Educar

064c – Comportamento Jovem : Existe idade certa para se começar a trabalhar ? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

Boa tarde à todos os participantes !!!!
Muita paz e harmonia !!!

CONCLUSÃO: Comportamento Jovem : Existe idade certa para se começar a trabalhar ?

Até os 14 anos, o jovem deveria preocupar-se somente em estudar e em se divertir. Mas a realidade atual é que nas famílias estão passado por pobreza extrema e o trabalho informal ganha margem e vemos os jovens precisando sair em campo para o trabalho cada vez com menos idade. Temos que encarar que cada caso é um caso no que tange à idade certa para se começar à trabalhar. Maturidade, além de idade, também é fator preponderante neste assunto. Outro fator é o tipo de trabalho a ser realizado e a jornada de trabalho a ser cumprida. O jovem até completar o ensino médio deve compatibilizar o trabalho com os estudos dentro e fora de sala de aula. E também, ter tempo para ser jovem. Com certeza, o trabalho amadurece e seguindo regras e bom senso, não irá jamais atrapalhar os estudos. Muito pelo contrário... como disse nossa amiga Rita : "O trabalho agrega responsabilidades."
Segundo o IBGE, somam-se em nosso país 33 milhões de jovens, com idade entre 15 e 24 anos. No mercado de trabalho desses 33 milhões de jovens, grande parte está procurando seu "lugar ao sol". Em pesquisa online realizada pela revista Marie Claire e pelo site Diga-me, 958 jovens brasileiros entre 15 e 24 anos revelam que sua meta principal é a realização profissional. Por isso, quando teem condições, investem em cursos, treinamentos e, quando há possibilidade, ingressam em uma universidade. Só que em contrapartida, o Brasil dá poucas oportunidades ao jovem de conseguir seu primeiro emprego. O Governo está em uma tentativa de minimizar o problema, criando o programa "Meu Primeiro Emprego", que pode-se por assim dizer estar em fase de implantação de vai depender principalmente da boa vontade dos empresários de darem esta oportunidade que os jovens tanto precisam.
O que concluimos é que, trabalhando, o jovem sai da área de risco que o tráfico e a criminalidade oferecem, com a promessa de conseguir dinheiro "fácil" e este mesmo jovem pode almejar um futuro melhor para si e para a sua família.

Uma tarde repleta de amor e paz
Abraços catarinenses, mineiros, cariocas e capixabas

Colaborem nos ajudando a escolher temas enviando suas sugestões para o e-mail descrito abaixo.

Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenação: Ivair e Lu
Colaboração: Rosane e Márcio

Conclusão