante e é muitas vezes recomendado por alguns médicos. A criança passa a ter mais cuidado e a ter mais responsabilidade.

4) Quando adotamos um cão ou gato, certamente estamos pensando em proporcionar um bem-estar a nós e aos nossos familiares. Mas... como fazer com que este mascote também seja feliz?
R: Dando amor e carinho é fundamental e mau-tratar nunca, porque um animal que age por instinto, ou seja que de certa forma não entende o porque de nossas agressões, não merece ser tratado da forma como muitos assim mesmo são tratados, onde uma adoção pro animal passa a ser cadeia. Respeitar sempre as vontades do animal e saber conciliar as vontades deles com as nossas.

5) Como explicar o amor imenso que sentimos por esses seres que passam a conviver conosco ?
R: Os animais embora possuam um princípio inteligente, diferentemente de nós que temos o perispírito, onde temos mais faculdades mentais, eles também detém magnetismo que a gente tanto conhece, e no meu modo de ver isso tem bastante a ver o apego que temos pelos animais. Claro que se tivermos em reencarnações passadas envolvimento com animais de forma benéfica, teremos sim muita simpatia por eles. Onde muitas pessoas t~em medo de certos animais e alguns chegam a detestar alguns animais, isto está também ligado a reencarnações passadas onde por algum motivo foi vítima de algum animal. A questão de amar um animal como se tivesse forma humana, está bastante ligado ao desprendimento em amar qualquer forma de ser vivo em condicional. Tendo também um grande respeito como filhos de Deus, exige uma grande evolução espiritual, pois podemos contar nos dedos as pessoas que amam os animais neste mundo da forma correta, respeitando sempre seu mundo animal e seus instintos. Sei que muitas pessoas podem querer alegar que este apego aos animais é por carência afetiva e tudo mais, mas só quem ama os animais e os respeita sabe o que sente dentro de seu coração e só quem chora no seu sofrimento e morte sabe do que estou falando.

Amar um animal não é dar de tudo, como ração, banho e água, mas sim respeitar como filho de Deus, pois um dia estivemos estagiando como eles estão hoje.

Existe um espírito que em linhas espiritualistas disse que este animais de hoje serão nossos alunos de amanhã, assim como fomos os animais daqueles que hoje são nossos Mestres no Astral.

6) Conte-nos suas experiências e dê sua opinião.
R: Eu acho um problema sério este de termos tantos cachorros nas ruas de nossas grandes cidades, onde acabam por serem sacrificados da pior maneira possível. Certa vez eu ouvi de um especialista que a maioria dos animais de rua foram abandonados pelos proprietários, por não "desejarem" mais cuidar deles, seja por ter crescido e comer demais, até mesmo por estar doente. Então sem terem o mínimo de amor no coração, soltam seus cães as ruas para ficarem a mercê de diversos imprevistos, sendo que ao adquirir o animal seja por doação de amigos ou comprado nas lojas especializadas, estão sendo responsáveis por eles. Isso é uma vergonha pra muita gente que quase todos os dias vai a igreja ou ao seu local de louvor a Deus, para orar para o mesmo, sendo que comete erros primários. Por isso nós que temos família devemos dar sempre o exemplo e analisarmos muito antes de adotarmos animais, porque eles crescem e darão trabalho e é um compromisso a ser assumido acima de tudo com Deus. Muitos serão pegos de surpresa ao desencarnarem e passarem um tempo de estágio no umbral por ter assassinado os cachorros do vizinho que tanto faziam barulho a noite.

Desculpe amigos da sala se fui muito incisivo e taxativo, mas de certo quem tiver sentimentos irá perceber minha indignação quanto a estes absurdos que famílias inteiras praticam, transmitindo pros filhos costumes totalmente errôneos e prejudiciais ao nosso futuro espiritual.
Mil desculpas...
Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.
Márcio de Mensisa

