Educar

047a – Tema : Família e Carnaval - nosso papo sobre

Oi tudo em paz?
faz algum tempo que não participo das discussões, mas estou sempre lendo o
que se passa.
sobre o tema eu particularmente adoro o carnaval e acho que não precisamos
ser tão radicais em relação a ele, o incentivo exagerado ao uso de bebidas e
sexo existe, mas não é por isso que não devemos nos divertir no carnaval,
acho que tudo depende do modo que passamos isso para os nossos filhos. Eu
por exemplo todo ano levo meus filhos em alguma matine e também na minha
cidade existe desfiles de várias bandas, cada uma sai em um bairro
diferente, 2 por dia e é muito legal, tem pessoas de todas as idades
dançando e brincando atraz das bandas, sem falar nos bailes na praia a
noite, como eu gosto muito, costumo passar para eles a alegria do carnaval,
e só levo eles nestes lugares onde a diverssão é para a familia, para o mais
velho( 10 anos) quando mostra alguma coisa errada na tv, não deixo passar em
branco, costumo falar com ele a respeito e mostrar a diferença entre o certo
e o errado, resumindo minha opinião, acho que da muito bem para se divertir
e passar valores morais para nossos filhos ao mesmo tempo.
Um grande abraço à todos
Helena
---
Um ótimo dia e uma semana de muita paz todos.
Rosane.
a) Falamos para nossos filhos não participarem do carnaval?
Depende muito também de como os pais encaram esta festa. Se a família espírita cria seus filhos sem incentivá-los desde criança a usarem fantasias e brincar o carnaval, é bem possível que quando forem jovens não ligarem para isto. O importante mesmo é dialogar com os filhos e explicarem o significado do carnaval e os perigos que encontramos nos seus festejos. Lá em casa, procuramos viajar para lugares sem contato algum com o carnaval.
b) Impomos aos nossos filhos que eles façam parte de grupos de jovens que se encontram durante os dias de Carnaval?
A imposição não é uma forma satisfatória de agir. Quando os filhos ainda são crianças, fica muito mais fácil de se lidar. Agora, com o jovem requer muita sutileza e, volto a repetir, diálogo constante.
c) Qual sua opinião sobre o carnaval e como sua família decide sobre ele?
Particularmente, o carnaval para mim é um feriado muito bom para ficar com a família, já que raramente tiro férias no trabalho. Então, se não der para viajar como gostaria, vamos para o clube que somos sócios, à praia, ao centro espírita que frequentamos onde tem um plantão espiritual... procuramos cuidar do corpo e do espírito de forma também a não afetar o lazer das crianças. Combinamos sempre de fazer a vontade um pouquinho de cada um.
d) Podemos aproveitar esses dias para promover uma reunião familiar?
Com certeza. Alias, apesar de nunca de participado, existem reuniões onde várias famílias se reunem, como a COMMERJ e o ENEF. Este ano não fui, pois não foi muito divulgado no Centro onde frequento e perdi o prazo de inscrição, mas ano que vem eu e meu marido pretendemos ir com as crianças.
---
a) Falamos para nossos filhos não participarem do carnaval?
R: Devemos educar nossos filhos não os escondendo do perigo, mas os preparando para tais desafios da vida. O carnaval é uma data como as outras pagãs que tem sempre dois lados (bom e ruim), e se não soubermos educar nossos filhos para escolher um dos lados, com certeza teremos dores de cabeça. Lembrete: Os dois lados do carnaval devem ser expostos e explicados, para que nossos filhos saibam na hora certa optar pelo melhor caminho.

b) Impomos aos nossos filhos que eles façam parte de grupos de jovens que se encontram durante os dias de Carnaval?
R: Não devemos impor nada, para isso a educação deve ser efetiva e sem barreiras, para que o esclarecimento seja a melhor ferramenta que nossos filhos tenham nestas horas.

