O Livro dos Espíritos

148 – Fatalidade - 1a parte


a) A fatalidade só existe no tocante à escolha feita pelo Espírito, ao se
encarnar, de sofrer esta ou aquela prova; ao escolhê-la ele traça para si
mesmo uma espécie de destino, que é a própria consequência da posição em que
se encontra.

b) O Espírito, conservando seu livre arbítrio sobre o bem e o mal, é sempre
senhor de ceder ou resistir.

c) Ainda uma vez levais à conta de destino o que é quase sempre a
consequência de sua própria falta.

d) Fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte. Quando
chegar a tua hora de partir, nada te livrará.

e) As precauções que se toma , a fim de impedir a morte, são um dos meios
para que ela não se verifique.

f) Quando tua vida se encontra em perigo é essa uma advertência que tu mesmo
desejaste, a fim de te desviar do mal e te tornar melhor. Quando escapas a
esse perigo, ainda sob a influência do risco por que passaste, pensas com
maior ou menor intensidade.

g) O Espírito sabe, pelo gênero de vida que escolheu, esta mais propenso a
um tipo do que outro de morte. Com muita frequência o homem tem o
pressentimento do seu fim, como pode ter de que ainda não morrerá. É o homem
que teme a morte, não o Espírito.

h) Os acidentes no curso da vida são demasiados pequenos. Podendo haver sua
prevenção ao dirigirmos nosso pensamento para os evitarmos. A fatalidade, na
verdade, consiste nestas duas horas: a em que deveis aparecer e desaparecer
deste mundo.

i) Há fatos que forçosamente ocorrerão, mas o Espírito o viu e pressentiu
quando da sua escolha. Tudo o que acontece está escrito, uma vez que um
acontecimento é quase sempre a consequência de uma coisa que fazemos por um
ato de nossa livre vontade.

j) Somente os grandes acontecimentos, importantes e capazes de influir na
tua evolução moral são previstos por Deus, porque são úteis à purificação e
à instrução.

Questões Iniciais para estudo e diálogo virtual:

01) Há um fatalismo absoluto? Justificar.

02)Poderiamos dizer que o fatalismo , à luz das questões estudadas, pode ser
traduzido como a conseqüência de nossa conduta anterior? Justificar.

03) O fatalismo pode ser modificado com nossas ações? Justificar.

04) Existe uma relação entre livre-arbítrio e fatalismo? Qual? Por que?

Conclusão


01) Há um fatalismo absoluto? Justificar.

Resp.:

Não, não há um fatalismo absoluto, um determinismo que norteará a vida
do homem.

O livre-arbitrio foi a grande conquista do principio inteligente em sua
jornada evolutiva, pois, atraves dele, tornou-se o Espirito responsavel
pelos seus atos.

No entanto, embora o homem esteja subordinado ao seu livre-arbitrio,
sua existência está tambem submetida a determinada caracteristica de acordo
com o mapa de seus serviços e provações na Terra e, delineado pela
individualidade em harmonia com as opiniões da Espiritualidade antes da
reencarnação.

As condições sociais, as moléstias, os vícios, as "tentações" são
circunsâncias da existencia do homem. E caberá à sua vontade , que
é soberana, ultrapassar positiva ou negativamente os reajustes que são
necessários ao Espírito

02)Poderiamos dizer que o fatalismo , à luz das questões estudadas, pode ser
traduzido como a conseqüência de nossa conduta anterior? Justificar.

Resp.:

Sim, poderiamos dizer que o fatalismo é determinado pelas escolhas,
opções, que fazemos ao longo de nossa evolução.

O homem é livre para agir, para escolher o tipo de vida que procura
levar. As dores, as dificuldades existentes na sua vida são provas e
expiações que vem muitas vezes como conseqüencia do uso incorreto do
livre-arbitrio em existências anteriores.

03) O fatalismo pode ser modificado com nossas ações? Justificar.

