Educar

039b – Tema: Família e Comemorações de Final de Ano - nossa conversa sobre 02

Oois, Lindinhos e Lindinhas, tudo azul azul com e pra vcs?:)))

Luciana, achei dez sua sugestão de vivenciar o Natal com um gesto de amor por aqueles que nos estão mais próximos :))

Tava eu aqui pensando... :)))

a) assisti a uma palestra, já faz um tempinho, na qual a expositora terminava fazendo falando de uma msg e fazendo uma pergunta, dizia ela mais ou menos assim:
"(...)
Para Maria de Magdala, Jesus nasceu no momento em que se via a ser apedrejada...
Para Paulo de Tarso, Jesus nasceu no caminho de Damasco...
E para nós? Jesus nasceu verdadeiramente?Quando nasceu? "

Fica aí pra gente refletir ....

b) A gente sempre fala em nos reunirmos no Natal, quando devemos buscar as reconciliações, o afinizar/harmonizar a família. Mas será que não deveriamos buscar a união, a fraternidade, a compreensão, a paciência, o amor, a reunião familiar, em todos os dias? E com isso comemorarmos diariamente Jesus?

C) Essa questão de bebida alcoólica e trocas de presentes materiais, é meio complicado quando se fala em famílias que se reunem e nem todos têm um mesmo entendimento sobre o assunto. Daí , como fazer?

Uma tarde cor e amor procês
beijocas mineiras carinhosas no coração
---
Onde Nasceu Jesus...?
Perguntemos a Maria de Magdala onde nasceu Jesus e ela nos responderá:- Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.

Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá: - Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis, entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-Lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

Perguntemos a Pedro quando se deu o nascimento de Jesus e ele nos responderá: - Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou por três vezes, no momento em que eu o neguei. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

Perguntemos a Paulo de Tarso quando se deu o nascimento de Jesus e ele responderá: - Jesus nasceu na estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo, porque me persegues ? E na cegueira, passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse: - Senhor, o que queres que eu faça ?

Perguntemos a Joana de Cusa onde nasceu Jesus: - Ele nasceu no dia que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar: - Negue, negue, e o soldado com a tocha na mão dizia: - Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer ? Foi nesse instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer: - Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-Lo.

Perguntemos também a Tomé onde e quando Jesus nasceu e ele assim nos responderá: - Jesus nasceu em um dia inesquecível para mim, quando numa aparição, ele me pediu para tocar suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Perguntemos à mulher samaritana o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus: - Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse: -"Mulher, eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas". Naquela tarde, soube que Jesus era realmente um profeta de Deus, e lhe pedi: - Senhor, dá-me desta água...

Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele responderá: - Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice do seu olhar e a majestade de sua figura, pude ouvir a mensagem do alto; "Este é meu filho amado, no qual pus a minha complacência". Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.

Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus ? Ele nos responderá: - Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: "Lázaro, vem para fora". Neste momento, compreendi finalmente quem ele era...a ressurreição e a vida !

Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá: - Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e à sua condenação. Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá: - Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando O segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do Amor.


Agora, pensemos um pouquinho...

E para nós...quando Jesus nasceu?

Pensemos mais um pouquinho...

E se descobrirmos que ele ainda não nasceu?

Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça um dia destes, porque, quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a Luz...

"Como é bom para irmãos unidos viverem juntos. Pois ali, o Senhor derrama a vida e uma benção eterna!" ( Salmo 132 )