c) Qual sua opinião sobre o carnaval e como sua família decide sobre ele?
R: O carnaval pra mim é uma festa pagã onde as pessoas de todas as religiões são beneficiadas pelo feriado e alguns descobrem muitas atividades interessantes e construtivas até mesmo no âmbito religioso. É uma festa onde se rola de tudo, porque é uma festa popular e infelizmente o povo é assim composto de pessoas boas e más, devido a isso temos pessoas afim de se divertir e pessoas a fim contribuir para sujar as páginas dos jornais nesta época. Por isso é que o carnaval tem dois lados bom e ruim. O bom é aquele que nossos antepassados nos trouxeram, folia e alegria em atos de extremo respeito, onde tem aquele ritmo que empolga os presentes que não conseguem ficar parado um só segundo e não deixa dormir os cansados, pois é muito envolvente e sadio. Mas o lado ruim infelizmente consegue tirar um pouco o brilho da festa, onde temos batedores de carteira, consumidores e traficantes de drogas, alcoólatras que infelizmente matam muita gente nas estradas e por aí vai, pois se for eu citar aqui tudo de ruim que acontece nesta época é capaz de ficar a noite toda aqui digitando. Mas então meus amigos, nossos filhos precisam saber de tudo isso e conhecer os dois lados desta festa que é do povo e mais popular que esta comemoração não há, então devemos também além de educar nossos filhos para isso, também mostrar a eles ao vivo como se processa a coisa.
Minha família fica toda em casa descansando e acompanhando a folia pela tv, nós nunca fomos chegados a pular carnaval, para a sociedade e para os vizinhos somos caretas. Eu particularmente adoro o carnaval da Bahia, agora que a tv bandeirantes transmite o carnaval direto de Salvador, eu sempre acompanho, pela tv os trios elétricos, prefiro assim eles lá se divertindo e eu cá ao meu modo também me divertindo.

d) Podemos aproveitar esses dias para promover uma reunião familiar?
R: Claro sem dúvida se todos estiverem de acordo, pode se fazer uma reunião até mesmo com o pessoal do Centro, para que juntos inspirando a doutrina possam analisar e debater a data em si e chegar talvez a um consenso.

Este tema é muito polêmico quanto a deixar ou não nossos filhos ir ao carnaval, e sei que muitos pais vão ao carnaval só para monitorar seus filhos, mas de nada adianta o que está pra acontecer só se pode evitar antes porque na hora não se pode fazer nada. Por isso eduquemos nossos filhos para que daqui a alguns anos estejamos tranqüilos, e quem já tem filhos grandes, devemos é sempre ficar de vigília e não vacilar porque na hora que a gente menos espera o mal já está feito. Mas nada de obrigar e impor, porque a ira de um jovem pode ter conseqüências desagradáveis, vamos com calma pessoal e não se esqueçam que o diálogo é a melhor solução.


Abraços capixabas e recheados de humildade e paz,
Márcio.
---
a) Falamos para nossos filhos não participarem do carnaval?
Não devemos proibir, mas explicar o que acontece nos bailes de carnaval. Por que tudo que é proibido e não explicado chama atenção fica extimulante. Mas como tudo e habito e exemplo para as crianças, se os pais não frequentão não levando desde pequeno e não frequentando não havera extimulo não havera a vontade da criança ir.


b) Impomos aos nossos filhos que eles façam parte de grupos de jovens que se encontram durante os dias de Carnaval?
Não devemos impor mas encentivar,

c) Qual sua opinião sobre o carnaval e como sua família decide sobre ele?
Não vamos a festa mas tiramos os dias para descansar ir a praia, passeas
d) Podemos aproveitar esses dias para promover uma reunião familiar?
Com certeza e um belo periodo para reunir a família
(Cristina)
---
Olá, pessoal....
Respondendo ao tema da semana, Carnaval, vou contar que eu também não sou muito de festejar. Na minha cidade temos desfile de escolas de samba e dizem aqui (mas não acredito muito) que é o terceiro melhor do país (Rio - São Paulo - Joaçaba). Bom, o fato é que é um evento cultural que envolve toda a comunidade, não só da cidade, mas de toda a região e muita gente trabalha nos preparativos e depois sai na avenida (eu mesma já participei por 4 anos, depois parei). É uma festa que não apresenta grandes "riscos" para quem participa. Mas reconheço que há outros "lados" mais perigosos (e aqui mesmo tem muito disso também).
bom, o importante é mostrar sempre a verdade, a realidade aos nossos filhos e SEMPRE orientá-los (porque os perigos não estáo só nos locais e nas épocas de carnaval, mas em todo lugar e a qualquer hora). Não adianta muito nos isolarmos, não adianta também impor a eles o que pensamos e os nossos gostos e preferências, isso em todas as ocasiões, não só no carnaval. Se os educarmos sempre para o bem, frente ao carnaval não será diferente... se eles sempre tiverem um padrão de moral cristã, saberão até se divertir sem excessos e com os cuidados necessários.
E se pudermos ensiná-los a valorizar (e preferir) os momentos de paz e convívio família, melhor ainda. Se toda a família se habitua a buscar a harmonia sempre, o carnaval poderá ser visto como um feriado propício para uma viagem, um programa diferente da rotina, enfim... tudo depende de como nos conduzimos a vida toda, lembrando sempre que os filhos tem sua individualidade, seu livre arbítrio e nada podemos impor, sem esclarecer e sem dar o testemunho.
Beijos a todos e muita paz
Ana
---


Conclusão