Resp.:

Somos nós mesmos quem construimos o nosso destino, que pode ser de
dores ou de alegrias; podemos fazer o que quisermos de nossa existência.

Entretanto, vale lembrar que existe uma outra lei que rege o Universo: a
lei de causa e efeito, ou seja, a toda ação corresponderá uma reação.

De acordo, portanto, com nossas ações é determinada uma reação. Ao
reencarnarmos, em geral, fazemos uma programação dos principais
acontecimentos que teremos que passar. Podemos, por exemplo, programar o
tipo de morte que teremos: uma morte trágica, acidental ou uma morte
natural.

Se programamos que, no final de semana, vamos lavar o carro, não implica
necessariamente que faremos isso.

A misericordia de Deus está justamente nesse ponto: o fatalismo pode ser
modificado com nossas ações, ou seja, podemos minorar nossos sofrimentos na
medida que auxiliarmos mais, na medida que nos doarmos mais. Lembrando
sempre: em qualquer ação no bem, o maior beneficiado será aquele que a
pratica.

04) Existe uma relação entre livre-arbítrio e fatalismo? Qual? Por que?

Resp.:

Fatalismo é uma doutrina segundo a qual todos os fatos são
considerados como conseqüências necessárias de condições antecedentes.
De acordo com essa maneira de pensar todos os acontecimentos foram
irrevogavelmente fixados de antemão, sendo o homem mero joquete nas mãos do
destino.

O livre-arbitrio é a concepção doutrinária que afirma que o homem dispõe
sempre da liberdade de escolha, podendo gerenciar as suas decisões e a sua
vida.

Se o homem tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o
livre-arbitrio, o homem seria maquina." [LE-qst 843]

Livre-arbítrio é a faculdade que o espírito tem de pensar e agir. Essa
faculdade é adquirida quando o princípio inteligente, que vem se elaborando
nos reinos inferiores, ingressa no reino hominal, passando a se constituir
espírito. A partir desse momento, o espírito parte do zero, simples e
ignorante, com a liberdade de escolher seus atos e seus pensamentos e com
aptidão, igualmente, para o bem e para o mal. Desde então, é o único senhor
da sua razão e das opções que fará durante a existência. Sem o
livre-arbítrio, disseram os Espíritos a Kardec, " ... o homem seria
máquina.".

Fatalismo será, justamente, a conseqüência do uso desse livre-arbítrio,
ou seja, será o resultado dos atos e pensamentos praticados pelo espírito.
Pode ser bom ou mau. Se os atos e pensamentos do espírito forem no sentido
de seguir as Leis Naturais, será positivo; se contrários às leis divinas,
será negativo.

Para o espitismo, a lei de causa e efeito é irreversível, porém não
fatalista. Isto significa que o espírito, em que pese haver contraído
aspectos negativos, face ao mau uso do seu livre-arbítrio, poderá atenuar as
suas conseqüências, desde que passe a se portar de conformidade com as leis
divinas e trabalhe na reparação do erro; é o que chamamos de lei de ação e
reação, que regula as ações no Universo. A toda ação corresponde uma reação
da mesma natureza e com igual intensidade.

Por força dessa lei, lei de causa e efeito, todo ato e, até todo
pensamento, que praticamos, gera uma reação, que pode se manifestar nesta ou
em outra existência física.

Assim, quando retornamos à vida material, nossa programação de vida é
elaborada em função das nossas necessidades, que, por sua vez, são fruto das
experiências anteriores. Voltamos com uma programação em que são previstos
os gêneros de provas a que teremos de nos submeter.

Esclareceram os Espíritos (questão 259 de "O Livro dos Espíritos"), que
"previstos só são os fatos principais, os que influem no destino" e que "as
particularidades correm por conta da posição em que vos achais". Não somos,
portanto, simples máquinas, joguetes da Providência Divina. Nosso futuro não
é aleatório, fruto dos caprichos de Deus. Temos, sim, responsabilidades pelo
nosso destino e colheremos aquilo que nós mesmos plantarmos.