Educar

0236 – TEMA: Nossos filhos e o Sexo - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala de Estudos Educar
Estudos dedicados à família e à educação no lar


TEMA: Nossos filhos e o Sexo

Período: 22/09/2007 à 29/09/2007

O sexo está tão banalizado que hoje em dia parece uma "corrida ao ouro".
E nossos jovens? Estão começando cada vez mais cedo nestas práticas sem praticamente base nenhuma, impelidos pela TV e demais meios de massa.
A família precisa hoje mais do que nunca se integrar, onde cada um fazer parte da vida do outro. Essa união ajuda a quebrar barreiras e inibições que tanto incomodam o jovem de hoje, que prefere "fazer" pra depois saber no que deu.
Esta regra de experimentar pra saber a sensação antes mesmo de saber no que pode dar no final, é o que mais tem levado os jovens ao caminho das drogas.
Precisamos conversar com nossos filhos, comentar reportagens, etc.
Eles precisam saber que nós estamos aqui a disposição, mas também precisam perceber que nós também não oferecemos preconceito quanto as suas práticas e desejos. Afinal estamos aqui como educadores e não como ditadores.
Nosso relacionamento familiar nesta hora conta muito, afinal ninguém gosta de se abrir com uma pessoa que não inspira confiança.

Questões para estudo:
1-O que ainda podemos diferenciar das informações do mundo moderno?
2-Como podemos neutralizar determinadas informações emitidas pelos meios de comunicação?
3-É preciso esperar o jovem perguntar alguma informação? Tem a hora certa ou devemos é começar assim que acharmos necessário?
4-Ler alguma literatura como de psicólogos, educadores, espíritas, ajuda a mostrar alguns pontos certos para ter sucesso no objetivo?
5-A escola deve ou não entrar nessa questão de dar noções de sexo?

Quem tiver alguma experiência já vivida ou tem conhecimento de algum caso que possa ajudar aos demais aqui com dúvidas, fique a vontade.



Boa semana a todos.

Equipe Educar - CVDEE

Conclusão