Educar

059_ – Tema: Relacionamen to Afetivo Familiar com Dependentes Químicos - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar


Olá irmãos e irmãs como vocês estão? Espero que estejam bem.
Que Jesus ilumine cada passa que damos.
Vamos debater um bocadinho???
Contamos com a participação de vocês

Tema da semana: "Relacionamento Afetivo Familiar com Dependentes Químicos"

A dependência química é um dos grandes fatores que hoje compromete a harmonia das famílias. Sabemos que diversos casos de agressões físicas são por conseqüência de algum tipo de dependência química. As famílias são as mais afetadas por estes tipos de vícios, que maltratam todos aqueles que amamos e que nos amam. Há uma complexidade muito grande em se diagnosticar os motivos que levam a tal dependência, incluindo questões sérias de reencarnações. Mas cada caso é um caso e o que não podemos deixar é que estas pessoas que tanto amamos se estragar no vício. Por estar mais ligada ao viciado, a família é o maior ponto de apoio que podem receber aqueles que sofrem de tais dependências.
No seio das famílias podem existir um pai, uma mãe, um filho ou uma filha, que esteja fazendo uso de substâncias viciantes, o que quer dizer que dependência pode não estar relacionado com imaturidade juvenil, e nem quer dizer também que todo jovem pode fazer uso destas substâncias. A idade não diz nada, pois tem muitos pais que fazem uso destas substâncias e possuem filhos que nada tem a ver. Sabemos que em questões reencarnatórias podemos ter um pai com baixa evolução moral e um filho com alta evolução moral.
Sabemos também que muitos casos de obsessão se dá devido ao uso destes tipos de substâncias químicas, onde o encarnado abre campo para que entidades ainda apegadas ao vício terreno, possa se alimentar do fluido vital do encarnado dependente químico. Esta situação pode se agravar ainda mais devido a extensão desta situação de dependência por vários anos consecutivos, onde as entidades de baixa moralidade criam elos fortes de afinidade com suas vítimas, tornando difícil se livrar da dependência, mas nada é impossível para quem quer mudar.
É muito preocupante os índices de violência familiar devido a tais vícios, porque muitas famílias ficam de mãos atadas perante um caso desse, mas não se pode desistir, é lutando um pouco a cada dia que se chega a luz do fim do túnel.

Abaixo está algumas questões para que possam servir de estímulo para os debates. Ok???

1- Se o dependente químico for um pai, como o resto da família pode ajudar?
2- A partir de que ponto é considerado omissão perante um caso de dependência química?
3- A sessão de desobsessão pode resolver por completo um caso de dependência química?
4- A dependência química de um pai pode ser causa de uma dependência de um filho?
5- Quais são os principais pontos a serem conquistados para um dependente buscar ajuda?
6- A família de um dependente pode de certa forma atrapalhar e complicar a dependência do dependente?
7- No que a família pode ajudar a um dependente químico a se livrar de tais vícios?


Conclusão