Educar

0241 – TEMA: Educação Moral - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


TEMA: Educação Moral
Período: 27.10 a 03.11

Ois, Gente Linda, esperamos que tudo na paz 🙂
Desculpem-nos, por favor, o atraso na postagem do tema 🙂
J Martins Peralva, no livro Estudando o Evangelho, na lição 8, faz a seguinte assertiva: "Não basta, pois, evangelizar a criança nas instituições espíritas. É imprescindível que essa educação alcance os genitores ou responsáveis...(...) Cuidar das crianças - esquecendo os pais da criança - parece-nos esforço incompleto"
Walter Barcelos, no livro A Arte Moral de Educar os Filhos, em seu prefácio diz o seguinte:
"(...)
A arte moral, na ess^Çencia, constitui a arte de amar consubstanciada e inspirada, orientada e iluminada em seus princípios e métodos psicoafetivopedagógicos nos excelentes conteúdos do Evangelho de Jesus.
Por estarem os pais lidando com almas profundamente complexas[os filhos] dado o espírito reencarnado trazer experiências infelizes de vidas passadas na sua organização mental, a arte de manejar os sentimentos e o caráter de cada criança não é trabalho que exija pouco esforço, pois o codificador Allan Kardec relaciona três requisitos indispensáveis:
Essa arte (de amar e educar) porém requer muito tato(habilidade moral), muita experiência (aprendizagem e vivência das leis morais) e uma profunda observação (análise psicológicas, emocional e ações da criança) ( item 917, do LE)
(...)
A educação da criança pelos pais e mães é missão intransferível, porque nem os estabelecimentos de ensino do mundo, nem as Escolas Espíritas de Evangelização Infantil poderão executar todas as necessidades de amor e ternura, carinho e acompanhamento moral, diálogo e orientação, disciplina e corrigenda dos maus sentimentos e maus hábitos do espírito dos filhos que os genitores esclarecidos podem exercer no período infantil deles.
(...)"
Assim, essa semana vamos conversar e refletir um pouquinho na questão da Educação Moral: nossa própria e de nossos filhos.
Não iremos colocar questões direcionadas, mas aguardaremos as reflexões, entendimentos, comentários, experiências, exemplos, indagações... enfim, a participação de vcs, tá legal?! 🙂
Dia cor e amor
beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE
Contato: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão