Educar

071_ – O Jovem Atual: Movimento por Excelência ? - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar
Eis, Gente Linda, tudo azul azul com vcs?:)))
Vcs andam quietinhos, quietinhos, né mesmo?! Ahh Me-ni-nas e Me-ni-nos! :)))
Falavamos, em uma sequência, sobre as baladas noturnas e o celular na vida de nossos filho: crianças ou jovens; essa semana vamos conversar um cadinho sobre:
O Jovem Atual: Movimento por Excelência ? :))
Outro dia, assistindo à TV, deparei-me com uma socióloga que lançava uma pesquisa sobre o jovem de hoje. Resumida e sinteticamente, dizia ela que o jovem atual tem por excelência o movimento, ou seja, se vai sair à noite, não tem mais lugar certo e fixo para ficar; ele vai onde há maior movimento, maior fervilhação.
Falava , ainda, que o jovem ao mesmo tempo que está no computador , está assistindo a programas de televisão, escutando música, verificando papéis, enfim está elétrico fazendo montes de coisas ao mesmo tempo.
Ainda narrava que o jovem tem a escola, depois tem o curso de língua estrangeira, o esporte, a malhação, enfim está em constante movimento.
Falava, também, que justamente por essa movimentação por excelência, inclusive, as próprias drogas acabaram por se sofisticarem a ponto de serem posinhos ou pílulas que possam também acompanhar esse movimento que eles têm.
Os debatedores , então, comentavam que na época deles(creio que nossa também), tinhamos lugar certo para ir e ficar, faziamos uma coisa por vez e outros comentários no gênero, inclusive comentando que esse comportamento mais parece uma forma visível de insatisfação, em uma busca "incosciente" por algo que lhes possa dar satisfação imediata.
Refletindo sobre o programa e observando a juventude ao redor, verificamos que realmente eles têm essa movimentação se a festa z não está legal, e alguém liga dizendo que o local y está ótimo, lá se vão eles em busca do fervilhante.
Sabemos que a juventude é o descobrir das possibilidades que se apresentam para serem vivenciadas e experimentadas; que o jovem tem pressa com tudo e com todos.
Assim, vamos papear um cadinho sobre esse movimento constante e frenético dos jovens? 🙂
a) Como nós vemos e entendemos essa questão? Concordamos ? Não concordamos? por que?
b) De que forma verificamos junto aos nossos jovens e seu comportamento ante a orientação espírita que procuramos dar?
c) Realmente verificamos nos jovens a inquietaçao, a insatisfação através desse movimento por excelência?
d) Nós acompanhamos os jovens? Os entendemos em suas necessidades? Orientamos?
e) Temos como impedir essa movimentação?
f) Como você entende, observa, compreende o assunto?
Lembrando que você pode responder às questões iniciais propostas, fazer comentários, trazer textos elucidativos, fazer novos questionamentos; ou seja, desde que dentro do tema proposto, pode participar da forma que desejar , ok?:)))
Aguardando a participação de vcs, tá legal?:)))
Um sábado felicidade pra vcs
beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenação: Ivair e Lu
Colaboração: Márcio e Rosane

Conclusão