Educar

039d – Tema: Família e Comemorações de Final de Ano - nossa conversa sobre 04

Beber ou não beber, eis a questão !!!
Amigos, o tema é delicado mesmo.... vemos com quantos de nós tem entendimento diverso sobre o tema... tudo na vida é equilibrio, mas não dá pra ficar louvando a bebida alcoolica e aqueles que felizmente conseguem fazer uso dela com moderação, em detrimento de seus maleficios, que são de maior monta....
Pergunto: nas paginas policiais, o montante de crimes usualmente praticado, as pessoas em que estado fisico e mental se encontravam ??.... atualmente, temos dois estados comuns : fizeram o uso de bebidas e o uso de drogas...
Estou lendo o caso de suzane que estudo mais detalhado, ler revista epoca desta semana, materia de capa, depois vou falar melhor, fala que seus pais bebiam muito e a questão do exemplo paternal e maternal como ficou né amigos???...
Sabem amigos, tenho lido muito o que os psicologos e medicos tem falado sobre educação familiar e alguns tocam num ponto fundamental....EXEMPLIFICAR é complicado, é chato e dá trabalho messsssssssssssmo... significa abrir mão de prazeres efemeros, RENUNCIAR em favor do outro, é tão mais fácil aos pais tomar as suas cervejinhas , fumar em excesso, praticar profissionalmente desonestidades, dar pequenos e grandes vexames e passar aos filhos a educação tipo :faça o que eu digo , mas não faça o que eu faço... então, por que considero, opinião particular minha, e portanto pode estar super equivocada, a bebida alcoolica o passaporte para uso de drogas por crianças e adolescente que creio que devemos insistir em exemplificar com atitudes saudaveis, mas é questão de opinião e a gente vai continuar conversando muito...:)
Pergunto, por que no final de semana a pessoa que trabalho e dá duro, só consegue relaxar se for com a cervejinha ou cigarro? não serve a presença dos filhos, a alegria domestica? uma brincadeira em conjunto? um afago, um chamego, um abraço e beijinho em filho é super revigorante, no companheiro bom demais !!!, guerra de travesseiro com filhotes, assistir um filme otimo(vixe! são poucos também!:)) mas existem né? ) então pergunto : por que a alegria e descontração, passa necessariamente pelo fundo de copo? to muito radical em minha posições ?ou é por que sou muito ranzinza mesmo?:))))
aberta a novas opiniões , continuo por aqui, pois renunciei feliz e convicta ao copo de vinho, pelo cultivar estado de alma de alegria saudavel que é sentir meus filhos crescendo comigo aprendendo a compartilhar comigo alegria sobria e não estados etilicos... mas eles ainda são adolescentes..longa estrada pela frente né?

Beijinhos aos que responderam ...
Eulaide
---
gente.... e quem escreveu isto??? cruzes, meu e-mail saiu truncado, mas o que quis dizer é que devemos melhorar o mundo a partir de nós mesmos, os demais merecem nosso respeito e compreensão, mas coninvencia não amigo...
Me fiz compreender ou fui infeliz mesmo nas minhas colocações ?:((
Eulaide
---
Olha irmãos vejo que o debate sobre o alcoolismo e outros desregramentos nas festas de final de ano está ficando quente (no bom sentido), mas tenho alguns e-mails para comentar.
Sobre o e-mail do Paulo que diz estar educando seus filhos sobre as bebidas, digo que: Não podemos deixar nossos filhos cair em desregramento, por isso o Paulo está fazendo a coisa certa educando seus filhos para tal. Não impondo nada mais explicando. Se ele ingere moderadamente bebida alcoólica ele está usando de seu livre-arbítrio onde até eu se quisesse e gostasse poderia ingerir. Mas ele se preocupa em educar seus filhos para não se tornarem alcoólatras sem falta de instrução. Ele faz a parte dele, educando e mostrando a Deus estar cumprindo o compromisso assumido de educação paternal. Se ele ingere bebida e dá maus exemplos não tem como evitar, assim como ele disse o mundo está cheio de maus exemplos o que devemos é educar nossos filhos para que na hora certa saibam desviar dos buracos e das pedras do caminho.
Sobre o e-mail da Eulaide gostaria de dizer que temos sim que termos o discernimento para separar o joio do trigo, e separar o dirigente que bebe e o dirigente que trabalha no Centro. O discernimento é para que entendamos que ele beba, mas que necessariamente não precisamos beber também devido a sua condição no Centro ser de confiança de todos e nos estimular exemplos. Já que todos nós somos iguais, a caminho da elevação, devemos entender que a doutrina deve ser mantida em nossa mente e não os exemplos indicativos de baixa elevação. Eulaide concordo com vc em número, gênero e grau, devemos trabalhar para o Centro e lá como em nossa família a pessoas caminhando lentamente para a elevação, mas devemos ser nós mesmos porque é nós que seremos cobrados.
Sobre o e-mail da Marinalda. Irmã você está agindo corretamente, deve mesmo atuar e educar sem fazer pressão, para que evite assim brigas, mas continue lutando e nunca recriminado, mas sempre trabalhando para que um dia ele possa te agradecer por ter persistido tanto no seu melhoramento. Que bom que você não pensa como ele, pois com certeza Deus deu a ele duas coisas o Espiritismo e Você, para o ajudar nesta empreitada.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz,
Márcio.