---

Seja a paz uma constante em todos os momentos de nossa vida. Amigos do Educar, estou participando pela primeira vez dos estudos, pois custei a me organizar quanto aos temas de estudo, mas saibam que é estimulante e proveitoso este sistema, com tantas opiniões diferentes. estou gostando muito. Em relação ao tema dos animais, é muito díficil para mim, ainda, conviver com animais. Sou uma dona de casa bem chatinha, não gosto de certos odores, principalmente o de animais. Meu tempo é dividido entre várias atividades, além de cuidar do filho e do marido, então minha opção é não cuidar de animais, embora meu filho e marido tenham amor desvelado e cuidem de dois no quintal, no quintal mesmo, mas quem cuida - banho, comida e veterinário - sejam eles. Eu não consigo acarinhar,nem ser chameguenta com animais, mas sou incapaz de maltratá-los. Emmanuel, no livro "O consolador", pergunta 78 nos esclarece quanto a necessidade de coloca rmos os seres inferiores da vida planetária sob o nosso cuidado amigo, visto que os reinos da natureza são campos de operação e trabalho dos homens, mais sob a nossa responsabilidade direta que propriamente dos Espíritos, razão pela qual responderemos perante as leis divinas pelo que fizermos. Sob nosso cuidado amigo, entendo eu, seria a proposta de cuidarmos dos animais de maneira coerente, e não como vemos assiduamente, com beijos e beijos, colocando os animais até mesmo para dormir na mesma cama de um casal ou de uma criança; precisamos entender que lugar de cachorro é no canil e não no sofá ou na cama, da mesma forma que não podemos cuidar de uma planta fora de seu habitat natural, ou seja, não podemos tirá-la da terra; o animal, da mesma forma, não deve fazer as mesmas coisas que os homens. Acredito que ter carinho com os animais, seja ele qual for, desde a formiga ao elefante, desenvolve no ser humano valores de cooperação, amor, ternura e amizade, tor nando-se justo que pensando na criança, pensemos também no animal: um cachorro não gosta de cama, ele gosta é de chão, porque seu atual estágio evolutivo lhe oferece isto; um gato não gosta de coleira, gosta é de telhado e muro, da mesma forma que o vegetal não gostaria de sapatos. Se temos amor pelo animal precisamos respeitar sua limitações e fazê-los felizes: dar para os animais aquilo que ELES gostam e não o que nós gostamos. O que nos aproxima e explica o amor que sentimos pelos animais que convivem conosco pode ser analisado e compreendido com o estudo dos fluídos ( A Gênese - cap. XIV ). Tenho a experiência de nossa cachorrinha Pituxa, que ganhamos quando Leonardo tinha dois anos e que conviveu conosco até a ano passado, ou seja, oito anos. Quando ela procriou, eu fiquei muito preocupada, arrumei um cantinho na varanda, forrei com um lençol, tudo bonitinho, esperando os filhotes. Chovia muito e qual não foi minha decepção quando ela cavou u m grande buraco no quintal e ali aninhou-se. Conversei com ela, dizendo que seus filhinhos podiam pegar uma infecção, que ali estava lamacento e sujo. Puxei Pituxa e a coloquei em cima do lençol, depois de limpá-la com um pono úmido e novamente ela rosnou para mim e foi para o buraco sujo. Minhas tentativas foram inúmeras e só pude mesmo forrar bem mal o buraco lamacento, observá-la parindo os filhotinhos, limpando-os e somente depois de algum tempo pude colocá-los na varanda, no pano limpinho e quase forçá-la a ali permanecer. è claro que ela estava seguindo seu instinto e eu os meus, de ser humano já consciente da higiene. Espero ter contribuído de alguma forma para esclarecer sobre o assunto, para mim é muito bom ler e analisar sempre os ensinamentos contidos na Doutrina para que possa superar um pouco as tendências egoísticas e tentar gostar um pouco mais desses irmãos em deus, ainda em estágio evoluti vo inferior ou anterior. Muita paz para todos, e obrigado por tudo.

teresinha

---

Olá amigos!!!


Eu gosto MUITO também dos animais e não deu pra ficar quietinha neste tema!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 🙂
Já criei cachorro, gato, galinha, coelho, porquinho da índia, e etc.

Acho que nem todos nós temos a obrigação de tê-los em nossa residência, mas a obrigação de respeitá-los sem maltratar e se optamos por ter um em nosso lar, que ele recebe não apenas carinho, mas alimentação adequada, banho, enfim, os cuidados precisos.

Considero que os animais nos ajudam a desenvolver a nossa própria afetividade.

Só um cuidado que eu queria acrescentar na questão 3 , falando do cachorro em específico, é quando temos crianças pequenas em nosso lar.
Temos que ter o cuidado de ensiná-las a respeitar os animais e ter cães que não sejam agressivos, pois o fazer carinho da criança pode ser bruto e o cachorro reagir com a mordida.

Com os gatos, existem aqueles cuidados com o pêlo e também com todos os animais, a importância de limpar as fezes e urina.

Abraços a todos, Karina.
---
Olá amigos!!!
>
> Confesso que sou meia indiferente em relação aos animais,muitas vezes
possuindo aversões a gatos, mais não chego ao ponto de maltrata- los pois
isso jamais justificaria tal atitude. Mais acho muito fofo vê um cachorrinho
filhotinho é encantador e fico admirada com a inteligência de muitos animais
e sua fidelidade ao dono.
Nesta semana saiu na reportagem da revista Época " Cura pela mente" onde
veterinarios desafiam a medicina ao incrementar suas consultas com
telapatia. E garantem os cães se comunicam pelo pensamento. Isso curaria
problemas emocionais e faria revelações intimas dos animais segundo
especialistas da área. Essa seria uma forma de se relacionar com os cães
mais intensamente. E reconehcer essa capacidade com os animais é promovê
-los a um status superior e isso muda uma série de paradigmas arcaicos da
Ciência.
Mais é claro que existe um tabu ainda com o que não seja exato. Mais uma
coisa é certa os cientistas precisam se abrir para a espiritualidade, pois
muitos acham que telepatia é coisa de maluco.
Isso nos mostra que espiritualidade e ciência devem andar juntos sempre.

Bjos Bruna

Conclusão