Educar

026b – Tema: O Idoso na Família - Conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Eis Lindinhos e Lindinhas, esperamos que tudo em paz e luz com e pra vcs:))

Beeem, todo mundo anda muiiito quietinho, né mesmo?:)) Han!! Me-ni-nos e Me-ni-nas!!! :)))

a) Como é nossa relação para com o idoso na família?

A relação com o idoso, infelizmente, ainda nos é difícil, posto que nos falta ainda a paciênca, a compreensão, o respeito para com aquele que, em idade físicas, se encontra em um momento do estágio na terra por onde já passaram muitas experiências, aprenderam através de erros, tiveram acertos, tiveram , enfim, suas histórias positivas ou negativas, embora muito ainda tenham a aprender , já realizaram as conquistas ou tiveram suas derrotas.

Deveriamos, ainda mais já sabedores da continuidade da vida, do processo de reencarnações, darmos o devido valor à sabedoria e à experiência que eles já detém, se não todos, pelo menos a maioria tem algo a nos ensinar.

A questão que fica é a de que será que nossa atitude perante o idoso é cultural(posto que há culturas que respeitam e valorizam o idoso) ou será que ainda faz parte de nossas mazelas egoísticas? É uma reflexão que podemos e devemos fazer.

b) Preparamos nossas crianças e jovens para lidar com o idoso , ou seja, conosco mesmo no futuro?

Infelizmente, não, nossas crianças não vêm sendo preparadas para lidar melhor com o idoso do que nós próprios o fazemos. Embora já haja um movimento aqui ou ali para um intercâmbio entre eles, passando essa forma de ver, são coisas isoladas. Embora, também, já haja programas socios-culturais que procuram levar o idoso a ter uma vida ativa, como , por exemplo, a universidade da terceira idade, programas municipais que levam o idoso a continuar ativo, estes fatos ainda não incorporam o nosso dia-a-dia.

c) De que forma deve(ou deveria ser) nossa relação com o idoso?

Ela deveria ser a de paciência, a de compreensão, a de respeito e a de aprendizado com as experiências vividas.

d) Sabemos aproveitar a experiência de vida que eles têm?

Não ainda ficamos impaciente ao ouvi-los, ficamos sem tempo para lhes dar atenção, buscamos muitas vezes o colo deles, mas quando é de nosso interesse; mas quando é para ouvir seus conselhos ou suas histórias, geralmente nunca temos tempo para tanto.

Uma semana cheiinha de paz
Beijocas mineiras e abraços barriga-verde com carinho
Equipe Educar CVDEE
Coordenadores: Ivair e Lu

Conclusão