Educar

001a – Tema: Família

CVDEE - CENTRO VIRTUAL DE DIVULGAÇÃO E ESTUDO DO ESPIRITISMO
WWW.CVDEE.ORG.BR - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à família e à educação no lar
TEMA 01: FAMÍLIA

Oi, Pessoal, espero que tudo em paz e luz com e pra vcs:))

Optamos para dar início aos nossos estudos, o tema Família.

Abrangente não é? Muitos poderão falar:_ Ah! Mas isto todos nós sabemos o que é, qual a missão, etc e tal...

Será que realmente sabemos sua organização, sua finalidade, seu objetivo, sua missão? Ou simplesmente nos deixamos levar pelas conceituações existentes , formalizadas e cristalizadas? Sem pararmos para realmente refletirmos na importância da família dentro de um contexto maior?

Joanna de Ângelis traz como um dos conceitos de família o ser "Grupamento de raça, da caracteres e gêneros semelhantes, resultado de agregações afins, a família, genericamente, representa o clã social ou de sintonia por identidade que reúne espécimes dentro da mesma classificação. Juridicamente, porém, a família se deriva da união de dois seres que se elegem para uma vida em comum, através de um contrato, dando origem à genitura da mesma espécie. Pequena república fundamental para o equilíbrio da grande república humana representada pela nação.".

Ainda Joanna diz ser a família "grupo de espíritos normalmente necessitados, desajustados, em compromisso inadiável para a reparação, graças à contingência reencarnatória. Assim, famílias espirituais frequentemente se reúnem na Terra em domicílios físicos diferentes, para as realizações nobilitantes com que sempre se viram a braços os construtores do Mundo. Retornam no mesmo grupo consanguíneo o espíritos afins, a cuja oportunidade às vezes preferem renunciar, de modo a concederem aos desafetos e rebeldes do passado o ensejo da necessária evolução, da qual fruirão após as renúncias às demoradas uniões no Mundo Espiritual..."

O Livro dos Espíritos, na questão 695, nos diz: "Será contrário à Lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres? Resp.: É um progresso na marcha da Humanidade"

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo , no item 8 do capítulo XIV, temos a seguinte assertiva: "Não são os da consaguinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes, podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue(...)".

No mundo atual verificamos que muitas modificações quanto a conceitos éticos, valores de caráter, chamamentos vulgarizados, vêm afetando a estrutura familiar, vem tornando frágeis as estruturas familiares e se a família encontra-se cambaleante a consequência é termos uma sociedade tão ou mais cambaleante...

Assim, vamos iniciar nosso diálogo virtual vendo e/ou revendo algumas questões?:))

01) Qual é realmente o sentido de família?

02) Qual a missão da família?

03) Pode-se construir uma família sobre terreno apenas das atrações físicas, da segurança material?

04) Como buscar uma preparação mais consistente para a formação da família?

Vamos estudar juntos?:)
Dia repleto de felicidade e amor



Conclusão