Educar

028c – Tema: A Orfandade - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Eis Lindinhos e Lindinhas, esperamos que tudo em paz e luz com e pra vcs:))

Vc andam muiito caladinhos..:(((

Para concluir o tema sobre orfandade, nada melhor que o texto do Espírito Vinícius, em Nas Pegadas do Mestre:

"O PROBLEMA DA ORFANDADE

"Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós."(Evangelho)

A orfandade caracteriza-se pela privação de assistência , pela ausencia de todo o interesse, em suma, pelo abandono em que a criança se encontre, e não propriamente pela perda dos pais. Existem órfãos cujos pais vivem ainda, e há crianças que jamais passaram pelo duro transe da orfandade, a despeito de não haverem conhecido seus pais.

A promessa de Jesus, acima transcrita, tem-se cumprido fielmente. Ele jamais deixou de assistir seus discipulos através de todos os tempos. O evento do Espiritismo é uma prova eloquente da assistência do Senhor junto dos que procuram seguir-lhe as pegadas.

Só a ausência do amor determina a orfandade; e, ao mesmo tempo, só a presença do amor a pode extinguir. A orfandade está para o amor como as trevas estão para a luz: um elemento é incompatível com o outro, não podem subsistir ambos ao mesmo tempo.

Ser mãe não é gerar filhos. Ser mãe é amar a infância. Mãe é uma expressão que significa carinho, dedicaçãop, desvelo, sacrifício. Para que a criança não se encontre órfã não basta que ela tenha ao seu lado a mulher que a gerou: é preciso que essa mulher seja sua mãe.

Pai, a seu turno, quer dizer previdência e providência. Além de longâmine e misericordioso, ele prevê e provê o bem da mocidade.

Na Terra existe a orfandade, no que respeita às crianças abandonadas, porque os homens vivem divorciados da moral evnagélica, completamente alheios aos ensinos e às exemplificações do Mestre Divino. A orfandade atesta a ausência do Cristianismo nos corações e nos lares. Só os lares cristianizados resolverão o problema orfanológico.

Os asilos e orfanatos jamais extinguirão a orfandade, antes contribuirão para perpetuá-la. A criança asilada, continua órfã. O estabelecimento que a acolhe, sua peculiar organização e disposição, os regulamentos, o meio, o modus vivendi, tudo ali contribuirá para que a criança tenha sempre em mente sua condição de 'rfã. O reverso se dará se ela for adotada por um lar cristão. A vida familiar, o convívio íntimo com seus pais adotivos e, sobretudo, a posição de filha que lhe é outorgada, depressa varrerá de sua imaginação a idéia de orfandade, porque, de fato, esse estigma terá desaparecido ao doce e suave bafejo do amor.

Asilos, como cárceres, são males necessários; atendem a uma necessidade transitória, se bem que indispensável no momento, atestando, não a caridade como erroneamente se imagina, mas a dureza de coração dos filhos deste século.

É inominável crueldade, é aberração dos mais comezinhos princípios de humanidade, a cena contristadora, que se nos oferece a cada passo, nessas crianças maltrapilhas , perambulando pelas ruas, sem pão, sem lar e sem afeto, no seio duma sociedade como a nossa, onde há tanta riqueza, tanto fausto e tanta pompa; no seio duma sociedade onde se ostentam luxuosos solares e "vilas"em cujos recintos, por vezes, não se vê desabrochar o sorriso duma criança, mas se vêem, em compensação cães de raça comendo à mesa, servidos por lacaios de libré; no seio duma sociedade onde, ao lado dos jardins, das praças, dos palácios e dos monumentos, se erguem soberbas catedrais em honra daquele que disse: "Deixai vir a mim os pequeninos, pois dos tais é o reino dos céus."

Nunca se viu pássaro sem ninho, nem fera sem covil. Só na sociedade dos homens se vêem seus próprios filhos desabrigados, expostos aos rigores das intempéries, e a toda a sorte de influências malsãs.

Voltemos nossas vistas para nossos lares. O lar é tudo: é a verdadeira escola, é o verdadeiro templo. Cristianizemos os lares: de tal depende o problema da orfandade, da miséria, da enfermidade, do vício, do crime e de todos os flagelos da Humanidade."
(Vinicius. in: Nas Pegadas do Mestre, 8a edição, FEB)


Uma semana cheiinha de paz
Beijocas mineiras e abraços catarinenses com carinho
Equipe Educar CVDEE
Coordenadores: Ivair e Lu



Conclusão