Educar

065c – Comportamento Jovem : Sexo antes do casamento - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Ois, Gente LInda, tudo azul azul com vcs?:))
O tema da semana que passou nos trouxe muitas reflexões, né mesmo?:))
Hoje entra nosso novo tema, para conversarmos, trocarmos idéias, verificarmos posições em nosso dia a dia, daqui a pouquinho o colaborador da semana deverá estar postando o mesmo, ok?:))
Para concluir nossa conversa sobre Comportamento Jovem: Sexo antes do casamento, trouxemos um trecho do texto de Walter Barcelos, que embora grande vale a pena ser lido e refletido.
"(...)
Educação dos sentimentos
Precisamos educar o coração, porque é dele que se originam as misérias morais de nossa vida: os desejos inferiores e violentos, as emoções perturbadas, as viciações sexuais, as falsidades do sentimento, os adultérios criando separações, ódios, crimes e suicídios, a inveja, a inquietação do amor sexual e outros sintomas desequilibrados da personalidade.
Jesus nos ensinou muito bem de onde nascem as imperfeições da criatura, quando assim se expressou:
"Não é o que entra na boca que macula o homem; o que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem; porquanto do coração é que partem os maus pensamentos , os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências. - Essas são as coisas que tornam impuro o homem: comer sem haver lavada aos mãos não é o que o torna impuro."(Mateus, 15:18 e 19")
Toda a educação no lar está contida na boa formação do caráter e do sentimento dos filhos. A educação sexual está contida primordialmente nessa mesma necessidade, educar o entendimento dos filhos no campo do afeto e do relacionamento, enquanto o tempo favorece o nosso convívio mais profundo com eles.
Os graves problemas de relacionamento afetivo entre o homem e a mulher, seja na juventude ou na madureza, antes de tudo, são quedas do coração, tendo origem nos maus sentimentos acumulados pelos parceiros. Esses problemas do coração humano infelicitam tanto os jovens como os adultos.
Inadiável preparar o caráter e a moral de nossos filhos, à luz dos princípios do Espiritismo, para que possam superar os desastres morais. As tragédias conjugais e as paixões amorosas que assolam as famílias, na atualidade,. criam sofrimentos para a existência atual, no amanhã espiritual e, logicamente, nas futuras encarnações, até serem resolvidas com o verdadeiro perdão, com a verdadeira reconciliação pelos laços da simpatia e do amor espiritualizado.
A fim de avaliarmos a amplitude das doenças morais nascidas da energia sexual mal dirigida, discriminaremos algumas delas:
- a inquietação sexual acusando psiquismo desequilibrado;
- a viciação incontrolável do prazer sexual;
- o desrespeito aos sentimentos do parceiro ou da parceira;.
- a falsidade do amor na união matrimonial que nasce das promessas não cumpridas;
- as antipatias que perduram na união conjugal;
- a infidelidae matrimonial;
- a frieza sentimental dos casais;
- a brutalidade masculina para com a mulher: sua esposa e companheira;
- o ciúme doentio, que flagela o outro cônjuge;
- as separações dolorosas de casais trazendo aflições e distúrbios emocionais aos filhos;
- as paixões incontroláveis que levam os parceiros sexuais ao homicídio e ao suicídio;
- a frustração amorosa que favorece as obsessões na vida familiar;
- o aborto criminoso e
- a prosmicuidade sexual do homossexualismo.
São problemas da alma e do coração humano, de grande perturbação, cujos desequilíbrios se alongam por vezes em séculos de remorso, sofrimentos e alienações, exigindo esforços prolongados nas encarnações para reeducação e reconciliação das almas enleadas nas mesmas causas de abuso, crueldade e deslize afetivo-sexual.
A orientação Sexual Espíita destina-se a instruir e renovar, educar e aperfeiçoar a criatura em seus sentimentos e sua vida mental para um mundo novo do amor sexual espiritualizado.
Os objetivos do Evangelho Divino vão muito mais além do que as metas da educação sexual humana, porque visa ao espírito eterno e necessita da adesão íntima da criatura com a consciência e o coração para o seu aperfeiçoamento moral e espiritual na Terra e na Vida Espiritual.
Preparação Evangélica
Devemos preparar nossos filhos na área da orientação sexual, desde tenra idade, dia a dia, à luz da moral evangélica e dos ensinos da Doutrina Espírita , de maneira gradativa, procurando na medida de nossas possibilidades:
