Educar

045c – Tema: Super Proteção - conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Eis, Lindinhos e Lindinhas, tudo azul azul com e pra vcs?:))
Conversamos bastante sobre a super proteção não é?:)) Coisas que irremos sempre estar refletindo na nossa conduta de sentimentos para com nossos filhos. Na realidade tinhamos mais alguns aspectos para conversarmos, e com certeza iremos voltar ao tema para papearmos mais um cadinho :))

a) qual a diferença entre proteção e super-proteção?

A proteção é o sentimento existente de querer somente o bem a quem amamos, fica ele adstrito entre o sentir e o educar de uma forma equilibrada, com medos e receios, mas deixando também que o outro caminhe e tome suas próprias decisões (livre-arbítrio).

A super-proteção é quando esse sentimento ultrapassa a normalidade, impedindo que o outro vivencie suas próprias experiências, seja por qual desculpas por mais convicentes que pareçam que possa justificar esse impedir ao outro de caminhar.

b) Até onde vai a proteção e quando ela resvala para a super-proteção?

A Helga, a Viviane, a Ana, A Gilceleide colocaram objetivamente que a super-proteção se inicia no momento em que há o impedimento de que o outro(filho(a), namorado(a), marido(mulher), etc.) possa caminhar por ele mesmo.

c) quais as relações entre educar e proteger, educar e super-proteger?

Entra aqui duas questões: uma a de que a educação dada de forma confiante dentro de valores, não só intelectuais, de conhecimento sobre os fatos, mas principalmente morais ; tem ela o objetivo de intrinsicamente proteger, uma vez que ao se dar a estrutura , a base, há como consequência a proteção naturalmente existente na própria formação.

Outra , a de que embora se esteja procurando dar essa educaçao , vivemos em sociedade e esta sociedade no momento presente encontra-se violenta, com convites abertos os quais, mesmo que se condene, os trata com normalidade para as drogas, a sexualidade exagerada e outros tantos convites negativos; aos quais , muitas vezes, por mais que a educaçao seja dada de forma estruturada ao bem; não sabemos a tendência do espírito que nos veio em reajuste. E essa fato traz uma insegurança maior, a qual gera também um maior sentimento de proteção limitrofe do sentimento de super-proteção, sem chegar a ela.

A super-proteção vem do extrapolar do sentimento de insegurança, de medo ou do próprío espírito ainda arraigado em "autoritarismo"(devemos nos lembrar das diferentes evoluções dos Espíritos) e nesse aspecto pouco tem de educativo.

d) Qual seu entendimento ou sua questão, procurando correlacioná-la à visão espírita, quanto à proteçao e quanto à super-proteção?

Temos aqui vários aspectos : um, a da educação no sentido de formação moral, a qual tem no seu bojo o aspecto de proteçao( pois quando se sabe, quando se conhece, maior o meio de se poder raciocinar sobre todos os aspectos); aliado a isso entra a questão do livre-arbítrio: cada qual é livre(ou deveria ser) para decidir por si mesmo qual caminho irá percorrer/escolher; outro aspecto, ainda, seria o da perfeição moral, que englobaria a questão das virtudes, do conhecimento de si mesmo, das paixões, do egoismo.

e) protegemos ou super-protegemos nossos seres amados e/ou nossos familiares ?

A maioria de nós com certeza protege nossos seres amados e/ou nossos familiares, alguns extrapolam esse proteger resvalando para o super-proteger.

Surgiram durante o estudo as seguintes questões:
a) Até que ponto a gente pode confundir as preocupações do bem querer com a proteção excessiva?
b) Até que ponto o nosso medo em ver quem amamos sofrendo, sentindo tristeza, tendo decepções, esteja errando ou esteja equivocado etc, se mantém dentro de um parâmetro normal ou quando ele ultrapassa essa normalidade?

Questões estas que deixaremos sem uma conclusão, para que todos, visto que as respostas dependerão do contexto, da situação e do vivenciar de cada um. Então elas ficam para nossa reflexão, ok?:)

Uma noite cheiiinha de amor e paz
Beijocas mineiras e abraços catarinenses com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br
Lu e Ivair - coordenadores


Conclusão