Educar

080a – Tema: Casamento e Adultério - Nosso papo 1

From: Lu CVDEE

Eis, Gente Linda do Coração, tudo azul azul por aís?:))
Uhmmm! Tá um silêncio na sala né?:)) han Lin-di-nhos e Lin-di-nhas! :))
Euzinha tô meio quietinha porque estou terminando de montar, revisar e
verificar o site da gente, que deverá estar disponibilizado a partir de sexta-feira se tudo der certo. Ficaram curiosos pra saber o que é o site da gente, heim!! Vi o olhar de curiosidade..hehehe O Site da Gente é o site espírita destinado para as crianças , mais só conto depois...:)))
Agora deixe-me fazer uma perguntinha sobre nosso tema da semana:

a)Como a gente pode entender o adultério dentro do casamento?
b) O Espírita, pelo seu conhecimento, já está "livre" de cometê-lo?
c) Teve alguém aqui na sala, desculpe-me esqueci quem foi, que comentou
algo sobre uma pessoa casada ter reencontrado um amor do passado, e
verificou que esse amor não havia sido realmente resolvido - como se
verificaria aí a questao do casamento e do adultério?
d) Como vcs relacionariam casamento e adultério? O que vcs pensam e
entendem?

Tô aguardando vcs, tá legal?:)))
noite estreladinha de felicidade
beijocas mineiras com carinho no coração
******
From: Márcio

a) Como a gente pode entender o adultério dentro do casamento?
R: O adultério dentro casamento é com certeza bem pior do que uma traição entre namorados, pois a um comprometimento maior com a pessoa, por estar casada. Um adultério no casamento com certeza terá uma conseqüência muito séria perante a lei, desencadeando ainda mais cometimentos onde estes mesmos terão um dia que ser ressarcidos.

b) O Espírita, pelo seu conhecimento, já está "livre" de cometê-lo?
R: De forma alguma. Ser espírita não quer dizer ser santo e estar imune a erros, pois nós todos sem exceção estamos em aprendizado e um erro grave deste podemos cometer a qualquer momento, independente de termos conhecimentos da lei de causa e efeito. Sabemos que quanto mais nos é dado, mais nos será cobrado. Portanto quanto mais sabemos, mais temos chances e meios de cometermos menos erros.

c) Teve alguém aqui na sala, desculpe-me esqueci quem foi, que comentou algo sobre uma pessoa casada ter reencontrado um amor do passado, e verificou que esse amor não havia sido realmente resolvido - como se verificaria aí a questão do casamento e do adultério?
R: Há casos de adultérios onde a amante foi em vidas passadas sua esposa e por isso uma força os puxava. Mas isso temos que levar muito em conta, porque é uma situação delicada, você sair por aí montando família. Por exemplo vive 5 anos com uma mulher e adquiri 2 filhos, mais 5 anos com outra e mais 3 filhos, e por aí vai. Isso de certo não é correto, pois se fosse certo, não existiria o casamento, seríamos como alguns animais que procriam com diversas fêmeas em toda a sua vida. Agora há casos de que um casamento conturbado e cheio de problemas de incompatibilidades sérios, há uma possibilidade de ambas se separarem e constituírem novas famílias.
Agora adultério, isso é totalmente contrário a lei, pois sentir amor por duas mulheres ao mesmo tempo tudo bem, agora manter duas ao mesmo tempo, é demais.

d) Como vcs relacionariam casamento e adultério? O que vcs pensam e
entendem?
R: O casamento é uma questão que deveríamos levar mais a sério,
antigamente as pessoas por incrível que pareça eram mais esclarecidas
quanto a este assunto, mas hoje em dia casa-se várias vezes na vida na
busca da felicidade e muitos desencarnam sem encontrar a verdadeira
felicidade que tanto buscavam, na verdade estavam procurando no lugar
errado. Um casamento é coisa séria e quando se está gostando de outra
pessoa, devemos "pelos menos" nos separar e manter vida conjugal apenas com uma, e não com duas enganando ambas, pra uma dizendo que vai logo que for possível se separar e pra outra mente afirmando ser fiel.
Não seria totalmente certo uma pessoa abandonar a família e seguir um
caminho que nem tem certeza de que vá dar certo, mas pelo menos não fica enganando, traindo e sendo adúltero.
Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.
Márcio de Mensisa
*******
From: Lu CVDEE