---
A verdade é que todos nós temos o mesmo ponto de vista, a bebida realmente não faz bem a ninguém...só discutimos um pouco em como fazer os nossos filhos chegarem a mesma conclusão...que pelo visto é dando o exemplo, pelo menos todos agora concordam em dar o melhor exemplo, assim quando tiverem a cabeça no lugar poderão discernir o que é correto ou nào para ele mesmos!!!!!!
beijos a todos e parabéns!
Helga
---
Irmãos o que realmente a doutrina nos mostra é a verdade e nos mostra o bom e o ruim. Mas cada qual se senti bem no que faz. Há muitos que bebem mas são pessoas extraordinárias e outros fumam e também são pessoas extraordinárias. Assim o coração é o farol que nos guia nos bons sentimentos e somos guiados é claro pela grande Luz Divina. Sem mais dar voltas concluo que cada um neste mundo está em uma fase da evolução, apenas somos iguais nos objetivos. Cada um com seu vício que julgam não ser pernicioso. E quem é capaz de julgar, sem ser Deus? Portanto nossas opiniões um tanto contrárias mostra a diferenciação de evolução que aprimoramos através da doutrina.
Irmãos cada um de nós aplica o que pode da doutrina na sua vida e a interpreta da forma que quiser, mas respeitemos se um acha legal beber, se outra acha legal fumar e se outro acha que ambos estão errados. O que importa como disse a corretíssima Eulaide, que nos diz que devemos buscar a nossa boa conduta porque é dela que seremos cobrados. Cada qual que concilie da melhor forma, doutrina X livre-arbítrio e seja feliz da melhor forma ou da forma que achar melhor.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz,
Márcio.

---
oi, amigos

tudo bem??

concordo com quase todas as considerações do nosso amigo Paulo, com exceção da frase "até a virtude exagerada pode ter resultados indesejáveis", na verdade não existe exagero na virtude! o que existe é o exagero de se ACHAR VIRTUOSO!, aquele que acha que é bom demais, amigo demais, santo demais. O que ostenta desmesuramente sua virtude, tem o defeito grave da vaidade, sofre de estrelismo e sua "virtuosidade" causa mais mal do que bem ao seu redor.

o virtuoso é aquele tão humilde e simples, que não vê virtude em suas ações, que se compraz em dar, em oferecer de si (carinho, sorriso, abraço, atenção, sem fazer distinção entre os destinatários) que sabe ouvir, que fala não com a sapiencia suprema mas com a vontade de ajudar,de indicar caminhos, que faz de suas palavras verdadeiras ações, tenta com vontade melhorar-se e levar consigo o próximo.

Jesus, cuja virtuosidade está anos luz acima do nosso grau de evolução, cujos ensinamentos resistem há mais de 2000 anos
de ignorancia e violencia, esperando um pequeno pedaço de chão arido para se fazer germinar, nos chama não só no Natal, mas a cada dia, para cultivar essa virtuosidade exagerada, sem contra indicações e altamente importante para nosso progresso e o consequente progresso da terra!

meus amigos, beber com os amigos, tomar um vinho, não vejo em que isso vai diminuir um ser humano, Jesus não transformou água em vinho em certa ocasião festiva?? Se a bebida fosse tão prejudicial que nem ao menos um gole pudessemos provar, com certeza ele não teria atendido o pedido da mãe.

o que se deve evitar e com certeza combater é o exagero, o excesso.

Por opção pessoal eu não bebo a não ser um copo de champanhe no reveilon, e um de vinho uma vez por ano, porque realmente não sou fã das bebidas, meu pai era alcoolatra e vi o que a bebida fez com ele, mas volto a afirmar o "demonio maligno" não é o copo, é quem não consegue dosar a bebida, a estes o melhor realmente é a abstinencia!!

Assim eu desejo que nós realmente cultivemos a virtude com profundida e não apenas na superfície.

obrigada.

beijos a todos
Raquel.



Conclusão