Educar

077c – Tema: Casamento, Família e Lar – nosso papo sobre 02



gostaria de acrescentar que:
acredito que onde quer que existam pessoas, não importando a quantidade,
unidas pelo amor, ou pela dor, unidos ou não por laços de sangue, já
constitui-se uma família.
desculpem-se, sou muito ruim com as palavras e não consigo expressar bem por
escrito o que me vai em mente, mas creiam, tenho muito respeito por todos
obrigada.
Adriana
---
Oi pessoal, tudo em paz? Espero que sim!

Sei que sumi por uns tempos, mas este ano quero participar da maioria dos temas! Bom, vamos lá.

Casamento: hoje em dia o casamento não é "pra vida toda", pelo menos não para todos os casais. Antigamente, a mulher era dependente do homem; hoje, se ela trabalha, não é assim tão dependente, pode muito bem viver sozinha. Se ambos, homem e mulher, estiverem infelizes no casamento, provavelmente se separarão, coisa que antigamente não se fazia: eles ficavam juntos pra sempre mesmo.
Como a doutrina ensina, existem vários tipos de casamentos: expiatórios, de provações, almas afins etc. O casamento serve para nos unirmos com aquela pessoa que amamos, e, desta união, iremos aprender e ensinar um com o outro e, em muitos casos, recebermos filhos.

Família: essa parte é bem legal!!! Posso dizer que tenho várias famílias: a minha família de sangue; minha família de amigos; meu noivo é minha família tb etc.
Uma coisa bem legal aconteceu com a gente aqui. Há alguns anos atrás, uma amiga de minha irmão veio morar conosco, pois a prima dela não a queria mais no apê e, como ainda faltava um ano de faculdade, ela veio morar esse ano aqui em casa. Ficamos muito próximos, todos aqui de casa nos apegamos muito a ela. Até hoje ela chama meus pais de "pai e mãe" e somos seus irmãos. E, realmente, é como se ela fosse minha irmã mais velha, que mora em outra cidade. Sinto muito a falta dela.
Outra família que tenho é de um amiga de sampa. A conheci na internet e, todo mês, uma visita a outra. Nos alegramos com os acontecimentos de cada membro das duas famílias, nos tratamos como se fôssemos mesmo uma grande família!
Acho que família é isso: além de ter a família de sangue, temos aquela que escolhemos como amigos íntimos, aqueles q compartilhamos alegrias, tristezas, tudo.

Lar: Acredito que seja onde nos sentimos muito bem! Não precisa necessariamente ser a sua casa, só, mas pode ser a casa de outra pessoa, onde vc se sente muitíssimo à vontade lá.
Eu sei quando me sinto à vontade em uma casa por questões fisiológicas *risos*. Se me sinto bem na casa, se me sinto em casa em algum lugar, logo sei =P

Não sei se escrevi besteiras, desculpem, apenas mostrei um pouco do meu ponto de vista quanto ao tema proposto. Aceito puxões de orelhas =)

Beijos no coração,
Da amiga virtual

---
Bom dia a todos:
É a 1a. vez que estou participando da sala,e esse
assunto é interessante,eu acho que família não é só pai e
mãe, um verdadeiro amigo é como um irmão que vc escolhe e
passa a ser parte da sua vida.
Minha mãe e eu não nos damos muito bem,será que os
nosso espíritos tem algum problema de outras encarnações?

Maria Helena
---
OI gente....

Espero que recebam minha msg. Não estou conseguindo me comunicar com a turma.

Gostei das colocações da Flávia, mas tenho que discordar de opinião: a de que hoje em dia o casamento não é "pra vida toda".
Noto que hj as pessoas não se casam pensando em ficar juntas durante toda a jornada (atual). Na inconsciente já trazem embutido o pensamento de que um dia podem se separar. Nos acostumamos mal...
É por pensar assim que muitas vezes escolhemos de forma irresponsável aquele (a) que queremos ao nosso lado. Afinal, se não gostarmos... é só separar.
Vejo muitos casais, jovens, fazendo experimentações e nessa "brincadeira", acabam "sem querer" tendo filhos e constituindo famílias fadadas ao fracasso.

Beijos a todos.
Muita Paz.
Fabrícia.

---
Oi turma, esse é o meu primeiro contato com voces, estou ansiosa para trocar
opiniões.
Quanto ao que eu penso sobre casamento é isso: o verdadeiro casamento existe
com muito AMOR, paciencia, tolerancia,renuncia e muita maturidade, coisa
geralmente que um casal de +/- 25 anos ainda não têm. Aprendi muito no meu
segundo casamento e estamos aqui para isso, se estamos com essas pessoas
do nosso lado é porque precisamos delas para cerscermos.
Um abraço à voce Fabricia e a toda turma.
Rose.
---
Oi pessoal,
Espero que hoje eu consiga colocar as minhas respostas. Concordo com a fabrícia, o pessoas se conhece (só de aparencia porque muitas vezes não se mostra como realmente é) se junta e pronto. Não pensa nas consequencias muitas vezes e por impulso e v~~ao verificar que aquela pessoa não servi porque começa a conhece-la melhor. A queima de etapas como o namoro que e feito para o conhecimento para verificar se realmente são compativel, hoje não existe. E certo dizer que houve um progresso nas relações mas tem sim e muita inrresponsabilidades de atos hoje. porque das relações nascem filhos, que não são programados, pais que não tinham condições nem financeiras e muito menos psicologica para arcar com um novo ser que esta nascendo. E muito facil hoje você no primeiro obstaculo de uma relação se separar, como se casamento fosse uma brincadeira de casinha(cansei vou para casa de mamãe). no casamento tem que ter paciencia, perseverança, compreensão e muito mas muito respeito pelas pessoas envolvidas.

