Educar

077a – Tema: Casamento, Família e Lar – estudo


CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e a Educação no Lar


Olá pessoal, tudo em azulzinho com vocês ????
Que a paz do Mestre Jesus esteja presente em seus corações !!!
E então... vamos estudar um novo tema juntinhos ????


Casamento, Família e Lar

De acordo com uma reportagem da revista Época de 29 de dezembro de 2003, o álbum de família moderno requer legendas cada vez mais encorpadas para explicar quem é quem. O retrato atual não reflete mais o modelo clássico, composto de pai, mãe e filhos de um mesmo casamento. Aquele que parece ser o pai é o padrasto; a moça com uma criança no colo não é a mãe, mas uma meia-irmã; os três jovens que dividem o mesmo teto são um casal e uma amiga; e aquela que parecia ser a mãe pode ser na verdade a namorada dela. Divórcio, segundo casamento, os filhos do primeiro juntam-se com os filhos do segundo casamento, pais e mães solteiros, e por aí afora, forma-se na sociedade novos perfis de família.
Vamos conversar à respeito desta nova realidade que está diante de nós, levando em consideração a importância do Casamento, da formação da Família e do Lar ?
O papo vai ser aberto, sem nos mantermos presos à questões, tá bom ???

Abaixo segue um trecho da reportagem da revista Época, para servir de subsídio... vamos ler ?
"...O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar uma nova análise dos dados do último censo. Ela confirma a mudança, na prática, do conceito de família: atualmente, 47% dos domicílios organizam-se de formas nas quais no mínimo um dos pais está ausente. Há gente morando sozinha, avós ou tios criando netos, casais sem filhos, produções independentes e outras tantas alternativas. Algumas são tipicamente modernas, como os grupos de amigos que decidem morar juntos para dividir um apartamento grande, no estilo do seriado americano Friends - e não se trata, no caso, de estudantes de orçamento apertado, mas de adultos com trabalho fixo e contracheque. Outras situações, de temporárias, acabam virando definitivas - como o homem que se separa da mulher e volta a morar com os pais, apenas por alguns dias. Embora o modelo nuclear ainda seja maioria, cresce a incidência de novos arranjos, atesta Ana Lúcia Sabóia, chefe da Divisão de Indicadores Sociais do IBGE.
Na última década, o número de famílias - de qualquer espécie - cresceu duas vezes mais que a população como um todo, embora o número de divórcios tenha triplicado e o de casamentos de papel passado diminuído 12%. Essa aparente contradição sugere que há cada vez mais gente formando famílias a partir de novas bases.Há um desmembramento do que antes era uma única unidade familiar e também mais gente optando por formatos menos tradicionais. Especialistas no assunto explicam que, longe de andar em baixa, a instituição familiar está se adaptando aos novos tempos, assumindo um perfil mais centrado na qualidade das relações entre as pessoas e no desejo de cada indivíduo.
A hierarquia, a obediência e o formalismo que caracterizavam a família no passado deram lugar a uma relativa igualdade e respeito entre todos os integrantes. Mulher e filhos conquistaram espaço e direito a voz, que antes eram exclusivos dos homens. Estes, por sua vez, sentem-se menos obrigados a exercer o pesado papel do provedor. Tanto que, no Novo Código Civil, a expressão pátrio poder foi substituída por poder familiar, que pode ser exercido por ambos os sexos.
Esse novo formato, somado às contingências econômicas de hoje, transformou a família em um refúgio mais atraente do que nunca, a ponto de os filhos permanecerem muito mais tempo na casa dos pais e, em alguns casos, até voltarem para lá depois de uma separação ou um revés financeiro..."
Bem, aguardamos a participação de todos, enviando outras questões, comentários e textos ligados ao assunto, ok ?
Se vc tem alguma sugestão de tema , por favor nos escreva fazendo sua sugestão em: eqpeducar@cvdee.org.br , Ok?:))

Aguardando a participação de vcs, tá legal?:))
Um dia repleto de amor e paz
beijos mineiros, cariocas e capixabas com carinho no coração
Equipe Educar CVDEE
Coordenadores: Ivair e Lu
Equipe: Ivair, Lu, Marcio e Rosane

by: Rosane Casas


Conclusão