Educar

061b – Tema: A criança e os afazeres Domésticos - nosso papo sobre 01

[Luiz Vasconcellos] Na educação infantil os afazeres de casa feitos pela mãe (normalmente) e a manutenção feita pelo pai, serão copiadas pelos filhos, nem sempre eles terão a responsabilidade dos afazeres, não podemos esqueçer que um dia cresceram, Ensinar aos filhos os afazeres de uma casa faz parte da educação, e eh muito importante para o furturo deles ao crescerem um pouco mais sera importante a ajuda a mãe e ao pai em tal afazeres.
---
Ois, Gente Linda do coração, tudo joiiinha com vcs?:))
OI Dennya, seja bem-vinda aos nossos estudos :)) Ficamos felizes em vê-la conosco, tá?:)) A gente irá fazer um tema especial para essa questao de mãe/pai pela primeira vez, combinado?:)))
Cris, gostei da forma como podemos passar responsabilidade e ajudar em uma educaçao intelectual tb; entao a gente pode verificar uma união entre a educação solidária-social(se é que podemos chamar assim) que visa a educar quanto a disciplina, a colaboração, a solidariedade entre os entes familiares e a educação intelectual, ajudando a reforçar na criança menor a matematica, as cores, o tempo, etc.
Rosane, achei muito interessante vc colocar a questão da diferença na formulação da educação quanto aos afazeres domésticos entre meninOs e meninAs.
Fiquei aqui pensando.... a gente sempre fala da busca de igualdade, de uma educação igualitária; mas no momento em que separamos essas pequenas coisas, tais como: deixar o quarto arrumado, arrumar sua cama, ajudar a colocar a mesa, etc colocando-as mais como uma função da meninA não estamos ajudando a manter as diferenças, os preconceitos? Esta diferenciação deve existir mesmo? Ou devemos buscar uma conduta educacional igualitária?
Fabrícia, muito legal a lembrança de é necessário tb a percepção da faixa etária e ir fazendo uma graduação de "obrigações: e interessante tb essa colocação de que "É um meio de ajudar a despertar nela responsabilidade, espírito de colaboração e organização, o que não faz mal a ninguém."
Fiquei aqui pensando que muitas vezes a gente "cobra" do outro coisas que ele simplesmente nao aprendeu dentro de casa, e essa questao da colaboraçao com os afazeres domésticos é uma delas.
Sônia, uma boa lembrança a de que educamos e dentro dessa educaçao, respeitando-se o tempo, o desenvolvimento, a necessidade infantil, devemos tb fazer a criança se habituar - gostei muito desse termo habituar.
Luiz Vasconcelos uma parte de sua colocação me fez aqui refletir e queria que todos nós pensassemos juntos :)))
A colocação foi a seguinte:
"Na educação infantil os afazeres de casa feitos pela mãe (normalmente) e a manutenção feita pelo pai, serão copiadas pelos filhos" ; então como entraria a questão de buscarmos harmonizar as atividades do lar? demonstrando que todos, igualmente, são responsáveis pela manutenção de uma casa limpa, arrumada, harmonizada, onde a solidariedade, disciplina e responsabilidade tb existam independentemente de ser pai, mae, filho , filha, etc?
Que que vcs acham?:))
Dia cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração

---
Boa Tarde pessoal,

Sobre um tema especial, eu adorei...

Na minha opinião devemos sim colocar a responsabilidade
como um todo para a família.Ou seja, se eu preparei o
almoço sozinha então vou comer sozinha? Não, todos da
casa vão comer...não é?

Devemos incutir essa idéia de colaboração, onde todos os
membros da família são responsáveis por tudo que
acontece, desde os afazeres domésticos como também da
própria harmonia do ambiente.

A colaboração deve -se fazer presente sempre e com a
certeza do prazer em se está fazendo algo para a família
que se volta num bem para nós e que de certa forma
trará "mais união" e não será encarada como uma
obrigação.

Abraço a todos

Dennya
---

Conclusão