Educar

005b – Tema : Filhos - Lei do Carma - nossa conversa sobre

Boa noite para todos .

Esse tema como tantos outros mechem lá no fundo pois cada um de nós é mae, pai, filho ou todas as coisas juntas.
Em todo processo evolutivo a mola mestra é a vontade.
Se pedimos ou aceitamos os problemas em nossa nova existëncia é porque nescessitamos dele para o nosso progresso.
Ele passa a ser negativo quando náo conseguimos administra-lo com a toleräncia e a calma.
Para conseguirmos estar próximos a perfeiçao devemos estar em harmonia com as leis de Deus. Se no passado desarmonizamos essas leis, no presente devemos tentar ajusta-las.
A criança que recebemos hoje é pois um espirito milenar. Quantas existësncias á teve? Que sentimentos já nutriu? Bons? Elevados? Depreciativos? Seja como for ele está aqui para evoluir. Nós também estamos aqui para evoluir.

Que as bënçaos de Jesus esteja conosco nesta semana.

Bernardete
---
01- O que vem a ser carma ?Ë algo necessariamente negativo ,como muitas pessoas pensam?
R- O carma vem da lei de ação e reação ,tudo que plantamos colhemos ,é o resgate de nossas dividas contraidas nesta ou em vidas passadas .
Erramos ,temos que corrigir nossos erros ,negativo não ,temos que agradecer a Deus a oportunidade de poder mais uma vez corrigir nossos equivocos .O carma pode ser muito atenuado com a caridade ,com o amor ao próximo .Nös temos que transformar nosso carma em positivo ,em crescimento ,aprender com nossas dores e de cepções ,evoluir no aprendizado ..

2- Porque podemos dizer que os fi;hos fazem parte de nosso programa cärmico ?
R- Porque a familia não se forma por acaso ,geralmente temos familia de provas ,são raros os casos de familia formada só pelo amor e os filhos são espiritos que estamos endividados ,temos alguma magoa a superar ,temos que superar algumas barreira por nós erquidas ,geralmente como o texto nos diz ,aquele filho que dá mais problemas é aquele que precisamos mais amar ,um de nós errou .Ë o carma se fazendo presente ,nos dando mais uma oportunidade de resgate .


3- Qual o aprendizado que devemos real;izar na convivencia com nossos filhos (tanto para nós como para eles).?

R- O muito amar ,o perdão que devemos conceder ,superar o egoismo ,o orgulho.

(Maria Luiza)
---
Olá pessoal...

não tenho recebido quase nenhum e-mail desta sala... será que há algum problema ou não tem havido mesmo?

Esta mensagem de Santo Agostinho deveria ser lida e relida, sistematicamente, para compreendermos a amplitude da orientação clara e objetiva quanto ao posicionamento esperado dos Espíritas perante a convivência no Lar (e logicamente poderia ser estendida a qualquer relacionamento). E assim, aos poucos, irmos incorporando estes belíssimos ensinamentos para ser possível praticá-los de forma espontânea. Aplica-se tanto para nós, como pais como tbém para nossos filhos, pois somos todos Espíritos, vivenciando papéis temporários.

Quanto à questões, particularmente, prefiro adotar Lei de causa e efeito ou de ação e reação. Está muito claro na mensagem as razões das adversidades no Lar, o compromisso dos pais e dos filhos, como tbém o comportamento adequado. A dificuldade reside basicamente na postura a ser adotada, considerando nossas imperfeições. Podemos até ter as informações desta mensagem, como da Doutrina, do conhecimento humano, mas no dia a dia, a aplicação prática, via de regra, é balizada e condicionada pelo que somos na atualidade, nossa disputa interna entre defeitos e virtudes, acrescidos de nossos conhecimentos, sentimentos e emoções. Se estivéssemos na condição evolutiva de Jesus, haveriam problemas conosco em nosso Lar?? Com certeza não, pois compreenderíamos todas as atitudes, todas as reações, todo o contexto, em suas essências e com amor profundo sempre nos posicionaríamos de forma a realmente cumprirmos nosso papel como Espíritos Eternos, filhos de Deus, pois nossa visão iría muito além das condições terrenas.

Mas ainda não estamos nesta condição, entretanto, estamos à caminho e para tal temos que vivenciar para aprender...e melhor ainda se temos acesso às estas informações que são um roteiro seguro para alcançarmos o objetivo maior. É... só vivenciando para nos auto-educarmos. Se assim que tem que ser, temos que mudar, então, a nossa postura pessoal.
Uma sugestão para refletir:
1-) Não existem mais problemas em nosso Lar. O que existe são oportunidades para aprendizado e crescimento. Esta pré-disposição muda radicalmente o referencial dos problemas para aquilo que são em realidade.

2-) Se somos todos espíritos imperfeitos sujeitos a falhas, quedas e erros, convivendo para que possamos nos auxiliar mutuamente, tem que haver uma cumplicidade no sentido do interesse em progredir e através do diálogo (diálogo mesmo...onde todos falem e ouçam com respeito e que haja reflexão) sincero, claro e pautado pelo amor, ajustar todas as dificuldades no melhor que pudermos. Não vamos conseguir solucionar todas as dificuldades, pois a transformação é muito pessoal e cada um tem o seu ritmo...mas o que vale mesmo é a nossa intenção e o esforço no limite de nossas forças (atingimos isto quando nossa voz interna, o nosso eu maior, não nos aponta que ainda poderíamos ir adiante, mais um pouco em nossas ações...)

3-) Nem sempre teremos eco em todos os nossos familiares e muitos talvez não concordem com nossa postura, mas, se lembrarmos de Jesus, independente dos seus não simpatizantes, continuava firme, coerente, fiel aos seus objetivos, sempre fazendo a sua parte, com um amor sublime. Pois, então, auxiliemos sempre com o amor que já pudermos aplicar, mas com firmeza, coerência e fidelidade aos ensinamentos revivificados pela Doutrina e que a nossa posição dentro do Lar exige, pois mais tarde, no futuro, teremos nossa consciência tranqüila, independente dos resultados individuais de cada familiar, mesmo que soframos pelos seus desatinos, estaremos fortalecidos pela fé em Deus, em Sua misericórdia e em Seu amor, por todos os Seus filhos...e continuaremos a ajudá-los até superarem suas dificuldades...

4-) Em qualquer circunstância buscar a condição da visão de Espírito Eterno, cujo ponto de vista está muito além da vida terrena. (No Cap.II do Evang.Segundo o Espiritismo,tem o item " Ponto de Vista" que vale a pena ser lido...) Com esta visão estudar as Leis Divinas e buscar atendê-las em nossa conduta, pois como os Espíritos trouxeram para Kardec, o homem não é senão infeliz quando se afasta das Leis Divinas...

E vamos adiante, fortalecendo a nossa fé, caminhando à frente, mesmo envolvido em adversidades, aprendendo a amar aos nossos semelhantes e, nos momentos em que estivermos a ponto de desistir, quando tudo parece ruir, lembrar que ainda existe Deus...

até breve...muita alegria
mauricio

Conclusão