=> Incentivá-los a conhecerem a si mesmos, na análise de seus pensamentos e desejos, a fim de perceberem suas próprias deficiências e problemas íntimos, para dominá-los. Isso não é trabalho fácil para ninguém, mas não há outro processo de educação, se não quisermos vê-los enveredarem pelos caminhos da irresponsabilidade.
=> Ensinar pacientemente a cada filho a disciplina de si mesmo, desde quando ele passa a conhecer as próprias emoções e desejos.
=> Ensiná-los que, em matéria afetiva, cada um é responsável perante a Justiça Divina, a partir das pequenas faltas por pensamentos, palavras e atos e que temos compromissos pessoais por elas perante Deus. Repetir sempre as mesmas lições de esclarecimento, fazendo-os entender que teremos que responder por todas as ações nossas que causarem prejuízos materiais, financeiros, afetivos, morais e espirituais a outrem, seja ele homem ou mulher. Isso não é levar ao medo que gera inibição sexual, e sim conscientizar sobre a Justiça Incorruptível que governa sobre todas as criaturas encarnadas ou desencarnadas.
=> Fortalecer o coração dos filhos com a fé e o amor a Deus, para enfrentarem e superarem com coragem moral os imensos e profundos desquelibrios sexuais por que passa a Humanidade.
=> Estimular os filhos a cultivarem a pureza de intenção para manifestarem sua afeição com sinceridade ao outro sexo, explicando-lhes as faltas graves que cometerão e as quedas morais que experimentarão, em virtude da falsidade sentimental e do desrespeito no relacionamento amoroso, seja no simples namoro, no noivado ou no matrimônio.
=> Dizer-lhes que a atração sexual sem o amor sincero no coração é simplesmente paixão passageira que não sobreviver às primeiras dificuldades e problemas da união conjugal. Paixão é amor desequilibrado e desorientação dos sentimentos, sucetível de criar grandes confusões e problemas de quem os preserva.
=> Dirigir o sentimento deles para entenderem que o amor verdadeiro a um homem ou uma mulher, além da realização plena do ato sexual, não pode dispensar: o perdão e a paciência, a bondade e a delicadeza, o respeito e a amizade sincera. Não existe amor verdadeiro sem virtudes no coração.
=> Esclarecer a inteligência e o coração dos filhos com as normas divinas do Evangelho, fazendo-os compreenderem que não devem brincar com os sentimentos dos outros, transformando as pessoas em simples objetos e verdadeiros bonecos em nossas mãos, nem mesmo no rotineiro namoro, pois, se as leis humanas não nos culpam e nem nos aprisionam pelos nossos erros e prejuízos nascidos do sentimento mal dirigido, as LEis de Deus, ao contrário, nos analisam desde as menores faltas, aplicando a Justiça Infalível que dá a cada um de acordo com suas ações.
=> Falar-lhes que somente voltaremos à tranquilidade da consciênica com o devido reajuste, através de duras expiações e provações em futura encarnação.
=> Instruí-los com entendimento, sem precipitação ou exigência de conduta moral irreprensível, mas que façam o melhor no campo dos sentimentos para serem mais felizes na consciência e no coração.
Amparemos nossos filhos, orientando-os para o crescimento moral e espiritual, a fim de que, amanhã, possam ser melhores na posição de esposos e esposa, onde o amor espiritualizado seja a força interior da união duradoura.
Educação Sexual com Doutrina Espírita é por excelência a reenducação dos sentimentos.
O Espiritismo não prega a liberdade na satisfação dos instintos e nem a proibição que alimenta o medo, a inibiação e afrustração no desempenho sexual.
Os princípios morais do Evangelho estudados e meditados, sentidos e compreendidos, praticados e testemunhados juntos aos filhos constituem a maior fonte de iluminação, porque permanecem infinitamente acima de todos os compêndios respeitáveis da ciência sobre sexualidade humana, por trazer na sua pureza o Código Universal de Sabedoria e Amor, ensinando-nos a aplicar com amor e respeito, disciplina e controle as nossas energias biofisiopsicossexuais. "
(Barcelos, Walter. Educação Sexual. in: Educadores do Coração. Belo Horizonte: União Espírita Mineira, 1999)

Um sábado felicidade
beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenadores - Lu e Ivair
Colaboradores - Rosane e Márcio

Conclusão