Educar

078i – Tema: Relacionamento Afetivo e Ciúmes - Nosso Papo 6

From: Rita de Cassia


Aos amigos da sala e em especial a amiga Carol,

Estava lendo os emails e realmente a questão de ciúmes é muito complicado.
Tive este problema com meu ex marido que era muito ciumento. A coisa
chegou a tal ponto que eu sentia saudades de mim mesma, se é que vcs me entendem.Para tentar "salvar " o relacionamento a gente vai se anulando, se afasta dos amigos, dos parentes e começa a viver em função daquela pessoa. Grave erro, pois um dia a gente se cansa, como foi o meu caso.Meu casamento não acabou só pôr causa do ciúme mas com certeza foi um dos motivos. Hoje vivo feliz no meu segundo casamento, tenho meu trabalho, e tanto eu como meu marido confiamos muito no amor que nos une.Como disse a Fabricia na mensagem: "juntos mas não amarrados".
Carol, vc está no caminho certo e se algum dia quiser conversar, me
escreva, talvez não terei muito a dizer, mas as vezes é bom desabafar.
Um abarco a todos
Rita de Cássia
*****
From: rosangela rezende

Segundo o Espiritismo, alguns problemas que temos é por causa de vidas passadas. Muitas pessoas não se aproveitariam disso até pra não melhorar, dizer que não culpa delas, enfim, e não mudar, não querer melhorar, procurar ajuda? É realmente um problema de vidas passadas, mas o hoje é hoje, somos responsáveis pelos nossos atos não é mesmo? Gostaria de entender melhor tudo isso.

Obrigada pela atenção!

****
From: rosangela rezende

Olá Samanta,

Temos uma linha de pensamento parecida. Não vou dizer que nunca senti cíumes, já senti sim, mas não doentio, a ponto de acabar com o relacionamento.
Eu penso que não devemos achar que pessoas que amamos são posses nossa. Eu também acho que quando o amor é recíproco, quando ele é verdadeiro, devemos confiar enquando ele durar. Não podemos obrigar ninguém a continuar um relacionamento se o amor não existe mais. Seria assinar um atestado de infelicidade. Eu mesma já terminei um relacionamento com uma pessoa que amava muito, porque percebi que ele não me amava mais. Foi difícil, mas consegui.
Hoje somos amigos, ele casou, tem filhos e a vida continua. Depois dele amai novamente, desamei, e por vai. Podemos amar muitas vezes até encontrar quem sabe aquele amor que vai te acompanhar até os últimos dias.
Temos que aprender a amar e respeitar a individualidade de cada um. Um relacionamento não é só de amor. O amor é sentimento nobre, mas é preciso saber demonstrar ele. Aqueles pessoas que brigam, que matam, que ferem dizendo ser por amor, não é amor. Quando amamos queremos o bem para está pessoa assim como queremos para nós mesmos.
*****
From: Cristina Macedo

Ainda, não havia me manifestado, mas esta questão levantada pela Rosangela mexe comigo. No meio espirita se fala muito isso "e carma, e problema de vidas passadas". Mas não se resolvem ficam colocando a culpa no que já passaou e continua errando nesta nova chance. Nos somos responsavel por todos os nossos atos de hoje e de ontem, temos obrigação de melhorar hoje para não vir novamente para aprender e arrumar aquela situação que já passou. e muito comodo quando dissemos que e da vida passando como se fossemos nos isentar das culpas dos nossos atos de hoje, porque mudar incomoda, doi e trabalhoso. E a mesma coisa o ciumes, e na nossa cabeça nos somos proprietario do outro nos pertence. Como Mãe quando olha para Nora nova e diz: Não gostei não cuida do meu filho como eu. O ciume se apresenta da forma da posse, somente eu tenho capacidade de cuidar dele porque ele e meu. Quando temos a conciencia que o amor não e mais tão carnal, mas cumplicidade, responsabilidade de ambas as partes, que hoje estou com esta pessoa mas na proxima encarnação poderei ser a mãe, av´´o ou até mesmo a esposa dele começamos a compreender que nos devemos melhorar sempre, não podemos parara nunca, se não repetiremos de ano.
falei (escrevi de mais)
Cris

Conclusão