Educar

079e – Tema: Família e Educação Moral : Preconceito - Nosso Papo 4

From: Bruna

Olá pessoal
É muito díficil admitir que em muitas das minhas ações, palavras,
atitudes, pensamentos estão mesclados de preconceito, e infelizmente muitas das vezes, tiramos conclusões precipitadas em detrimento do próximo. Muitas vezes refletimos no próximo muitos dos nossos desajustes e problemas.
Enxergamos nas outras pessoas muito das nossas falhas e defeitos.É em muitas ocasiões que demonstramos preconceito como de raça, socioeconômico, religião, contras os idosos, presidiários, portadores de necessidades especiais, pessoas que não são bonitas fisicamente, pessoas obesas ou com sobrepeso, usuários de drogas enfim em muitas situações demonstramos ausência de sentimentos mesclados de carinho e amor. é bastante complexo o assunto e pertinente à consciência de cada um.
E é válido lembrar que na mesma medida em julgarmos o próximo seremos tb julgados . E pra quem já se sentiu alvo de preconceitos é muito díficil para a pessoa que o sente, pois abala sua auto - estima, sua dignidade, sua capacidade de amor próprio. Então que tentemos não fazer ao próximo aquilo que não gostaríamos que fosse feito a nós mesmos. Só assim teremos um parâmetro para medir nossas próprias ações e refletirmos sobre os nossos atos e pensamentos . Acho que este é o orai e vigiai.
Bjos Bruna
*****
From: Adriana
Oi pessoal, espero que esteja tudo bem com todos....

Estou pensando aqui sobre o preconceito expressando-me melhor sobre os meus preconceitos: preconceitos em relação às pessoas novas que vou conhecer, a um trabalho novo que vou assumir, a um local que vou passar e tenho medo dos frequentadores, enfim, tenho muitos preconceitos em relação a muitas coisas.
O preconceito está muito ligado com a nossa ignorância. Ignorância do que somos, do que podemos fazer, do que podemos ser. Geralmente quando falamos preconceituosamente sobre algo ou alguém é porque não nos demos o trabalho de se quer conhecer o mínimo sobre o assunto.
Gostei muito de poder refletir e escrever sobre esse assunto e dividir minhas idéias com vocês....
Beijos
Adriana
******
From: Lu CVDEE
Eis, Gente Linda, tudo azul azul por aís?:)
Estava aqui lendo as colocações e refletindo sobre algumas questões, vamos pensar juntos?:)

1) tolerar é o mesmo que não ter preconceito?

2) reconhecer a existência do preconceito em nós significa poder educar nossos filhos para eles não terem preconceitos?

3) A questão da existência é individual ou sofremos tb influências da
sociedade?

4) sofremos influências sublineares preconceituosas da mídia? (pergunto por exemplo a atual propaganda da skol (vcs já a viram?) de que forma o preconceito está ali embutido e nós e nossos filhos ao assistirmos TV pegamos essa msg sublinear? e de que forma incorporamos esses conceitos , ainda que de forma, em princípio, não consciente? Ou não assimilamos?)

um dia cor e amor pra vcs
beijocas mineiras com carinho no coração

****
From: Rosane

Bom dia pessoal !!!!
Muita paz !!!

1) tolerar é o mesmo que não ter preconceito?
Primeiro, eu quis entender o que é tolerar, e então busquei no pai dos
inteligentes o que significa.

Tolerância do Lat. tolerantia s. f., qualidade de tolerante; acto ou
efeito de tolerar; atitude de admitir a outrem uma maneira de pensar ou
agir diferente da adoptada por si mesmo; acto de não exigir ou interditar,
mesmo podendo fazê-lo; permissão; paciência; condescendência; indulgência;

Preconceito [do latim praeconceptu] - 1. Conceito antecipado, sem maior
ponderação ou embasamento; idéia preconcebida. 2. Opinião ou julgamento
prévio, formado sem levar em conta a realidade ou fato que o conteste. 3.
Crendice; superstição. 4. Intolerância; aversão a outras raças, credos,
etc..


Ou seja, na acepção correta da palavra, podemos considerar que tolerar é o mesmo de não ter preconceito. Me corrijam se eu estiver errada, por favor, mas foi o que eu entendi.

2) reconhecer a existência do preconceito em nós significa poder educar nossos filhos para eles não terem preconceitos?
É um passo o reconher que temos preconceito dentro de nós. Isto é claro, não quer dizer que estamos prontos para educar os nossos filhos para que estes não hajam com preconceito. Os nossos filhos agem de acordo com o que passamos para eles. Por isso, o próximo passo é trabalhar este preconceito em nós, mudando nossas atitudes em relação ao próximo.

3) A questão da existência é individual ou sofremos tb influências da
sociedade?
Ambas. Nós trazemos, como já sabemos, uma bagagem de outros vida.
Dependendo de como seja nossa conduta, nosso comportamento na atual
existência, a influência que sofremos da sociedade pode ser mais ou menos intensa. Mas tudo isso, depende única e exclusivamente de nós.

]4) sofremos influências sublineares preconceituosas da mídia? (pergunto por exemplo a atual propaganda da skol (vcs já a viram?) de que forma o preconceito está ali embutido e nós e nossos filhos ao assistirmos TV pegamos essa msg sublinear? e de que forma incorporamos esses conceitos , ainda que de forma, em princípio, não consciente? Ou não assimilamos?)
Claro que sim... no caso de certas propagandas, principalmente de cervejas onde mostram lindas mulheres de biquini, com um corpo escultural (é impossível beber tanta cerveja e manter um corpo assim) e fica caracterizado que aquele é o tipo normal e comum de mulher. Nós, pobres mortais (rsss) acabamos por ficar arrasadas, nos achando as piores, as mais feias... mas é isso que acaba acontecendo com as pessoas que se deixam levar pela influência da mídia. E isso acontece com o carro último tipo, a casa dos sonhos.... E isso gera uma outra forma de preconceito, pois as pessoas automaticamente acabam se excluindo e o preconceito passa a ser consigo mesma.

Bjs
Rosane.
*****
From: Bruna

Olá pessoal,

Acredito que com certeza sofremos um bombardeio de influências da mídia, das revistas e de outras meios de comunicação que nos impôe um padrão já estabelecido( que vc tem que ser magro, moda...) e se vc não se encaixa é excluído está fora, fica a margem não importanto seus valores. As vezes o preconceito tb é muito de família, da criação o que é repassado para a criança, se a mãe ela é preconceituosa ela vai ensinar isso ao seu filho.
Igual uma mãe que fala "filho não quero ver vc brincando com aquela criança pq ela é negra".
A mãe não deve só dizer ao filho que não se deve excluir ninguém deve
através das suas atitudes, situações do dia a dia, exemplificar esses
conceitos.
E só encontraremos um caminho de libertação espiritual através do
respeito que devemos uns aos outros, entendendo que cada um de nós é um mundo por si, e que cada qual de nós é chamado a exercer tarefa específica sobre a Terra.

Bjocas Bruna

Conclusão