(enviado por ürsula e Ana Carolina)
---
Olha irmãos sobre a festa de Natal onde muito se fala nesta Sala, vejo que a questão da bebida é totalmente reprovável, mas queria sinalizar que ainda muitos dirigentes espíritas usam a bebida para arrecadar dinheiro para o Centro em festas beneficentes e muitos médiuns e dirigentes espíritas depois de trabalhar no Centro saem juntos para tomar uma cervejinha. Isto mostra que mesmo no meio espírita ainda a muitos que se utilizam do livre-arbítrio para beber. Eu particularmente sou totalmente contra, mas devemos entender que certas pessoas que se utilizam do álcool ainda não estão evoluídas suficiente compreender certas coisas. Portanto nós estamos aqui dizendo que não devemos beber mas muitos espíritas irão encher a cara, isto mostra que no meio de nós mesmos existem pessoas que a anos se dedica a causa mas ainda não se livrou do vício.
Quanto a presentes, acho que cada um tem sua opinião, acho que o mais importante é manter neste dia (e nos outros dias também) a paz, a união e o amor entre os ali presentes. Assim como Jesus fez unindo-nos na linguagem do amor. De que adianta uma mesa simples e se os que ali estiverem ficarem discutindo um com o outro? Não compensaria mais ver uma família distribuindo presentes no amigo x, amigo oculto ou amigo secreto?
Precisamos colocar na balança antes de analisarmos. Eu sou a favor dos melhores sentimentos no dia comemorativo ao dia do nascimento de Jesus. Do que importa uma ceia simples ou farta? O que importa mesmo é a comunhão dos ali presentes com Jesus. Pois Ele quer é que sejamos felizes entre nós não importando a situação mas sim a intenção.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz,
Márcio.
---
Querido marcio...
Vc tem toda razão amigo, mas.... devemos colocar nossa opinião fraterna e não aceitar a venda de bebida alcoolica em festas espiritas, sob argumento algum, assim como bingo ,e etc e tal..(jogos de azar) . Se os dirigentes da casa espirita insistirem, fizemos a nossa parte, sem omissão e sem nos aborrecermos por sermos voto vencido...
Quanto a espiritas que bebem...sim amigo, muitos bebem, fumam, são ainda desonestos, praticam o sexo desregrado e por aí... não escapamos as imperfeições humanas, só tem uma coisinha fundamental....O MUNDO SERÁ MELHOR A PARTIR DE NÓS MESMOS...então que sejamos nós a nos melhorarmos, e assim, ainda que discretamente, possamos aplicar aquela frase: o amor (exemplo) arrasta multidões....tecer considerações sobre a conduta alheia amigo, não é dificil, a dúvidar é até um passatempo preferido de muita gente dificil mesmo é buscarmos melhorar concretamente A NOSSA...pois somente por ela seremos cobrados e responsabilizados. Que pensas disto?
Eulaide

---
Tenho observado, com respeito ao tema em questão, uma ênfase constante no tema da "bebida", certamente se referindo à bebida alcoólica. Neste aspecto creio que existe muito lugar-comum e pouca reflexão verdadeira sobre a verdadeira natureza do assunto. A bebida alcoólica é uma substância que, obviamente, altera o comportamento das pessoas, sua capacidade de julgamento, etc. Mas ela não é a única. O tabaco, por exemplo, também faz isto, porém eu não percebí ninguém aqui nesta sala advertindo sobre o uso de cigarro nas comemorações de fim de ano! Mas a coisa vai mais longe: vocês sabiam que o açúcar também altera o comportamento das pessoas? Vamos condenar o consumo de doces no Natal? É claro que, para produzir alterações significativas de comportamento, o açúcar precisa ser consumido em grande quantidade e aí chegamos ao ponto que, verdadeiramente, precisamos focar: o excesso. Estas substâncias químicas por si só não causam problemas. Só o fazem quando consumidas em excesso como, aliás, tudo na vida. Acredito que demonizar a bebida alcoólica é escamotear o problema. Os demônios estão dentro de nós e não em agentes exteriores. Com certeza uma pessoa de boa índole, indicativo de um espírito razoavelmente desenvolvido, não irá cometer desatinos apenas porque ingeriu bebida alcoólica e, por outro lado, pessoas de má índole não precisam de bebida para praticarem atos anti-sociais. Creio que o segredo de tudo pode ser resumido em uma palavra: Moderação. Devemos ensinar aos nossos filhos a, em todas as situações, agir com moderação. Tudo que é exagerado é pernicioso, até mesmo a virtude exagerada pode ter resultados indesejáveis.
Mas, pode-se perguntar, se a bebida alcoólica e o tabaco, são dispensáveis para o ser humano, porque não condenar seu uso? Porque, no estágio em que estamos, procuramos amenizar nossas provas usando os prazeres que nosso corpo físico pode nos proporcionar. Creio que Deus, na sua infinita sabedoria, nos concedeu este lenitivo. Usados com moderação podem cumprir sua função sem causar distúrbios. Porém condenar seu uso incondicionalmente só serve para afastar as pessoas que não conseguem evita-las, da religião, pois elas se sentem fracas quando apenas são humanas e imperfeitas. Reparem que este raciocínio não se aplica às chamadas drogas como cocaína, heroína, etc., pois é impossível consumi-las com moderação.
O espiritismo é a fé raciocinada, então vamos afastar de nós estes raciocínios apriorísticos, na verdade frutos de nossa cultura judaico-cristã, que vê no prazer algo indesejado e obra do "demônio".
O assunto é extenso, porém meu objetivo aqui foi lançar uma outra forma de observarmos o assunto, para nossa meditação.

Cordialmente,

Paulo

Conclusão