Educar

022b – Tema: Educação dos Filhos - Educação Sexual - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz??
Esperamos que sim!! ;o))
Como conclusão de nosso tema sobre Educação Sexual, transcrevemos abaixo trechos do livro Adolescência e Vida, de Joanna de Ângellis/Divaldo P. Franco, capítulo 2 - O Adolescente e sua Sexualidade
"A ignorância responde por males incontáveis que afligem a criatura humana e confundem a sociedade. Igualmente perversa é a informação equivocada, destituída de fundamentos éticos e carente de estrutura de lógica.
[...]
No passado, o tema era tabu, que a ignorância e a hipocrisia preferiam esconder, numa acomodação na qual a aparência deveria ser preservada, embora a conduta moral muitas vezes se encontrasse distante do que era apresentado.
Estabelecera-se, sub-repticiamente, que o imoral era a sociedade tomar conhecimento do fato servil e não o praticá-lo às ocultas.
À medida que os conceitos se atualizaram, libertando-se dos preconceitos perniciosos, ocorreu o desastre da libertinagem, sem que houvesse mediado um período de amadurecimento emocional entre o proibido e o liberado, o que era considerado vergonhoso e sujo e o que é biológico e normal.
[...]
A orientação sexual sadia é a única alternativa para o equilíbrio na adolescência, como base de segurança para toda a reencarnação.
[...]
Sem dúvida, o sexo faz parte da vida física, entretanto, tem inplicações profundas no refolhos da alma, já que o ser humano é mais do que o amontoado de células que lhe constituem o corpo.
[...]
Aos pais cabe a tarefa educativa inicial. Todavia, mal equipados de conhecimentos sobre a conduta sexual, castram os filhos pelo silêncio constrangedor a respeito do tema, deixando-os desinformados, a fim de que aprendam com os colegas pervertidos e viciadosm ou os liberam, ainda sem estrutura psicológica, para que atendam aos impulsos orgânicos, sem qualuqer ética ou lucidez a respeito da ocorrência e das suas consequências inevitáveis.[...]''

Uma semana de paz e luz para todos
Beijocas mineiras e abraços catarinenses para todos!!
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - coordenadores

Conclusão