Educar

046a – Tema: Violência Sexual Infantil -- conversa sobre

Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Como podemos definir a Violência Sexual Infantil?
R: A violência sexual na maioria dos casos acontece em casa e com membros da própria família, o que atrapalha a detecção deste tipo de violência para que os responsáveis sejam punidos.
A violência sexual é aquela que praticada envolve a sexualidade da vítima, onde existe um agressor que abusa sexualmente da vítima.
Eu considero como violência sexual a manipulação da genitália da vítima mesmo que não aja penetração na mesma. Não sei se a legislação brasileira considera o tal ato como agressão, mas considero este ato desde já uma violência sexual, onde a vítima fica marcada pelo resto da vida, até os casos de sexo oral, também não sei se a legislação brasileira considera como violência sexual, mas eu considero ambos os dois atos como de muito gravidade.
Mas a palavra _abuso_ em si mostra que só é abuso quando ocorre um exagero de algo que havia um limite mas este limite foi desrespeitado e por isso é um _abuso_.

2 - O que podemos entender como causas psicológicas desse problema?
R: Quem faz este tipo de coisa é considerado como um doente mental e tratado como tal.
Um maníaco sexual que sem controle abusa desde cedo de diversos meios para se satisfazer sexualmente e sua mente sem controle não consegue distinguir as pessoas (atacando os familiares), ou tendo uma mente com controle mas doente do mesmo jeito escolhe o perfil de suas vítimas (atacando, só crianças, ou só mulheres, ou só meninos, ou só meninas, etc.).

3 - E como causas espirituais?
R: O espiritismo explica muito estas questões de doença mental que na sua maioria tem como relação e causa a obsessão. Pois um espírito que já vem por séculos cometendo estes delitos, nesta encarnação não faltará apoio da espiritualidade inferior que em certos casos coordena e até controla estes espíritos reencarnados com as chagas dos erros pretéritos, o que pode ser evitado procurando controlar estas sugestões maléficas e buscando ter bons pensamentos e boas atitudes.
Lembrando que só a obsessão não é capaz de transformar um espírito bom em um maníaco sexual, mas se o espírito encarnado tiver estas fraquezas sexuais como chagas a serem tratadas e eliminadas terá assim um enfrentamento bastante duro e contínuo contras as forças do mal, se for forte o bastante para isso né!?

4 - Qual a atitude mais sensata a tomarmos, frente à um caso de abuso, com o praticante do abuso?
R: Nos casos atuais prender o acusado em um manicômio judiciário ou em uma penitenciária comum, mas na visão espírita deveria ser tratado e _se for o caso_, ser desobsediado para que possa recomeçar o seu caminho na estrada evolutiva.

5 - E como auxiliar de forma eficaz quem foi abusado?
R: Deve ser tratado o perispírito, que grava todas as impressões causadas do abuso e que poderá gerar traumas e fobias em outras vidas. Só no CE é que o perispírito _poderá_ conseguir totalmente ou parcialmente eliminar ou diminuir as más impressões do abuso.

6 - Como atuarmos, tanto na condição de pais e educadores, como na de espíritas, para auxiliarmos a resolver esse problema?
R: Se somos pais, educadores e espíritas ao mesmo tempo a atitude é uma só, a de buscar justiça, para que na legislação humana o agressor tem uma _oportunidade_ de se reabilitar, mas devemos procurar perdoar o agressor, que como todos merece o perdão. _É perdoando que se recebe._ O espiritismo é a doutrina que ensina o que o perdão é capaz de fazer e o que o não perdão é capaz de acarretar. _Perdoar sempre, porque não sabemos a hora em que precisaremos ser perdoados._

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz,
Márcio.

Conclusão