O Livro dos Espíritos

152 – Direito de Propriedade. Roubo



O direito à vida é o primeiro do ser humano. Por isso nao podemos atentar contra a vida de nossos semelhantes seja em que circunstancia for.
Durante sua existencia o homem trabalha e vai juntando o necessário para viver e para seu repouso, mas isso nao pode ser feito de uma maneira egoista.
O que amealhamos durante nossa jornada terrrena é uma propriedade legitima a qual temos o direito de defender, mas devemos atentar para o detalhe de que somente é nossa propriedade legitima aquilo que adquirimos sem prejudicar ao proximo, usando muitas vezes de astucia ou meios ilicitos para consegui-la.
As leis humanas sao ainda muito imperfeitas e portanto sujeitas ainda a varias modificações, mas o progresso espiritual da raça humana vai desenvolvendo-as cada vez de maneira a serem mais justas. Devemos portanto muitas vezes consultar a nossa consciencia a respeito do que é licito ou não.

QUESTÕES PARA ESTUDO E PARTICIPAÇÃO


Por ser um item curto, leiamos as questoes referentes ao estudo e façamos uma reflexão:

a) o que pensar a respeito daqueles que juntam bens materiais alem da sua necessidade?.

b) Nos dias atuais, será que nos contentamos somente com aquilo que temos ou desejamos sempre mais. O que nos leva ao excesso de consumismo? Por que trabalha-se tanto e descansa-se tão pouco?

c) Qual o significado de roubar? Será que em nosso dia a dia não estamos sem perceber roubando alguma coisa de alguém?


Conclusão



a) o que pensar a respeito daqueles que juntam bens materiais alem da sua necessidade?

Fazendo uma ressalva: ao enunciar a pergunta, nao estava querendo julgar absolutamente ninguem. foi somente uma força de expressao, uma maneira de conduzir a reflexao.
O juntar bem materiais muitas vezes se torna obsessivo. Quanto mais o sujeito tem, mais ele quer ter. Esquecemos muitas vezes da lei de amor, é dando que se recebe. Mais uma vez quero deixar claro que nao estamos julgando ninguem. De acordo com seu grau evolutivo o ser humano está mais ou menos ligado a materia e isto o leva muitas vezes a dar um maior valor ao aspecto materia que ao aspecto espiritual.

b) Nos dias atuais, será que nos contentamos somente com aquilo que temos ou desejamos sempre mais. O que nos leva ao excesso de consumismo? Por que trabalha-se tanto e descansa-se tão pouco?

A midia nos leva a consumir e isto é feito desde quando somos crianças. Tem-se sempre que ter o carro do ano, a geladeira mais moderna, a roupa da moda. A sociedade faz a sua parte na nossa obsessão por bens materiais, aceitando aqueles que tem mais e marginalizando aqueles que tem menos ou mesmo aqueles que tem o essencial e nao podem frequentar os lugares da moda. Trabalhamos nao mais para nos sustentar e sim para pagar nossos superfluos e por isso temos hoje as doenças psiquicas e espirituais aumentando O homem criou uma serie de artefatos para melhorar a sua vida tais como eletrodomesticos de todas as especies, carros mais seguros e mais potentes, grandes computadores. Dizem que isso com o objetivo de melhorar a condicao de vida humana, para que sobrasse mais tempo para o homem descansar e conviver em sociedade. No entanto o que vemos é um ser humano escravo das maquinas e totalmente sem tempo para a familia e os amigos e para o descanso, pois para ter todo esse aparato é preciso trabalhar mais para poder adquiri-los e sustenta-los. As horas de lazer sao passadas em frente as telas de televisao e home teachers ou em festas badaladas, pois é importante ser visto e ser conhecido para poder ter melhores oportunidades empresariais. É um circulo vicioso que se fecha cada vez mais, sufocando o ser humano.


c) Qual o significado de roubar? Será que em nosso dia a dia não estamos sem perceber roubando alguma coisa de alguém?
Sempre que tiramos alguma coisa de alguem estamos roubando. Seja um bem material, seja até mesmo o tempo de uma pessoa que "alugamos" para ouvir nosso problema, quando na realidade poderiamos estar tentando resolver. Roubamos de nossos familiares o direito a nossa presença escravos que somos do emprego e do status social. Enfim se analisarmos "roubamos" muito dos outros e de nós mesmos, pois ao deixarmos de desenvolver mais o nosso lado espiritual estamos nos roubando a chance de progredir mais rapidamente e sermos mais equilibrados e felizes, e assim ajudar aqueles que "passam" em nossas vidas não dando a eles a oportunidade de ficar.