Educar

080b – Tema: Casamento e Adultério - Nosso papo 2

From: Fúlvia Zepilho de Andrade


Oi Lu e demais participantes da sala! Tudo bom?

Bom, não sei responder tudo mas, aí vai uma pequena colaboração minha =) Espero que seja pelo menos útil para alguém!

Super beijo,


a)Como a gente pode entender o adultério dentro do casamento?
Deve ser muitoooooooo pior do que quando vc está apenas namorando alguém. Graças a Deus aqui em casa nunca aconteceu isso, já aconteceu um quase divórcio, mas graças a Deus hj meus pais vivem muito bem e se amam muito!
Comigo aconteceu em um namoro (se é q pode se chamar de namoro). Meu ex estava me evitando muito, aí eu disse q precisávamos conversar e tal, pra saber o q tava acontecendo. Ele apenas me mandou um e-mail e disse q estava namorando outra pessoa além de mim e disse q preferia ela. Tudo bem. Mas isso é uma coisa, em um casamento o caso é bem mais sério! Há um comprometimento muito maior por parte dos cônjuges.

b) O Espírita, pelo seu conhecimento, já está "livre" de cometê-lo?
Não digo que estejamos "livres" de cometê-lo mas, já sabemos mais sobre o assunto a ponto de evitá-lo, ou, ao menos, sermos sinceros com a pessoa q estamos e dizer q "acabou", ao invés de ter vida dupla (duas famílias, ou mais até).

c) Teve alguém aqui na sala, desculpe-me esqueci quem foi, que comentou algo sobre uma pessoa casada ter reencontrado um amor do passado, e verificou que esse amor não havia sido realmente resolvido - como se verificaria aí a questao do casamento e do adultério?
Ai... aí é complicado... não sei como responder isso não!

d) Como vcs relacionariam casamento e adultério? O que vcs pensam e entendem?
Casamento é um compromisso muito sério, a união de duas pessoas que se amam e querem viver juntas, em harmonia. É ter alguém para conversar, dividir as alegrias, os problemas, ter filhos, uma vida a dois, essas coisas =)
Adultério é quando um dos dois trai o outro, sem pensar nas conseqüências de tal ato e nem nas causas. Creio que é uma paixão passageira, e não o verdadeiro amor, que une as pessoas pelo casamento. No adultério, é apenas paixão cega, que traz muito sofrimento.
*******
From: Bruna

Essa é minha opinião não sei se é acertada

a)Como a gente pode entender o adultério dentro do casamento?
Cometemos o adultério devido a um atraso moral nosso, preso ainda a
sensações e prazeres de natureza inferior, quando não sabemos ainda
disciplinar nossos sentimentos e impulsos egoístas. Não conecemos ainda o Amor desprendido, de caratér evolutivo.
As vzs o adultério acontece tb pq depois de algus anos nos sentimos
frustrados, insatisfeitos achando que o parceiro mudou ou que fizemos a escolha errada. Não que seja a escolha certa trair nossos parceiros. Na verdade usamos várias desculpas para não assumir nossas falhas e nossa falta de amor para com o parceiro, afinal é mais fácil ignorar o que o outro necessita.

b) O Espírita, pelo seu conhecimento, já está "livre" de cometê-lo?
As vsz somos portadores de luzes verbais para os outros mas nunca
iluminamos a nós mesmos. Catalogar valores não significa vivê - los .
Ensinar o caminho a viajores não demonstra conhecimento direto e pessoal da jornada. Por isso o espírita como nenhum outro não está livre de não cometer o adultério.

c) Teve alguém aqui na sala, desculpe-me esqueci quem foi, que
comentou algo sobre uma pessoa casada ter reencontrado um amor do passado, e verificou que esse amor não havia sido realmente resolvido - como se verificaria aí a questao do casamento e do adultério?
Se esse amor do passado fosse de caráter evolutivo, ele não seria
excludente ele não toma dá. Isso deriva de sua profunda e duradoura
segurança, o conhecimento que o amor verdadeiro tem da permanência. A
chegada do verdadeiro amor não se destina a romper lares ou desfazer
casamentos. No estágio de avanço que se adquire, existe grande cuidado com as obrigações humanas e cármicas. Mas mesmo assim pode manter uma profunda amizade espiritual. Não se justifica cometer o adultério reencontrando um amor do passado.

d) Como vcs relacionariam casamento e adultério? O que vcs pensam e
entendem?
O casamento nos proporciona a família organizada, sem ela caminharíamos para a selva e isso não tem razão de ser. Os assuntos familiares assemelham-se aos viajantes que transitam em determinada estrada. Com exagerado acúmulo de veículos construíumos mais pistas para que haja menos desastres. A família precisa abrir novas pistas de compreensão para que os componentes dela possam viver em regime de respeito reciproco, com os problemas de que são portadores sem a agressão que tantas vzs se verifica contra criaturas que sofrem aflitivos problemas .( A terra e o semeador Chico Xavier - Emmanuel)
Com adulterio refletimos nosso estágio menos avançado.

Bjos Bruna
******
From: Bruna

Olá pessoal,

a) adultério não seria traição em qualquer nível de responsabilidade e compromisso perante o outro, independentemente de ser namoro,
noivado ou casamento? Há distinção?
Quando assumimos um compromisso com alguém, não que estejamos algemados a essa pessoa, mas devemos para ela respeito, carinho, amizade, compreensão. Quando gostamos de verdade, essa pessoa nos satisfaz por completo,é agadável esta vida à nossa, não há necessidade de buscar outros casos , fora da relação. Pois só nos frustraremos, vendo que foi ilusão trocar um sentimento de caráter nobre por uma fuga fugaz ilusória e passageira.

b) o respeito e o compromisso não existem em todos os níveis?
Acredito sim que deva existir tanto no namoro,no noivado como no
casamento. Isso só se refere a fases de um relacionamento. Devendo ele progredir para um amor mais maduro a medida do tempo.

Bjos Bruna

Conclusão