Educar

019c – Tema: Educação Filhos - Educação Formal - Conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Ola, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz com vocês??
Esperamos que sim!!

1 - A educação formal, por si só, é garantia de que estamos formando seres dignos, e auxiliando os filhos a evoluírem?
R - Não. A educação formal, sozinha, garante o desenvolvimento dos potenciais intelectuais, garantindo uma facilidade de aquisição de informações, quando bem estruturada. Mas, para tornar nossos filhos seres dignos e auxiliá-los à evoluir, não basta que eles compreendam facilmente as informações: é preciso que eles saibam transformar essas informações em conhecimento, ou seja, aplicá-las na prática, e que essa prática seja sempre voltada à procura do bem, do verdadeiro e do belo, ou seja, voltada para o bem. Portanto, para que o processo de Educação Formal atinja seus objetivos, é preciso que à ele estejam associados o processo de Educação Social e Moral (que discutiremos nas próximas semanas), e, principalmente, o exemplo nas ações dos pais e educadores.
2 - Qual o papel da escola na educação formal?
R - Servir como um agente que possibilite aos seus alunos não apenas a aquisição das informações, mas a análise crítica das situações, bem como a busca de soluções para aquilo que considere inadequado. Em resumo, possibilitar à criança e ao adolescente a capacidade de autogerenciamento de seu intelecto, bem como ser um transformador, para melhor, da realidade à sua volta.
3 - E o papel dos pais?
R - O estímulo à que os filhos procurem sempre ter uma visão de que, cada um de nós, como parte integrante da sociedade em que vivemos, somos, direta ou indiretamente, responsáveis por tudo que acontece no mundo ao nosso redor. E que, se queremos ajudar a reformar o mundo, temos que reformar à nós próprios em primeiro lugar. E isso, os pais devem fazer através do próprio exemplo.
4 - Como realizar, através da educação formal, um processo de educação integral ( formal, moral, social, sexual)?
R - Pais e escola devem andar lado a lado, falar a mesma língua, criar uma parceria. Se escola exemplifica uma coisa, e pais outra, a cabeça da criança confunde, e ela acaba por optar o que lhje pareça mais fácil, o que nem sempre é o melhor.
Uma excelente semana!!
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - Coordenadores

Conclusão