Cris
---
Boa tarde à todos !!!
Em primeiríssimo lugar, nossas boas vinda à amiga Rose... esperamos que goste de nossos "papos", tá bom ???
Estou lendo atenciosamente à todos os emails... e é por isso que eu amo a doutrina espírita, já que esta nos permite momentos assim, de permuta de idéias, de esclarecimentos... quando trocamos experiências e conseguimos esclarecimentos através da doutrina, tudo fica mais fácil.
Não vou falar muito, senão vou ser redundante e repetitiva, pois até o momento todos trouxeram contribuições muito preciosas sobre o tema.
Todos nós somos eternos caçadores vorazes da felicidade. E, em muitos casos a esta se encontra em casarmos, formarmos uma família, termos um lar... só que, espíritos em evolução que somos, com muitos débitos e muitos defeitos a corrigir, acabamos "tropeçando" , e quando percebemos, o casamento está desfeito... isto porque muitos dos casamentos terrenos são programados no plano espiritual, no entanto nos diz também Emmanuel que a maioria dos casamentos, aqui na Terra, visa reajustes, ou seja, são casamentos provacionais e certamente o relacionamento não será dos mais fáceis. Enquanto desencarnados podemos perceber com muita clareza a extensão de nossos débitos e aceitamos nos reunir para diminuir ou saldar estes mesmos débitos. Uma vez encarnados, com a benção do esquecimento dos desajustes passados, nos deixamos envolver, mais uma vez, pelos prazeres que o mundo nos oferece e voltamos quase sempre a falir nos compromissos assumidos.
E é a partir daí, que estão surgindo as novas famílias, que são formados de filhos do primeiro casamento da mulher, juntamente com os filhos do casamento do segundo e do primeiro casamento do homem... e isto é somente um exemplo. O mais importante é que, com toda essa flexibilidade que temos nos dias de hoje, esperamos que o ser humano se conscientize e amadureça seus sentimentos.
“Não te esqueças de que casar-se é tarefa para todos os dias, porquanto somente da comunhão espiritual gradativa e profunda é que surgirá a integração dos cônjuges na vida permutada, de coração para coração, na qual o casamento se lança sempre para o Mais Alto, em plenitude de amor eterno.” (Francisco Cândido Xavier, Emmanuel, “Na Era do Espírito”, cap. 11).
(De “A Vida em Família”)
Beijos à todos no coração.
Rosane.
---
Bom dia !!!

esclarecendo com humildade: quando eu usei a expressão "casamento não é pra vida toda", não quiz afirmar que sou a favor do "se não der certo separa", muito ao contrário.
apenas quiz dizer que antigamente, as pessoas, principalmente as mulheres, não tinham muita opção, pela dependencia financeira, preconceito social, etc

muita paz
Adriana
---
Concordo plenamente com a rosana,só gostaria de
acresertar que nos casamentos de hoje falta o alicerce
que é o namoro/noivado.
beijos...
iva
---
Acho que para muitos o casamento é uma viagem de destino
desconhecido. A descoberta de que as pessoas não devem apenas partilhar o
que não conhecem uma da outra mas o que não conhecem de si mesma.
Casamento para mim deve ser baseado em fundamentos sagrados do lar e
da família.é claro que não me refiro a moralismos arcaicos ( mulher submissa
do homem, os trabalhos do lar só podem ser restringidos a mulher, só o homem
pode fazer tudo....)Não falo de dois espíritos em condições iguais que
buscam mehorar - se e progredir. Duas vidas unidas é mais fácil lutar. Isso
quando há respeito, diálogo, amizade, amor. Não deve ter aquele sentimento
de competição entre os casais mas sim de entendimento . É justamente para
aprendermos a disciplinar os sentimentos, combater o egoísmo é aprender a
ver seu marido seu filho e as outras pessoas como uma extensão de si mesma.
Com certeza amadurece o espírito e o aprimora.E é o que nos
diferencia dos animais primitivos que possuem vários parceiros. O casamento
é uma evolução moral do Homem para quem sabe dar o devido valor à essa
aliança.

Bjos

Bruna
---
na verdade eu penso q se o casal se gosta o bastante nao precisam casar. acho q isso foi norma posta pela sociedade. nao acho necessario q um contrato possa medir o amor de alguem ou mesmo garantir esse sentimento. o amor é construido todo dia toda hora em cada palavra e gesto.
bem nem preciso falar q eu nao vou casar das formas q a sociedade impoe!!! minha mae acha feia a expressao mas eu vou é "morar junto!"

bjos fraternos para todos!

Tatiana

Conclusão