Educar

024a – Tema : Relacionamento Familiar - Pais e Filhos - texto

Editorial (Reformador / Maio 2002)

Em Família

"Mas, na união dos sexos, a par da lei divina material, comum a todos os seres vivos, há outra lei divina, imutável como todas as leis de Deus, exclusivamente moral: a lei de amor. Quis Deus que os seres se unissem não só pelos laços da carne, mas também pelos da alma, a fim de que a afeição mútua dos esposos se lhes transmitisse aos filhos e que fossem dois, e não um somente, a amá-los, a cuidar deles e a fazê-los progredir." (Allan Kardec – O Evangelho segundo o Espiritismo,cap. XXII, item 3.)

AFIRMAÇÃO DE ALLAN KARDEC NÃO DEIXA DÚVIDAS QUANTO À IMPORTÂNCIA DO AMOR NA CONSTITUIÇÃO FAMILIAR, DESTACANDO-O, TAMBÉM, COMO ALICERCE DE SUSTENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS VÍNCULOS FAMILIARES. VAI ALÉM, QUANDO COLOCA OS FILHOS COMO CENTRO DA ATENÇÃO DO CASAL, ALVO DE TODO O AFETO QUE DEVE NASCER COM O COMPROMISSO DE UNIÃO, FORMAL OU INFORMAL, MAS NATURAL, QUE O HOMEM E A MULHER JUNTOS ASSUMEM ANTES MESMO DA CONCEPÇÃO.

Ao Espírito que, para enfrentar uma nova existência terrena, se submete a uma total dependência de seus pais no período de concepção, gestação, nascimento e crescimento, não há nada pior do que se sentir rejeitado e desprezado por aqueles que lhe estão proporcionando nova reencarnação. Neste período, mais sujeito às influências benéficas que espera receber, a simples ausência do amor é a causa maior de muitos desajustes pessoais, com graves conseqüências familiares e sociais.

Se o núcleo familiar, composto pelo conjunto homem, mulher e filhos, estiver assentado em um relacionamento realmente afetivo, em que o amor seja cultivado e manifestado sem medos e sem receios, teremos uma família bem constituída e bem consolidada, com os seus integrantes moralmente bem estruturados e conseqüentemente fortalecidos para os desafios naturais da existência. Em contrapartida, qualquer quebra, enfraquecimento ou instabilidade nos vínculos de amor desse conjunto provocará, sempre, maior prejuízo para os filhos, com tendências graves à depressão, à fuga, ao suicídio, ao uso das drogas, à violência, enfim.

Numa fase em que, com justa razão, o mundo clama por paz, a única solução definitiva é o cultivo do amor incondicional por parte de todos os homens. E cultivar o hábito de amar é um aprendizado que começamos a desenvolver na vida em família.

Promovida pela Federação Espírita Brasileira, o Movimento Espírita mantém a oportuna Campanha "Viver em Família", que tem por slogan – O Melhor é Viver em Família. Aperte mais esse laço. Na seqüência dessa Campanha podemos, com convicção, destacar que a vivência do amor em família é a solução para todos os males da Humanidade.
(enviado por Mauro)

Conclusão