Educar

024c – Tema: Relacionamento Familiar - Pais e Filhos - conversa sobre

Ois, Lindinhos e Lindinhas, espero que tudo azul azul com vcs:))
Todo mundo quietinho queitinho quanto ao tema da semana, né mesmo?:))
Han!! Me-ni-nos e Me-ni-nas!! :))
O relacionamento familiar é algo mais complexo, embora devesse ser simples não é?
Sabemos que o grupo familiar se compõe de espíritos compromissados com o reequilíbrio, com a reparaçãp de faltas passadas, havendo tb aqueles ligados pelos laços afetivos já equilibrados entre si. Assim nosso grupo familiar retrata nossa própria evolução perante nós mesmos e perante nossos Espíritos irmãos.
Agora, entre o saber disso a nível de razão e o exercitar as reparações a nível do sentimento, equilibrando-os é algo que muitas vezes deixamos muito a desejar , né?
Entre os momentos bons, outros tantos que poderiamos ter conduzido as diferenças de forma diferente evitando brigas, discussões, afastamentos, etc.
Refletindo sobre o tema proposto, queria perguntar a vcs se acham que:
a) poderíamos dizer que em toda família existem "leis" próprias além daquelas socialmente impostas coletivamente ?
b) seriam estas "leis" baseadas no respeito e seria este respeito que dará forma à harmonização buscada?
c) O que seria a harmonização familiar?
Dia cor e amor
beijocas mineiras com carinho no coração
--
Que a paz de Jesus esteja sempre entre nós.

Relacionamentos são sempre dificeis pois somos espiritos com evoluções diferentes, com imperfeições diferentes. Mas, faz parte do nosso aprendizado nos relacionarmos com as nossas diferenças, com os que são diferentes de nós. É aí que crescemos pois vamos aprendendo a trabalhar a CIENCIA DA PAZ (paciência), a tolerância, o perdão ou seja, o amor na sua essência.

E é no relacionamento familiar onde encontramos essa maior oportunidade. É nele que demonstramos o quanto sabemos renunciar para que a felicidade possa reinar num lar, muitas vezes reunindos espiritos muito individados.

Cada lar tem suas leis onde valores diferentes são desenvolvidos . É necessário que o respeito seja um exercício constante e individual, a fim de que a harmonia familiar seja mantida e que o elo seja sempre o amor.

Soni@@@@
--
Respostas:

1 - Qual a função dos pais com relação aos filhos (seus direitos e obrigações)?

Os filhos trazem consigo alguns dos muitos comportamentos que precisam ser tratados e melhorados, quando da reencarnação. Cabe aos pais, auxiliar, ajustar, com muita conversa, muito exemplo, base religiosa e principalmente com muito carinho e amor. Saber que ensina, mas que também aprende muito na arte de educar.

2 - E dos filhos com relação aos pais?

Conflitos sempre existirão, porque será através deles, que iremos crescer e aprender. Os filhos devem confiar, sentir que os pais são amigos antes de tudo, que alí não fala somente o educador, mas também o ser humano, passível de erro e de acertos. Uma relação harmoniosa, sempre com trocas de exepriências.

3 - Qual a melhor maneira de criar um relacionamento harmonioso entre pais e filhos?

Através do diálogo, do evangelho no lar, das atividades conjuntas, do respeito, da humildade, do carinho e do amor. Sempre que tiver necessidade de correção, que essa seja feita como se fosse você o aprendiz. Todos nós gostamos de carinho e compreensão !
(Graziela)
--
Penso que a figura dos pais é importantíssima pois sua função é educar os filhos auxiliando em sua evolução. Já os filhos devem aproveitar de todas as lições aprendidas, retirando para si o melhor e mais puro ensinamento objetivando uma evolução. Agora, para que isso tudo ocorra é necessário um ambiente de amor, harmonia, respeito e muito diálogo.
Um abraço a todos,
Valéria
--

Conclusão