Educar

0245 – Tema: Como lidar/educar adolescentes rebeldes - Estudo

Período: 01/12/2007 a 08/12/2007

Olá amigos!

Já fomos, ou pelo menos ouvimos falar de, adolescentes rebeldes, não é mesmo? Daqueles que deixam os pais de cabelo em pé com o que aprontam por aí, sempre do contra, sempre querendo estar certos e dizendo que os pais “não sabem de nada”. Claro que nem todos que passam pela adolescência agem desta maneira: exemplos existem em todos os lugares, de adolescentes que participam de trabalhos voluntários, que ajudam os pais, enfim, não se enquadram na “rebeldia” da idade. Vamos conversar um pouquinho sobre o tema?

Por que será que existe essa rebeldia adolescente?
Ao nos depararmos com um filho, nesta idade, meio rebelde, como lidamos com ele? Como o educamos?
Devemos entender como uma fase e procurar ter uma conversa franca com nossos filhos? Ou é rebeldia pura e simples, caso perdido?
O que podemos fazer para contornar essa rebeldia?
A rebeldia é normal ou será que é influência de outros adolescentes? Ou, como alguns pais podem pensar, erro na educação quando ainda crianças?

Inicialmente são estas as questões, mas vocês podem participar trazendo textos (com a fonte), respondendo às questões, fazendo comentários, dando exemplos, ou seja, podem participar do modo que quiserem, sempre dentro do tema proposto.

Ótimo dia para todos e bom estudo!

Equipe Educar CVDEE
Contato: http://www.cvdee.org.br/contato.asp


Conclusão