Oois, tudo joiinha com vcs?:))
Márcio, tava euzinha aqui refletindo...

a) adultério não seria traição em qualquer nível de responsabilidade e
compromisso perante o outro, independentemente de ser namoro, noivado ou casamento? Há distinção?

b) o respeito e o compromisso não existem em todos os níveis?

dia cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração
*******
From: Rita de Cassia


Boa tarde aos amigos da sala, não deu para participar do tema
preconceito pôr pura falta de tempo, mas hoje consegui ler as mensagens e gostei muito do debate.
Agora quanto adultério e casamento, vou tentar expressar minha opinião e se pôr acaso estiver errada, pôr favor me corrijam.

a)Como a gente pode entender o adultério dentro do casamento?
Na casa dos meus pais, nunca tivemos este problema, nem com meu pai nem com meus irmãos, caso hoje soubesse de alguma coisa, seria uma surpresa.Eu também nunca soube de nada nem no meu primeiro casamento, nem agora, por isso é complicado falar de algo que não se viveu, mas tenho uma amiga que sofreu muito com o ex marido e hoje tem muita dificuldade em acreditar em um novo relacionamento. Acredito que seja uma fraqueza da parte de quem pratica o adultério mas sinceramente e difícil julgar.
b) O Espírita, pelo seu conhecimento, já está "livre" de cometê-lo?
Com certeza o espirita tem mais informações e sabe das conseqüências de se deixar levar pelas tentações, mas isso não quer dizer que pôr ser espirita se esteja livre deste ou de qualquer outra situação. Talvez tenhamos mais forca para resistir e se manter firme para não se deixar envolver.
c) Teve alguém aqui na sala, desculpe-me esqueci quem foi, que comentou algo sobre uma pessoa casada ter reencontrado um amor do passado, e verificou que esse amor não havia sido realmente resolvido - como se verificaria aí a questão do casamento e do adultério?
Cada caso é um caso, mas acredito que nessa hora, a pessoa deve pesar bem a situação: Se o amor antigo não foi resolvido e é correspondido, será justo enganar a pessoa com quem se vive, levando uma vida dupla,ou mais será que este amor não resolvido corresponde ao sentimento? Uma coisa é amor outra é paixão que cega e é normalmente passageira.
d) Como vcs relacionariam casamento e adultério? O que vcs pensam e
entendem?
O adultério existe desde o inicio da humanidade, em algumas culturas é até normal e incentivada, mas para nós espiritas não é uma situação aceitável, pois sabemos que o casamento é uma união divina e deve ser respeitada. Nos vários tipos de casamento (em um outro texto foi esclarecido os tipos e os motivos de cada união) deve imperar o respeito, o amor e a fé em Deus e na família.
Acredito que se alguém estiver em uma situação de amar outra pessoa que não aquela com quem se casou, é melhor usar de honestidade, mesmo que sofra e faca a outra sofrer,mesmo no caso dos filhos que também estarão em meio a fatalidade, mas a verdade deve prevalecer, dando a outra pessoa o direito de tentar e quem sabe encontrar um amor verdadeiro, e mostrando para os filhos que é melhor a verdade que a mentira, mesmo que seja difícil. Pôr isso a pessoa deve pesar bastante a situação, pois mesmo escondido, um dia a verdade vem a tona e as conseqüências seriam bem piores. Por isso o melhor a fazer e se preocupar mais com a família, e tentar se afastar das tentações que são sempre fortes e aparentemente irresistíveis. E procurar sempre " Orai e Vigiai" pois não estamos livres das armadilhas da vida.
Acho que falei demais.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

Rita de Cássia
Uberlândia MG

Conclusão