Educar

033a – Tema: Sexo e Sexualidade - conversa sobre

Questões para estudo e diálogo virtual:



1 - Qual a maneira mais segura de proporcionarmos a educação sexual mais adequada possível aos nossos filhos?



Antes mesmo que nossos filhos entrem em idade natural da sexualidade, devemos iniciar, o quanto antes, a evangelização deles. Uma vez na idade adequada, que é individual, e diante de uma oportunidade, dialogar com ele, de modo espontâneo, verdadeiro e com AMOR, a finalidade do sexo, em sua essência.



2 - Como nos comportarmos perante o processo de erotização precoce que nossos filhos sofrem hoje em dia?



Como falei, na pergunta anterior, mostrar a real finalidade do sexo e a responsabilidade que a prática exige.



3 - Como procedermos ao percebermos que nossos filhos estão querendo iniciar suas atividades sexuais? Existe idade correta para tanto?



Mostrar as conseqüências e os cuidados que devem ter com relação a essa prática. Como falei anteriormente, a idade é individual por isso, nós, enquanto pais e educadores, devemos estar atentos para esta fase, indicando o caminho a seguir.



4 - Qual a postura mais adequada perante a homossexualidade?



Não sei. Muitas vezes me faço esta pergunta porque somente diante dos fatos é que sabemos se somos capazes de colocar em prática tudo aquilo que devemos e sabemos ter, diante desta situação. Na teoria, o AMOR é o caminho para solucionar todos os nossos problemas.





5 - E diante de uma gravidez, como nos portarmos se perante a menina? E perante o menino?



Não faço diferença para a cobrança da responsabilidade. Ambos devem ser alertados para a chegada de um ser e que merece ser respeitado seus direitos de existir.

Sandra
---
Oi Sonia
Abraços fraternos

Náo achei as suas repostas sem aprofundamento. Tudo o que falou é o que devemos fazer com nossos filhos. Tenho tres filhos, uma com 28 outro com 25 e um com onze. O dialogo que tive e tenho com os dois maiores sempre foi para que eles respeitassem a hora certa e tempo certo para tudo. Com o menor já vejo indicios de um começo da sexualidade. Comecei as perguntas para ver se está tudo em ordem. Ele é um pouco mais fechado do que os outros, entáo tenho que fazer perguntas do tipo. Vocë já tem namorada na escola? Ele sempre fala que náo.
Ele já esta mudando o corpo mas ainda diz que brinca no recreio. Entáo acho que ele vai ser como os outros dois, mais calmos, sem problemas.
As noticias que me chegam por intermedio da midia mostra crianças já com vida sexual ativa.
Mesmo no convivio diario vejo esta realidade. Se os pais falarem com seus filhos esse quadro pode ser resolvido.
Acho que as minhas respostas é que foram sem estudo, mas falo como máe.

Beijos
Bernardete
---

Conclusão