Educar

079f – Tema: Família e Educação Moral: Preconceito - Nosso Papo 5

From: Adriana Maria Baldavia do Prado

Lu,
Sabe que lendo o que vc escreveu me lembrei de como a propaganda da skol me icomoda. Além do apelo ao uso de alcool, que não concordo, acho mesmo que deveria acontecer como o cigarro, não haver mais propaganda, também tem a questão da diversão que é colocada bem preconceituosamente na mensagem. Tenho que tomar cuidado em não ser preconceituosa ao tipo de diversão que não gosto.De repente eu me encaixo no outro grupinho discriminado, que é considerado "quadrado".
Sobre as questões porpostas por vc, tenho a expor:
Em relação à tolerância, não acho que seja o mesmo que não ter
preconceito, eu acho que posso ter preconceito e ao mesmo tempo tolerar certas pessoas e situações, mas o preconceito está dentro de mim.
Reconhecer a existência do preconceito em nós já é um passo para educar nossos filhos, de que maneira? Procurando ser sincero e cristão, respeitando tudo e a todos, sendo imparcial em questões que não nos dizem respeito, enfim exemplificando como é a maneira correta de agir.
A sociedade só nos influencia se não estivermos atentos aos nossos
verdadeiros sentimentos, ou se não educarmos os nossos filhos para serem autênticos, críticos, enfim temos que apontar a eles as questões morais que envolvem cada situação.
Beijos
Adriana
*****
From: Veronice

OLá Bruna
Sabemos e temos certeza que não gostamos de ser recriminados, desprezados, rejeitados etc. Porém sempre em algum momento trazemos em nós um certo preconceito .Precisamos nós observar para não cometermos tais erros. Temos respeitar cada um com sua propria essencia . É para isso não precisamos perder a nossa. Porque quando respeitamos a nós mesmos respeitar o proximo é um passo muito facíl.
Veronice
*****
From: Veronice
Olá Rosane
Eu entendo o preconceito também como uma forma de não dizermos que não entendemos algo. Muitas vezes nós é preferivel fugir do assunto dizendo ser bobagem tolices do que assumirmos que não é de nosso conhecimento tais fatos. Muitas vezes o preconceito serve para tapar nossos olhos e vestir nossa ignorancia.Ou para não dizer voce está certo, eu estou errado. Preconceito é humildade não combinam. É muit vezes conseguimos sentir preconceito do nosso prprio mode de pensar chegando a ter preconceito do mundo.
Obrigada
Veronice
****
From: Rosane

Olá novamente pessoal !!!

Adriana, que bom que você gostou... eu aprendo muito nos estudos aqui na sala, que são muito proveitosos. Também não gosto das propagandas de cerveja e cigarro, principalmente em horário em que as crianças estão assistindo TV. Não considero preconceito, simplismente acho o fumo e a bebida prejudiciais à saúde, mas se fulano ou beltrano gostam de fumar e beber, não tenho nada a ver com isso, não tenho preconceito nenhum contra quem bebe ou quem fuma: é uma opção da pessoa. Vou à festa familiares, onde todos bebem, meu pai fuma desde que eu me entendo por gente, e não fico criticando e nem olhando de cara feia, ajo normalmente. Só que fico com meu refri... rsss. Eu acho preconceito a partir do momento em que eu passo a desdenhar, a falar mal, a ignorar uma pessoa fumante ou que faça uso do alcool.
Veronice, você colocou muito bem quando disse que preconceito está também relacionado a falta de entendimento. Podemos ter como um exemplo, uma conversa de minha irmã com um colega de trabalho. Minha irmã é espírita, e o seu colega, sem religião. Falou barbaridades do espiritismo e também de outras religiões, dizendo horrores... foi tanta besteira, que nem vou descrevê-las. Até os outros colegas de trabalho ficaram pasmos com o ocorrido. Ele até hoje joga piadinhas para minhã irmã. Isto é puro preconceito, de alguém que não conhece nada da doutrina espírita ou de qualquer outra religião.
Bjs
Rosane.
****
From: Vera Venancio

Olá para todos. Que possamos deixar Jesus entrar em nossos corações!
Tenho acompanhado a sala já alguns dias, mas estou participando pela
primeira vez.

Penso que o preconceito é uma grande ferida da sociedade atual, refletida nos mínimos gestos das pessoas. Quando falo sociedade atual é na esperança de que num futuro mais próximo tenhamos estirpado esse mal dos nossos rígidos corações, onde ele nasce.
1) tolerar é o mesmo que não ter preconceito? Essas duas palavras têm
grande relação, já que quando a pessoa consegue tolerar o diferente é por que não há mais preconceito em relação a essa diferença específica. Podemos ser tolerantes em relação a alguma coisa e ser preconceituosos em relação a outras. O que não podemos é ser as duas coisas ao mesmo tempo em relação à uma única idéia, já que tolerar acalma impulsos inferiores e o preconceito dá vida a esses impulsos. Por diferente podemos entender tudo aquilo que ignoramos, que não estamos habituados, que não faz parte dos nossos valores, das nossas crenças, critérios e aceitações, o que não está dentro da nossa idéia de "normal". À medida que vamos evoluindo ficamos mais tolerantes e menos preconceituosos.

2) reconhecer a existência do preconceito em nós significa poder educar nossos filhos para eles não terem preconceitos? Essa pergunta lembra aquela frase "Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço." Impossível educar nossos filhos dentro do respeito às diferenças nos outros, se nós mesmos não toleramos essas diferenças. No entanto como disse nossa amiga Rosane, reconhecer é o primeiro passo.

3) A questão da existência é individual ou sofremos tb influências da
sociedade?
A sociedade é muito importante no nosso progresso.porque é no contato com os nossos semelhantes que vamos burilar o nosso espírito. Nós sofremos a influência da sociedade quando ainda não temos ndependência interior para dirigir nossa conduta sem seguir fórmulas sociais, quando os nossos valores não foram desenvolvidos pela experiência vivenciada, mas por regras rígidas impostas e não questionadas. Basta que alguém importante para uma criança (pai, mãe, professor, etc.), faça uma crítica preconceituosa em relação a alguém ou alguma coisa para que essa criança aceite o que foi dito como verdade. Aqui abrimos um parêntese para aquelas crianças que já têm o espírito experimentado, flexível em relação à aceitação das diferenças. Essas, certamente não irão comungar com o que a sociedade sugestionar, nem consciente nem não conscientemente. Sabendo disso é preciso selecionar pela razão, o que vamos deixar entrar em nossa
mente através dos nossos olhos e ouvidos.

Um beijo, fiquemos com Deus!
Vera

Conclusão