Educar

006a – Tema: A Parentela Corporal e a Parentela Espiritual - estudo

CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br – Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar

Ois, Lindinhos e Lindinhas, esperamos que tudo esteja azul azul com e pra vcs. : ))

Lembram-se que iniciamos nosso estudo falando sobre família? E que chegavamos à conclusão de que várias são as formas de se formar uma? Alguém, inclusive , nos lembrou que a família é mais abrangente do que aquela constituída pelos laços consanguineos...

Pois então, vamos papear esta semana um cadinho mais sobre essa abrangência da família?

Quantas vezes nos deparamos com irmãos que se rejeitam, com filhos problemáticos com relação aos pais, com amigos que mais parecem ser nossos irmãos, filhos, pais e mães, não é? Ou com aquele colega de trabalho que sempre parece que está ali nos sustentando na jornada laborativa...

Assim, estamos colocando abaixo dois textos: um retirado do ESE e outro do LE, a fim de que possamos papear mais abrangente e profundamente na noção de família.

Vamos deixar algumas proposições para iniciarmos nossa conversa semanal, lembrando que vc pode e deve acrescer e enriquecer nosso bate papo com idéias, textos, comentários, estudos, etc, tá legal?


a) Como devemos entender , verificar, as relações familiares difíceis?

b) De que forma devemos enfrentar a dificuldade no relacionamento familiar?

c) Como devemos compreender aqueles que nos cercam em amizade, mesmo não possuindo o mesmo sangue que o nosso?

d) quais devem ser nossas atitudes ante brigas familiares?

e) Como conduzir, enfrentar, vivenciar filhos que traz muitos desgostos, são rebeldes, ingratos para com os pais?

f) Como conduzir irmãos que a nossos olhos se odeiam, não se acertam e parecem sempre preferir o amigo da escola, o vizinho, o colega de trabalho ao invés daqueles de casa?

Estamos aguardando a participação de todos vcs, ok?: )) Lembrando que cada um pode participar respondendo as questões propostas ou trazendo contribuições (textos, mensagens, comentários, dúvidas) dentro do tema proposto.
Um dia repleto de amor e felicidade para vcs.
Abraços com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE



A PARENTELA CORPORAL E A PARENTELA ESPIRITUAL

Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de um filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consanguíneos podem repelir-se , conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências.

Há duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

A hostilidade que lhe moviam seus irmãos se acha claramente expressa em a narração de São Marcos, que diz terem eles o propósito de se apoderarem do Mestre, sob o pretexto de que este perdera o espírito. Informado da chegada deles, conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse , referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: “Eis aqui meus verdadeiros irmãos.” Embora na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensino que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença lhe merecia. Provou suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.
(in: O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV, Honrai a Vosso Pai e a Vossa Mãe, item 8, edição Lake)

QUESTÃO 205, 774 e 775, O Livro dos Espíritos

205. Segundo certas pessoas, a doutrina da reencarnação parece destruir os laços de família, fazendo-as remontar às existências anteriores?

_ Ela os amplia, em vez de destruí-los. Baseando-se o parentesco em afeições anteriores, os laços que unem os membros de uma mesma família são menos precários. A reencarnação amplia os deveres da fraternidade, pois no vosso vizinho ou no vosso criado pode encontrar-se um Espírito que foi do vosso sangue.

205a . Ela diminui, entretanto, a importância que alguns atribuem à sua filiação porque se pode Ter tido como pai um Espírito que pertencia a uma outra raça, ou que tivesse vivido em condições bem diversa?

_ É verdade; mas essa importância se baseia no orgulho. O que a maioria honra nos antepassados são os títulos, a classe, a fortuna. Este coraria de haver tido por avô um sapateiro honesto, e se vangloria de descender de um nobre debochado. Mas digam ou façam o que quiserem, não impedirão que as coisas sejam como são, porque Deus não regulou as leis da Natureza pela nossa vaidade.

774 . Há pessoas que deduzem, do abandono das crias pelos animais, que os laços de família entre os homens não são mais que o resultado de costumes sociais e não uma lei natural. Que devemos pensar disso?

_ O homem tem outro destino eu não o dos animais; porque, pois, querer sempre identificá-los? Para ele, há outra coisa além das necessidades físicas: há a necessidade do progresso. Os liames sociais são necessários ao progresso e os laços de família resumem os liames sociais: eis porque eles constituem uma lei natural. Deus quis que os homens, assim, aprendessem a amar-se como irmãos.

775. Qual seria para a sociedade o resultado do relaxamento dos laços de família?

_ Uma recrudescência do egoísmo.



Conclusão