Educar

005c – Tema : Filhos - Lei do Carma - Conclusão

CVDEE - CENTRO VIRTUAL DE DIVULGAÇÃO E ESTUDO DO ESPIRITISMO
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à família e à educação no lar

Olá amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz e harmonia com vocês???
Bem, encerrando mais uma semana de estudo e aprendizado, passamos agora à conclusão do nosso tema dessa semana.
Vamos lá, então?

CONCLUSÃO

01) O que vem a ser carma? É algo necessariamente negativo, como muitas pessoas pensam?
R - A palavra Carma provém do sânscrito, e sua significação, traduzindo para o português, traz em si o conceito de ação. Como sabemos que toda ação provoca uma reação, e esta por sua vez provocará outra reação, podemos afirmar que a palavra Carma simbolizaria a Lei de Ação e Reação, ou de Causa e Efeito. Como todo e qualquer tipo de ação, seja positiva ou negativa, gera uma reação, que será igualmente positiva ou negativa, de conformidade com o ato que a gerou, o carma não é algo negativo. O carma é simplesmente o cumprimento da lei que diz: "O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.". Assim, se plantamos morangos, colheremos morangos, e se plantamos espinhos, colheremos espinhos.

02) Por que podemos dizer que os filhos fazem parte do nosso programa cármico?
R - Porque os filhos fazem parte de nosso processo evolutivo, são espíritos com os quais tecemos ligações em encarnações passadas (a ação, boa ou má), e que agora nos compete aprimorarmos essas ligações ou efetuarmos os reajustes necessários. Assim, esses espíritos renascem como nossos filhos para que fortaleçamos os laços de amor, que nos reconciliemos, ou então para ajudarmos ou sermos ajudados por eles. Tudo isso, fruto da lei de Ação e reação, ou seja, nosso "carma".

03) Qual o aprendizado que devemos realizar na convivência com nossos filhos(tanto para nós, quanto para eles)?
R - O principal aprendizado que todos necessitamos: o da evolução. Todos nós reencarnamos para evoluir, isso está descrito em O Livro dos Espíritos. E é através do aprimoramento e aperfeiçoamento dos laços com os demais Espíritos, aprendendo a nos amarmos uns aos outros que conseguimos evoluir. Esse deve ser o principal aprendizado que devemos buscar com nossos filhos.

Muita paz à todos!
Equipe Educar - CVDEE

Conclusão