Educar

079b – Tema: Família e Educação Moral: Preconceito - Nosso Papo 2

From: Rose

Oi,Adriana,
Compreendo o seu espanto quanto ao preconceito. Mas pense no que eu vou lhe dizer: as diferenças existem e quem sabe elas não estejam ai para que nós possamos apreender a lidar e aceitá-las e isso é uma forma de nós evoluirmos.
Ainda bem que já existem pessoas como nós que já começamos a ver e aceitar as diferenças anulando assim o preconceito. Nada existe por acaso, o preconceito esta em nós seres HUMANOS.
Abraço, Rose
******
From: Rosane

Boa tarde à todos !!!
Lembrando que o tema desta semana é : Família e Educação moral :
Preconceito.
Preconceito [do latim praeconceptu] - 1. Conceito antecipado, sem maior ponderação ou embasamento; idéia preconcebida. 2. Opinião ou julgamento prévio, formado sem levar em conta a realidade ou fato que o conteste. 3. Crendice; superstição. 4. Intolerância; aversão a outras raças, credos, etc..

Dentro desta realidade, veirificamos diversas nuances: o preconceito
racial, o socio-econômico, o religioso, dentre outros mais. No nosso dia a dia, nos deparamos com todos estes tipos de preconceito, e o que nos deixa pasma, é que este parte principalmente daqueles com maior saber. A origem do preconceito está principalmente ligada à educação, não a educação formal, mas a educação moral, pois esta é passada de geração em geração, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Se um pai ou uma mãe tem preconceito de raça, com certeza vai passar isto a seu filho, este acha que isto é natural. Temos que educar nossas crianças e jovens para o amor, aquele amor ao próximo que Jesus nos ensinou e exemplificou e que nós muitas vezes deixamos de lado e esquecemos de praticá-lo... sim, pois amando não existirá preconceito, pois o fato de sermos diferentes na forma física ou na maneira de pensar, não nos faz diferentes perante Deus, nosso Pai. Para Ele, somos parte de sua Criação, e elementos primordiais para a
evolução de nosso planeta. Ele espera de nós a evolução moral, despida de todo o preconceito e munidos de todo o entendimento. Por isso, nos auto-eduquemos para podermos, assim, bem educar. E a doutrina espírita é uma fonte rica para este objetivo.

Beijinhos carinhosos.
Rosane.
*****
From: Adriana yahoo

... enfim, que só os Espíritos da categoria mais elevada, os que já

estão completamente desmaterializados, se encontram despidos das idéias e preconceitos...

(evangelho segundo o espiritismo - introdução - pág 30.)

Conclusão