Educar

040a – Tema: Família e Jesus - nossa conversa sobre

Olá....

Acabei de ler as mensagens com lágrimas nos olhos... tocar no nome de Jesus e lembrar dele, nos leva sempre à inúmeras reflexões. Tiro por mim mesma: o que fiz por meu semelhante neste ano que passou. Será que fiz o meu melhor ? Será que fiz o possível ou poderia ter feito o impossível ?
Começamos pela família. Tenho duas filhas lindas gêmeas (Aline e Lívia). Procuro conduzi-las pela Doutrina da melhor forma possível: frequentam as aulas de evangelização aos domingos, fazemos o evangelho no lar às quartas-feiras e quando as repreendo, sempre dou exemplos dentro da conduta espírita. Mas será que, apesar de todos os conselhos e encaminhamentos, dei os melhores exemplos ? Lembro que perdi a paciência inúmeras vezes, agi de forma intempestiva, ou seja, muitas vezes esqueci de tudo que aprendi no espiritismo.
E meu esposo, será que fui dedicada como ele realmente merece ?
E os meus pais, será que fui a filha amorosa que eles merecem ?
Será que agi com o meu próximo, seja na rua ou no trabalho, de forma gentil e fraterna, perdoando e aceitando as falhas de outrem, assim como as tenho ?
E a Caridade, será que doei e me doei integralmente, ou poderia ter feito melhor ?
Sim, amigos, nós sempre podemos fazer melhor. É só olharmos para trás, analisarmos o que fizemos ou deixamos de fazer e vislumbrarmos um futuro mais promissor.
O espiritismo nos dá esta possibilidade. A de nos melhorarmos e evoluirmos, sempre !
Segundo Kardec, o verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade, na sua maior pureza. Interrogando sua consciência , perguntará se praticou algum ato que transgrediu essa lei. Se não fez o mal,se fez todo o bem que podia e se ninguém tem motivos para dele se queixar. Enfim, se fez aos outros o que desejara que lhe fizessem.
O homem de bem é bondoso, humanitário e benevolente para com todos, sem distinguir raças nem crenças e faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição. Sacrifica seus interesses pelos da justiça. Se possuidor de poder e riqueza, considera essas coisas como um depósito que Deus lhe confiou e que lhe cumpre usar para o bem. Não se envaidece do poder e da riqueza pois sabe que, tendo Deus lhes dado, pode dele lhes retirar.
Texto extraído do CVDEE
E nos resta seguir os passos no Mestre Jesus, a nos guiar pelos caminhos que nós mesmos escolhemos.
Um Natal maravilhoso à todos desta e de outras salas.
Que Jesus esteja presente no coração de cada um de vocês.
Beijos afetuosos.
Rosane.

---
a) Realmente deixamos Jesus nascer pra gente?
R: Acho que se somos espíritas e estamos estudando e praticando O Consolador é porque Jesus já nasceu para nós. Mas é preciso claro alimentar esse Jesus em nós, para não deixa-lo morrer dentro de nós. Sendo indulgentes e procurando seguir os ensinamentos do Mestre estaremos alimentando e prorrogando Jesus no nosso coração. Digo isto porque é o meu caso. Jesus nasceu pra mim no momento em que eu me tornei espírita estudando assim as obras e buscando a consolação para ajudar nos caminhos da vida.


Abraços capixabas e recheados de humildade e paz,
Márcio.

---
Olá todos...
Falando, então, de Jesus e família, primeiro quero "anunciar" que Jesus nasceu prá mim, não sei bem dizer quando pois foram tantas as coisas maravilhosas e também tantas coisa difíceis que me fizeram perceber (mais forte) a Sua presença... mas desde sempre O tive como amigo, apesar de às vezes andar bem desligada, outras vezes chamá-lo apenas nos momentos de aflição, mas lembro também de muitas coisas boas, mesmo pequeninas, pelas quais agradeci e agradeço na mesma hora (em que me tocam o coração). E assim, posso dizer que cheguei a adquirir o hábito de a cada instante da vida pensar Nele. Por isso mesmo sei o quanto sou imperfeita e quanto me falta para que minha vida seja como ele ensinou que deveria ser... quanto me falta para fazer e o quanto eu deixo de fazer... quando penso Nele, vejo o quanto estou atrasada. Por isso, gente, não basta só a gente conhecê-lo, lembrar Dele a todo instante, tê-Lo sempre no coração... é preciso segui-Lo!!! E isso é tão difícil... até para nós que temos a oportunidade maravilhosa de estar estudando Sua doutrina e tentando viver os Seus ensinos. Mas é preciso continuarmos tentando e continuarmos nos avaliando e continuarmos confiando.
Beijos a todos

P.S. para a Geane: Não se preocupe... não importa onde e como, estude sempre... e tem mais: você é, sim, evangelizadora!!! Todos nós que procuramos conhecer o Cristo e viver seus ensinamentos estamos também, de alguma forma evangelizando... Outra coisa: nada que se possa aprender aqui será inútil, tudo fica "registrado" e sempre haverá momentos em nossas vidas em que precisaremos de informações, orientações... colha-as aqui e guarde no seu coração... certamente lhe serão úteis quando chegar o momento. Um abração!

Um Natal maravilhoso a todos, todos os dias!!!

Ana Corbari
---
obs: Por se tratar de assunto de entendimento e reflexão pessoal, não há conclusão.

Conclusão