Educar

015d – Tema: Os Filhos e a Dinâmica Familiar - estudo

CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudo Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar



Ois, Lindinhos e Lindinhas de meu coração, espero que tudo em paz e luz com vcs: ))

Euzinha estive sem micro uma temporada e já tava morrendo de saudades de vocês : ))

Pois é, aqui pela sala andamos falando sobre parto, adoção, filhos, maternidade nessas últimas semanas, né mesmo?

Vamos, então, conversarmos sobre os filhos e a dinâmica familiar?

Estava pensando em como iniciarmos o assunto, daí encontrei nas palavras do Hermínio C. Miranda, no livro Nossos Filhos são Espírito, aquelas exatas...

“O DR. Pimentel cortou o cordão umbilical, enrolou a criança em uma toalha – era uma menina –, colocou-a cuidadosamente de bruços e passou a cuidar da mãe, exausta e dolorida.

Eu tinha 23 anos de idade e pela primeira vez na vida agitavam-se em mum as poderosas emoções da paternidade, com todas as suas perplexidades, complexidades e expectativas. Aproximei-me do pequeno embrulho sobre a cama para olhar de perto minha filha. Pensava, talvez, encontra-la cochilando, a sonhar, ainda , com os mistérios de suas origens. Foi uma surpresa observar que tinha os olhinhos escuros bem aberto, atentos e acesos, a me contemplarem de maneira enigmática e inquisitiva. Lembro-me perfeitamente das ruguinhas traçadas na testa exígua, pelo esforço que fazia ao levantar a cabecinha careca, como se perguntasse a si mesma:

_ Será que esse sujeito vai ser um bom pai para mim? Cadê minha mãe? E agora, que vão fazer comigo? Quanto tempo vou ficar aqui, enrolada neste pano?

Quanto a mim, não me recordo dos pensamentos que transitavam pela minha mente, mas sei que eram muitos e desencontrados. Acho mesmo que tinha tantas perguntas quanto ela, talvez mais, não sei. Uma coisa era certa: Ana-Maria acabava de chegar.(...)

(...)

Quem seria aquele ser? De onde vinha? O que pretenderia da vida? Como seria ela? Que papel me caberia, e à sua mãe, na vida que apenas começava? Ou será que não estava começando e sim continuando?
(...)

As crianças não vêm com esses bem-acabados folhetos impressos que explicam minuciosamente como funcionam os aparelhos que adquirimos nas lojas. Não trazem um manual de instruções, que ensine como devemos abrir o pacote, tirar o aparelho da caixa, instalá-lo e faze-lo funcionar. Também não trazem certificado de garantia, que se possa apresentar ao representante autorizado juntamente com a nota fiscal, caso haja algum defeito de fabricação.

(...)

Com o tempo , vamos aprendendo a resolver os pequenos problemas que surgem. E os grandes também, se e quando surgirem.(...)

(...)

Afinal, quem são nossos filhos, o que representam em nossas vidas e o que representamos nós na vida deles, além do simples relacionamento pais/filhos?

(...) “

O lar, pois ainda é o melhor lugar para o espírito aprender, reeducar-se , crescer, evoluir; onde todos são diferentes, têm seu jeito próprio de ser; se os filhos nascem já trazendo consigo a herança do patrimônio moral adquirido anteriormente, também encontram-se eles, face à sua constituição física, revestidos da fragilidade que lhes coloca aos moldes daqueles que os recebem no berço, tal qual argila nas mãos do oleiro.

Assim, vamos conversar um cadinho sobre os filhos e a dinâmica familiar?

1. Como podemos entender dinâmica familiar?
2. Como compreender filhos e a dinâmica familiar?
3. E quando vem uma criança com problemas de saúde, a dinâmica é a mesma?
4. A influência do meio, os exemplos diretos são importantes na dinâmica familiar? Por que?


Lembrando que a sua participação nos estudos nos é importante, na medida em que é através da exposição do seu entendimento (com ou sem exemplificações), de um texto ilustrativo e/ou elucidativo, de comentários(com ou sem exemplificações), de respostas às questões propostas para início da conversa em estudo, de suas dúvidas, que haverá , então, o aprofundamento do tema que é feito por todos nós; assim, não é regra imposta haja apenas a resposta às perguntas colocadas, mas sim que elas dão início ao nosso estudo que deverá e poderá ser enriquecido com a sua colaboração.

Um dia todinho feito de amor
Beijocas mineiras com carinho no coração

Equipe Educar CVDEE
(Lu e Ivair)

Conclusão