Educar

030a – Tema: A Violência no Lar - conversa sobre

Prezados amigos,

Existem órgãos do governo que estão empenhados nestas questões da infância e adolescência. Um deles é a FIA, onde tenho uma sobrinha, psicóloga, que trabalha. Pelo que temos conversado, é uma instituição que trabalha seriamente nestas questões, visitando as famílias que são denunciadas. Outra instituição, que trabalha em conjunto com a FIA é o Conselho Tutelar que também presta uma importante ajuda à comunidade.

Acredito que nós espíritas temos, além de pedir a Deus por esses necessitados, cumprir com a nossa obrigação, procurando órgãos que possam ajudar essas famílias que, por inúmeros motivos, agem de forma desequilibrada. Temos que pedir ajuda espiritual mas também não podemos deixar sem amparo material e psicológico, quando necessários.

Abraços,

Soni@@@@
---
Caríssimos,

Muito bem colocado pela amiga Sonia, a respeito de cuidarmos das questões espirituais, sem deixar de olhar para as materiais. O Conselho tutelar, realiza um belíssimo trabalho, eu o conheço e posso afirmar que para algumas situações em que não estejamos preparados, podemos contar c/preciosa orientação. Existem módulos que atendem alguns bairros, espalhados por todo o RJ.

Vale a pena pesquisar e conhecer um pouco mais da realidade externa das salinhas de evangelização ! Muitas vezes nos servem de subsídio para o trabalho com aqueles espíritos, considerados rebeldes, reincidentes e "problemáticos".

Um bom dia a todos,

Alessandra
---
Olá amigos, bom dia para todos, as origens da violencia no lar está nos vinculos entre pais , filhos, irmão , casais. Se a família não tem equilibrio , harmonia e habilidades para resolver e se educar, consequentemente haverá desiquilibrio e os reflexos surgirá fora do lar.
A violencia oprime , instiga o medo, promeve o abandono,tortura psicologicamente , controla a liberdade do comporta amento e da conduta.
Todos os registros internos de uma pessoa que viveu num relacionamento familiar agressivo, onde foi negligenciada (deixada sem cuidados e zelo necessários) e depreciada, formam uma ferida emocional . Marcando de tal modo o individuo, que compromete a sua auto-estima , o cuidado por si mesma.
Muita coisa num lar deixou de ser suprida, e não estamos falando de bens materiais. O lar, que seria o local para a construção do ser , favorecendo assim o desenvolvimento , moral, social, religioso e psicologicologico de seus membros , deixou de ser para muitos , o ninho que deveria prmover acolhimento , amor , fraternidade, união , confiamça e afeto.
E essa intolerância torna-se uma dificuldade no entrosamento afetivo , pois não se respeitam as diferenças individuais, rejeitando-se e anulando-se o outro .
Se todos dentro desse lar se exercitase o trabalho de crescimento espiritual e pessoal, se realizasse a reforma intima , com certeza o lar seria de realização entre cada membro. Cada um respeitando as diferenças, respeitando os defeitos, sem criticas e julgamentos e fortalecendo mais as qualidade de cada um.
Para nos espiritas que estudamos e exercitamos a transformação em nossos comportamentos e atitudes, devemso ter uma postura de equilibrio , humildade , compreensão e abnegação e principamente exercitar a verdadeira caridade que se começa dentro do nosso lar .Abraços a todos
Eliane

Conclusão