Educar

061a – Tema: A criança e os afazeres Domésticos - nosso papo sobre

O tema é complexo.
Ao se falar de trabalho infantil doméstico é preciso considerar o tipo de ambiente familiar e a colocação das tarefas.
Cobrar de uma criança de 4 anos a obrigação de cumprir com tarefas que tiram seu direito de brincar e ser criança, não é uma atitude louvável.
No entanto, educá-la para manter seu quarto e brinquedos arrumado (e cobrar isso dela) não é nada de mais.
É um meio de ajudar a despertar nela responsabilidade, espírito de colaboração e organização, o que não faz mal a ninguém.
Já no caso de um adolescente, não acredito que seja nada de mais delegar funções doméstica, como lavar a louça, colocar o lixo para fora, etc.
Uma família, assim como uma colméia e os demais sistemas naturais, deve funcionar de forma integral e cooperativa.
Impedir os filhos e evitar que assumam esses papeis pode ser até perigoso, pois quando a vida e a sociedade cobrara isso deles, talvez não saibam com agir, despertando rebeldia e autoritarismo.

Abraços,
Beijos a todos.
Fabrícia.
---
Oi Pessoal !!!
Tudo bem com vcs ?!?
É a minha segunda participação na sala .... espero estar a contento ....
Bom ... Sobre o trabalho doméstico é um tema complexo, como já escreveram ...
Eu acredito que o trabalho deve ser legado a criança sim ... desde que seja feito com bom senso e dentro das possibilidades de execução da criança ... além de ser um meio de ajudar no aprendizado .. por exemplo: "Vamos ajudar a mamãe a arrumar a mesa !?? Quantas pessoas almoçam hoje ?!? 4 ?!? Então são 4 pratos, 4 garfos, e etc ... "
O trabalho que eu entendo não é o de, única e exclusivamente, de produzir ou de se fazer algo e sim criar responsabilidade na criança.
Educar com disciplina é fundamental .. e como educar com disciplina sem legar afazeres e obrigações ?!?
Fica a minha pergunta pois como tenho um filho de 1 ano e 5 meses preciso de orientação nesta difícil e prazerosa tarefa que é a educação :o))
Abraços fraternos
Cris Loureiro
---
Olá amigos,


Tudo na vida precisa de exercício para criarmos o hábito. O principal papel
dos pais não é educar? As pessoas conseguem viver sem os afazeres
domesticos?

Para mim, os valores e limites devem ser implantados na infância e
principalmente dentro de casa. Educar é ensinar nossos filhos para o
desempenho fora da nossa casa. É assim, que teremos pessoas organizada,
limpas e solidárias.

O que não podemos fazer é delegar OBRIGAÇÕES para uma criança que ainda nem
sabe da importância daquilo que é solicitado fazer.

Vejo esse desempenho mais como um segmento da EDUCAÇÃO e não como obrigação
desses afazeres. E assim, vamos desenvolvendo valores e hábitos muito
importantes na vida, sem JAMAIS esquecer que tudo tem a sua época própria e
que neste momento o ESTUDO e a BRINCADEIRA são fundamentais para o seu
psicológico.

Soni@@@@

----
Boa tarde, pessoal !!!!
Bem, concordo com todas as opiniões aqui expostas, sem exceção (ih, escrevi certinho ??)
Como disse bem a Fabrícia, temos que despertar o censo de responsalidade da criança e, é claro, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento de cada uma.
E a Cris comentou sobre para educar a disciplina é fundamental. Também concordo, mas temos que disciplinar educando, em conjunto. Também, eu não consigo enxergar educação sem disciplina e vice-versa.
Podemos, no meu modo de ver, deixar que nossas crianças criem hábitos como arrumar a própria cama, lavar a louça, guardar seus próprios brinquedos e roupas. É claro, não vamos exagerar a ponto de prejudicar os estudos e a hora da criança ser criança, mas aos pouquinhos, algumas responsabilidades vão fazer muito bem as crianças.
Tenho duas filhas gêmeas e elas tem 9 anos. Elas estão "loucas" para aprender a cozinhar. Elas me ajudam a fazer um bolo, mexer a panela, refogar o arroz, enfim, pequenas coisas. Assim, vão despertando o interesse que para mim foi muito complicado. Aprendi a cozinhar depois que casei, pois minha mãe não deixava que eu chegasse perto da cozinha...
As meninas já tem um censo maior de responsabilidade, são mais cuidadosas e até gostam de ajudar a mãe. Os meninos é que não gostam muito. E o pior, quando crescem, se tornam adultos do mesmo modo: deixam suas roupas espalhadas pela casa, querem tudo na mão, etc.
Nenhum preconceito contra os homens, por favor, mas ainda nos dias de hoje, tarefa doméstica ainda é sinônimo de mulher. Claro, tem exceções, eu até conheço, mas a maioria... quem sabe faltou um incentivo quando criança, hein ????

Beijos à todos.
Rosane.

Conclusão