Educar

0830 – Tema: Encurtamento da infância e suas consequências - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
“15 anos de estudo e divulgação do Espiritismo” - www.cvdee.org.br
Sala Educar - Estudos destinados à Família e à Educação no Lar


Tema: Encurtamento da infância e suas consequências


Ois, Lindinhas e LIndinhos, tudo certinho com vcs?:))
Sabemos que a infância é o período mais propício para o desenvolvimento e educação do espírito reencarnado. Allan Kardec, no livro "Obras Póstumas", no Capítulo "Credo Espírita", afirma: "Os males da humanidade provém da imperfeição dos homens. (...) É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade".
Em O Livro dos Espíritos a orientação nos remete a: “A educação , convenientemente entendida. constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação(...) "(Livro dos Espíritos - Questão 917)
Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, temos que: "Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho(...)"(Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XIV, item 9)
Podemos afirmar, pois, que o aprimoramento da sociedade, de forma geral e em um todo, tem como fator primordial a formação moral da nova geração que está reencarnando por agora ou chegando até nós.
No entanto, verificamos que, hoje em dia, a moda, a publicidade a apresentação infantil cada vez mais se torna “ adultizada”, sensualizada; onde, se antes pintar o rosto, vestir roupas de adultos, imitar o estilo dos pais faziam parte da infância, do crescimento saudável de qualquer menino ou menina, como uma coisa de simples brincadeira; hoje, no entanto, é verifica-se que a brincadeira se tornou hábito, padrão, norma; onde as crianças têm como senha para conseguirem o que querem do modismo é fácil basta baterem o pé, gritarem, exigirem e chorarem. E, como muitos acham que a palavra não irá frustrar seus filhos acabam cedendo e com isso verificamos que, cada vez mais, há o encurtamento da infância.
Verificamos, ainda, adolescentes querendo colocar silicones e crianças ensinando na tv como se vestir, se maquiar, isso ou aquilo...
A Organização Mundial da Saúde alerta sobre os altíssimos índices de gravidez precoce aliada ao consumo de álcool, drogas e doenças sexualmente transmissíveis em todo o mundo. É uma perspectiva obscura e sombria de um futuro que não queremos para nossas crianças, filhos e netos, mas como agirmos para que não ocorra?
Assim, vamos papear um cadinho sobre esse tema: O encurtamento da infância e suas consequências? De que forma, nós, pais, já conhecedores do Espírito Imortal que todos nós somos, o qual encontra-se em processo evolutivo constante, de que forma agimos e/ou deveriamos agir frente a esse encurtamento da infância imposto pelo meio? De que forma interagir perante a sociedade que nos empurra a determinados comportamentos? Qual sua opinião e entendimento, à luz da Doutrina Espírita sobre o tema?

Textos de apoio para nossa conversa:
http://globotv.globo.com/gnt/quebra-cabeca-vida-de-crianca/v/os-perigos-do-encurtamento-da-infancia/1576799/
http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/1_0106.pdf
http://grupoallankardec.blogspot.com.br/2010/01/qual-importancia-da-infancia-na-visao.html

Aguardando a participação de vcs, tá legal?:))

Semana paz e luz
beijocas mineiras com carinho no coração

Visite nosso blog jovem: http://espnetjovem.blogspot.com.br/

contato : http://www.cvdee.org.br/contato.asp



Conclusão