Educar

021b – Tema: Educação dos Filhos - Educação Moral - conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz com vocês??

Conclusão do Estudo:

1 - O que é Moral?
R - A palavra moral vem do latim morale , que significa costume. Podemos compreender como moral o conjunto de hábitos, costumes e leis que regem um determinado povo, classe ou comunidade. Teoricamente, a moral seria, então, o estabelecimento de diretrizes que garantem a convivência harmoniosa entre um povo que adota os mesmos princípios.
2 - Há diferença entre Moral e Ética?
R - Apesar de a maioria das definições colocar moral e ética como sendo a mesma coisa, elas não são. Moral é o conjunto de princípios que rege uma sociedade. Ética seria a reflexão crítica desses princípios, tendo por base o seguinte questionamento: "seguindo esse princípio, estarei fazendo o bem para meus irmãos?" Aí, nós podemos encontrar o princípio ético de todas as filosofias religiosas do planeta na afirmação que é a mesma para todas: "Não façais aos outros o que não gostaríeis para ti."
Assim, se nós formos analisar, tudo que é Ético é também Moral, mas, nem tudo que é Moralmente aceito é Ético.
3 - Qual a maneira mais segura de reeducarmos moralmente nossos filhos?
R - Nossa reeducação moral é nossa tarefa mais importante, visto que é o ponto principal de nossas reencarnações no planeta Terra. E, uma reeducação moral só atinge seus objetivos quando desenvolve no indivíduo princípios éticos. Quando fizermos isso conosco, estaremos moralmente reformados. E, para passarmos isso aos nossos filhos, a maneira mais segura é o exemplo.
4 - Comente a seguinte frase de Kardec: "Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua TRANSFORMAÇÃO MORAL, e pelos esforços que faz em dominar suas más tendências." (ESE , Cap 17, item 4 - Os Bons Espíritas)
R - Essa era uma resposta bem pessoal, portanto, não iremos fazer uma conclusão específica para ela.

Uma semana de muita luz e paz à todos!
Beijocas mineiras e abraços catarinenses!
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - coordenadores


Conclusão