Educar

0240 – TEMA: Educação para a Paz - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala de Estudos Educar
Estudos dedicados à família e à educação no lar


TEMA: Educação para a Paz

CONCLUSÃO: 20/10/2007 à 27/10/2007

Hoje vemos muitas notícias ruins de acontecimentos que muitos poderiam ter sido evitados com apenas um pouco mais de educação.
O Mundo está em guerra contra tudo e contra todos, o nosso Planeta tenta sobreviver a todos estes crimes cometidos contra ele.
Nós com ganância de conquistar o que está e não está ao nosso alcance, é de fato de se preocupar pois outros também tem esta visão e disputar ganâncias é complicado para se manter a compostura e a paciência.
E nossos filhos estão neste mundo para aprender a conviver com tudo isso.
Para ter paz nisso tudo é precisa buscá-la, mas nem sempre temos a paz sequer dentro de casa entre nossos familiares.
E essa falta de paz no lar, faz com que nossos filhos levem isso para o mundo lá fora e consequentemente levem também para a vida adulta deles. Onde uma coisa que não se pratica desde cedo fica complicado aprender depois com o passar do tempo.
Vemos hoje no mundo guerras civis e santas, mas tudo isso é educado desde cedo para as crianças os ideais de guerra, de batalhar pelo que julgam ser deles.
Educação é uma das grandes palavras chaves que pode mudar definitivamente o planeta de tudo isso de ruim que está por aí.
Para que esta educação primordial de fato faça parte da vida de nossos filhos, é preciso que nós tenhamos pelo menos parte dela, de onde sairão também os bons exemplos de educação.
Todas as religiões no mundo pregão a paz, por mais que nos discordamos, mas esse é o objetivo de todas pois não se chega a um bom patamar pós-morte sem ter "paz no coração".
O Espiritismo também é uma doutrina que está sempre buscando e promovendo a paz, além de ensinar na prática com muito amor o que é a paz de fato. Somos talvez uma das poucas doutrinas que trata a paz como vinda do interior, ou seja de dentro pra fora.
Ao praticarmos os nossos exercícios diários de caridade e amor ao próximo, nós estamos assim promovendo a paz.


Questões para Estudo:
1-Diante deste mundo conturbado o que podemos acrescentar de "educação para a paz" aos nossos filhos?
2-Criar nossos filhos longe de tudo, como meios de comunicação e de festas, etc.; é garantia de uma "educação de paz"?
3-Devemos cobrar isso nas escolas, uma atmosfera de paz?
4-Diferentes tipos de literatura, de filmes, de programas de TV ajuda num bom desenvolvimento da educação para a paz?


Quem tiver alguma experiência já vivida ou tem conhecimento de algum caso que possa ajudar aos demais aqui com dúvidas fique a vontade.


Boa semana a todos.

Equipe Educar - CVDEE


Conclusão