Educar

018b – Tema: Adolescente Características - nossa conversa sobre

A Doutrina espírita nos esclarece,que é no início da adolescência, que o
espírito que habita aquele corpo que para nós é adolescente,SURGE,em toda
asua punjança como realmente é,daí os grandes conflitos e mesmo sofrimento
dos adolescentes.é um momento muito difícil para ele e para os pais.É
preciso orar muito e pedir luzes aos amigos espirituais, para agirmos com
inteligência e amor para com eles.Amigos da sala,fiz a inscrição
recentemente,não sei se aparticipação é assim mesmo.Abrços fraternos para
todos.Samira
--
Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Quais as principais características da adolescência?

Transformação física e intelectual, apresentada através de atitudes estranhas, tais como: isolamento, conflito de idéias com os mais velhos, necessidade de liberdade.

2 - Segundo a Doutrina Espírita, porque a adolescência é uma fase portadora de tantos conflitos?

Eu entendo como sendo a fase de reajuste espiritual, inicia-se então uma reforma íntima inconsciente, que acaba conflitando com todas as informações de nossa alma.

3 - No texto, temos a última frase: "devemos cuidar de cada escolha que fazemos, pois é com ela que iremos conviver." Em que esse conceito pode nos auxiliar com relação à educação dos adolescentes? E com relação à nós mesmos?

Somos responsáveis pelos nossos atos, na adolescência temos mais liberdade de escolha, porém, com mais oportunidades de erros ... A nós cabe observar e nos colocar na idade material para a devida aplicação. Educar sem interferir no livre-arbítrio, observando o desenvolvimento e a realização de uma jornada de paz e amor.
(Graziela)
--
Concordo, com nossa amiga Graziela qdo diz sobre as nossas escolhas na adolescência e o respeito do livre-arbítrio.
O que vc as vezes é que este é o maior problemas dos pais nessa época, muitos não consguem compreender que espírito
tem caracterísiticas próprias e impõem alguns conceitos e qdo não são obedecidos, é que trasformam o jovem em um ser
rebelde e sem responsabilidade.

Um abarço fraterno a todos ....

Luciana
--
Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Quais as principais características da adolescência?

Acho que a principal característica se resume em tentar achar o SEU lugar no mundo, ser " diferente" em alguns aspectos e " igual " em outros. (Diferente - ter sua personalidade definida e respeitada ; igual - fazer parte de um grupo afim). Lembro que eu queria quebrar tabus (curso de inglês nem pensar!!!! Uma seguidora de Fidel Castro JAMAIS aprenderia inglês!!!! Impensável!!! Minha mãe ficava louca comigo! Risos). Mas isso durou até eu passar um vergonha na aula de inglês do colégio e ingressar correndo num cursinho!!! rs.



2 - Segundo a Doutrina Espírita, porque a adolescência é uma fase portadora de tantos conflitos?

A adolescência está entre duas fases opostas. Brincadeiras dão lugar às responsabilidades. O adolescente sofre justamente para definir quando pode agir desta ou daquela forma. Dúvidas: seria nesta fase também em que o espírito encarnado começaria realmente a mostrar sua índole real? E, seguindo tal raciocínio, os conflitos se dariam entre valores recém adquiridos nesta reencarnação e a base já estruturada no intimo? Os antagonismos passados começariam a influencia-los? e pq isso ocorreria apenas nesta fase? Isso explicaria pq alguns adolescentes seguem todas as orientações paternas ao contrário? Lembrei-me de uma frase que li há muito tempo: " não há ninguém mais conservador do que o filho de um liberal."

3 - No texto, temos a última frase: "devemos cuidar de cada escolha que fazemos, pois é com ela que iremos conviver." Em que esse conceito pode nos auxiliar com relação à educação dos adolescentes? E com relação à nós mesmos?

Os pais são os exemplos vivos para um filho. Se vc segue a linha do " faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", não se surpreenda se seu filho não lhe seguir as regras, já que o primeiro a quebrá-las foi vc mesmo. " devemos cuidar de cada escolha que fazemos, pois é com ela que iremos conviver". Principalmente pq cada escolha (palavra, ação) nossa não restringe seus efeitos apenas à nós. Traçamos nosso futuro pelos caminhos que tomamos hoje, nossas experiências, nossos conhecimentos, nossa maneira de agir, tudo isso definirá nossa VIDA, o passado não nos é possível mudar... mas o futuro é DEVER nosso. "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente o que fazemos para mudar o que somos." Eduardo Galeano.

Uma boa tarde para todos!!
Raquel
--
Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz com vocês? :o))
Olá, Graziela, Luciana, Raquel. Bom ver vocês partcipando!
Olá, Barreto e todos os novatos em nosso cantinho de estudos! Sejam bem-vindos!!
Raquel, vou fazer alguns comentários quanto à sua dúvida:
Dúvidas: seria nesta fase também em que o espírito encarnado começaria realmente a mostrar sua índole real? E, seguindo tal raciocínio, os conflitos se dariam entre valores recém adquiridos nesta reencarnação e a base já estruturada no intimo? Os antagonismos passados começariam a influencia-los? e pq isso ocorreria apenas nesta fase? Isso explicaria pq alguns adolescentes seguem todas as orientações paternas ao contrário
Segundo O Livro dos Espíritos, é exatamente isso que acontece: quando o Espírito encarnado entra na Adolescência, começam a despertar as tendências de encarnações passadas de uma maneira mais forte, fazendo então surgir a real personalidade do Espírito. Por isso que a Adolescência é essa fase tão cheia de conflitos.
E então, amigos? Quem mais vai participar??
Abraços à todos




Conclusão